Quarenta pessoas trabalharam para colocar Fragata Tamandaré no mar, em Itajaí. 1º ‘navio de guerra’ da Marinha tocando água pela primeira vez: Imagens: Estaleiro thyssenKrupp
O primeiro ‘navio de guerra’ da Marinha do Brasil construído em Santa Catarina tocou a água pela primeira vez. Um vídeo divulgado pelo órgão de defesa nacional mostra a operação de imersão controlada do dique onde a embarcação foi construída (assista acima).
Quarenta pessoas trabalharam na manobra que durou sete horas e permitiu a Fragata Tamandaré flutuar no mar. O procedimento aconteceu no sábado (18), no thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, no Litoral Norte. A Marinha divulgou as imagens nesta terça-feira (20).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Com o apoio de rebocadores, a F200 foi deslocada até o cais do estaleiro, onde passará por testes. Também serão instalados equipamentos de combate e segurança. A entrega do navio à Marinha do Brasil está prevista para dezembro de 2025.
‘Navio de guerra’ da Marinha construído faz parte de projeto bilionário
Conheça ‘navio de guerra’ da Marinha com pista para aeronave
Com 107 metros de comprimento, 3,5 mil toneladas de deslocamento e capacidade para alcançar a velocidade de 25 nós (cerca de 47 km/h), a embarcação contará com uma tripulação de 112 militares. Confira as medidas:
⚽ 107,2 metros de comprimento, o que equivale ao comprimento de um campo de futebol;
🚁 pista para aeronave, hangar para helicóptero, radares, sensores e armamentos;
🏢 altura de 20,2 metros, o que equivale a um prédio de seis andares;
💨 velocidade de 25 nós (equivalente a cerca de 47 km/h);
📡 autonomia de 5.500milhas náuticas.
Conforme Fernando Queiroz, Ceo da Águas Azuis, empresa responsável pela construção dos navios, a fragata tem uma estrutura médica no interior, além de rampa para lançar tropas diretamente em praias. O empreendimento também conta com espaço para carregar contêineres.
Por ser um projeto militar, a Marinha não permite a entrada de civis no interior.
Gif mostra ‘navio de guerra’ tocando água pela primeira vez
Estaleiro thyssenKrupp/Divulgação
Nome e projeto
A Fragata dá nome à sua classe e homenageia o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil. Outros três navios também será construídos pela empresa em Santa Catarina em um projeto bilionário de defesa nacional.
Os navios vão participar de missões e marcar a presença da Marinha na costa brasileira com o controle de área marítima, a defesa das ilhas e a proteção das linhas de comunicações no mar. A fragata também tem o poder de escoltar outros navios da Marinha.
‘Navio de guerra’ da Marinha tocando água pela primeira vez; assista
Estaleiro thyssenKrupp/Divulgação
VÍDEO mostra 1º ‘navio de guerra’ da Marinha tocando água pela primeira vez; assista
Estaleiro thyssenKrupp/Divulgação
‘Navio de guerra’ da Marinha tocando água pela primeira vez; assista
Estaleiro thyssenKrupp/Divulgação
Fragata Tamandaré, construída em SC
Estaleiro thyssenKrupp/Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias