26 de setembro de 2024

Não está na lista dos precatórios do Fundef? Veja como entrar com recurso

Pagamento para profissionais de Alagoas acontece nos dias 26 e 27 de setembro. Professores têm direito ao precatório do Fundef
Euzivaldo Queiroz/Seduc
O pagamento da primeira parcela dos precatórios do extinto Fundef acontece nesta quinta (26) e sexta-feira (27) para profissionais da educação básica de Alagoas. Cerca de 25 mil professores da rede pública estadual têm valores a receber.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Também receberão o benefício, 9 mil servidores da área administrativa. O pagamento para esse grupo está previsto para outubro. Têm direito ao rateio do Fundef os profissionais ativos e aposentados que trabalharam entre 1º de janeiro de 1998 a 31 de dezembro de 2006 na rede pública estadual.
Veja como consultar se você tem valor a receber dos precatórios
Para quem não está na lista, pode entrar com um recurso com contestação até o dia 30 de novembro (veja abaixo como fazer). Serão pagos mais de R$ 827 milhões, sendo 60% desse montante destinado a 15 mil profissionais, e 40%, à infraestrutura escolar.
Participe do canal do g1 AL no WhatsApp 📲
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o servidor tem que entrar com um recurso no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A lista de documentos exigidos consta na Portaria nº 12.965/2024, publicada na edição de terça-feira (24) do Diário Oficial do Estado.
O servidor que não possui acesso ao sistema deve preencher um requerimento, que pode ser baixado no quadro de avisos do site da Seduc, e enviá-lo, com toda a documentação, para o e-mail abono.fundef@educ.al.gov.br.
Os herdeiros do benefício precisam apresentar um alvará judicial que autorize o pagamento. No site da Fundef é possível confirmar o valor a que tem direito.
Pagamento em três parcelas
Segundo o Governo de Alagoas, os recursos serão depositados em três parcelas: a primeira, em 2024, corresponde a 40% do valor total, enquanto a segunda e a terceira (30% cada), em 2025 e 2026, respectivamente.
O Fundef era um fundo instituído em cada estado e no Distrito Federal, com o objetivo de manter e desenvolver o ensino fundamental público e valorizar o magistério. Os recursos do Fundef eram destinados exclusivamente ao ensino fundamental.
Governador de Alagoas anuncia datas para pagamento do Fundef
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL

Mais Notícias