3 de outubro de 2024

Nando Pinheiro fala sobre passagem de ônibus sobre os canais, ampliação de ciclovia e shopping na Zona Noroeste

Candidato do Avante à Prefeitura de Santos (SP) foi o último a participar da série de entrevistas do JT1. Confira a entrevista com o candidato à Prefeitura de Santos, Nando Pinheiro
O candidato à Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, Nando Pinheiro, do Avante, participou de sabatina nesta quinta-feira (26), no JT1, e falou sobre o fluxo de ônibus sobre os canais, a ampliação da ciclovia e construção de um shopping na Zona Noroeste da cidade.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Ele é o último candidato à administração municipal a participar da série de entrevistas do JT1, que também está sendo transmitida ao vivo no g1. A cidade tem quatro concorrentes: Nando Pinheiro (Avante), Rogério Santos (Republicanos), Rosana Valle (PL) e Telma de Souza (PT). A ordem das participações foi definida em sorteio.
“Quero ser prefeito dessa cidade para fazer com que Santos avance cada vez mais em todos os modais: Saúde, educação, segurança, habilidade, infraestrutura, turismo, lazer, educação. O mais importante sempre é o povo”, afirmou Nando Pinheiro.
Nando Pinheiro, do Avante, é o último da série de entrevistas do JT1
Vanessa Rodrigues/AT
Eleições 2024 em Santos (SP): veja os candidatos a prefeito e a vereador
Jornalista Rodrigo Nardelli entrevista candidato à Prefeitura de Santos, Nando Pinheiro
Vanessa Rodrigues/AT
Política
Nando contou que trabalha há 27 anos com comunicação e inteligência emocional. O candidato explicou que entendeu que a política poderia ser mais uma plataforma para ajudar as pessoas. “Eu entendi que a vida só faz sentido quando você faz mais e melhor para as pessoas”.
Em 2022, ele disputou a eleição para deputado federal pelo PL. Agora, concorre à administração municipal pelo Avante. Sobre isso, Nando disse que agradece ao partido que está dando oportunidade a ele, mas o perfil que pretende seguir é, de acordo com ele, o povo.
“Acredito em Deus, em pátria, família, liberdade e prosperidade para todas as pessoas. Pode dizer o que quiser de partido político. Eu respondo por mim, não por partido”, explicou. Ele acrescentou que, se eleito, gostaria de ter uma conversa com todos os vereadores, deputados, governador e presidente.
Redução de pastas
O candidato explicou que tem o plano de governo mais completo, mas colocou no site da Justiça Eleitoral o documento resumido. “Ele não é fechado. Eu posso abrir esse plano de governo da mesma forma que eu estou fazendo, conversando com a população”, disse.
Nando afirmou que o documento foi feito por especialistas nas áreas. Ele, inclusive, pretende reduzir as secretarias para que, ainda segundo o candidato, a cidade tenha mais dinheiro. “Eu tenho o turismo, eu tenho o esporte e eu tenho a cultura. Pode ser uma pasta só para esses três”, explicou.
Porto de Santos
Nando explicou querer conversar com o governo do estado para viabilizar a terceira via da Rodovia dos Imigrantes. Segundo ele, este projeto vai desafogar o trânsito de caminhões do Porto de Santos, além de auxiliar as idas e vindas para São Paulo.
Ainda propondo investimentos para o cais santista, Nando afirmou querer continuar a revitalização no Centro da cidade e em toda a área portuária. Além disso, o candidato pretende criar subsídios para trazer empresas para perto do porto.
De acordo com Nando, estas melhorias no cais também fomentarão o turismo na região através dos cruzeiros marítimos. “Eu não entendo de Porto de Santos, mas eu entendo de pessoas. O que é um gestor? Ele coloca as pessoas especializadas nas diversas áreas”, afirmou.
Deputado federal
Em 2022, Nando não se elegeu como deputado federal. Sobre isso, ele explicou que a disputa para a prefeitura é diferente e com menos concorrentes.
“É uma outra campanha. Eu não vivo de passado, eu quero falar daqui para frente. Eu acredito que eu tenho potencial, eu sou novo na política. Uma nova liderança que pode surpreender”, afirmou o candidato.
Urbanização de favelas
Nando afirmou que muitas pessoas não querem sair da periferia e, por este motivo, deseja dar mais dignidade a elas. Uma das propostas é fazer uma “urbanização de favelas”.
Além disso, Nando disse querer construir um shopping na Zona Noroeste com auxílio da iniciativa privada. “Vai ser maravilhoso na cidade de Santos […]. Não vai sair absolutamente nada dos cofres da prefeitura”, explicou.
Ônibus nos canais
Nando afirmou que fez diversas reuniões com engenheiros, que disseram que há possibilidade de fazer um corredor para os ônibus nos canais. O candidato ressaltou que este projeto não vai aterrar os canais e que, inclusive, pretende ampliar o sistema de drenagem.
“Um cara que não tem fundo partidário, fundo eleitoral […]. Qual a chance que ele tem? A chance é colocar itens polêmicos”, explicou. O candidato acrescentou que, caso seja eleito, fará um estudo de impacto para todos os projetos.
Mobilidade urbana
O candidato afirmou querer colocar os semáforos inteligentes para, ainda de acordo com ele, desafogar o trânsito. Além disso, Nando propôs ampliar a ciclovia.
Ele também afirmou querer fazer melhorias no aplicativo de ônibus. “O cidadão vai saber quantas pessoas estão sentadas no ônibus para […] decidir se vai pegar ou não o ônibus”, explicou o candidato.
Educação
No plano de governo de Nando, uma das propostas é promover um intercâmbio cultural e educacional para estudantes do ensino fundamental e médio. Durante a entrevista, ele explicou que pretende tira a ideia do papel com parcerias com as faculdades da cidade.
Além disso, o candidato afirmou querer implementar o período integral em todas as escolas municipais. “Eu quero fazer também na educação uma revolução: Aula de empreendedorismo, educação financeira, a educação física voltar com força”, disse.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Mais Notícias