Painel revela a real idade da escritora que faleceu em 2022. Família iniciou a comemoração da data nesta sexta-feira (3) durante o Flipoços, em Poços de Caldas. Diferente do que muitos souberam, Nélida Piñon – a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras – completaria 90 anos nesta sexta-feira (3). Este é o ponto de destaque da homenagem à escritora durante o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, local onde a família escolheu para iniciar a celebração da data neste ano. A comemoração vai de um painel artístico ao anúncio de uma biblioteca com o nome dela.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
90 anos de Nélida Piñon: painel homenageia 1ª mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras no Flipoços
Arquivo pessoal / Dani Werneck
Nélida Piñon faleceu em dezembro de 2022 após complicações com as vias biliares. Entretanto, pouco se diz sobre a real idade dela. Isso porque quando morreu, Nélida tinha 88 anos, e não 85, conforme relatado à época. Hoje, portanto, ela completaria 90 anos.
A explicação sobre a origem dessa confusão com a idade é que a escritora preferia não falar sobre sua data de nascimento. Quem conta é a Gisele Ferreira, curadora do Flipoços e amiga de Nélida desde 2013, ano em que a escritora foi Patronesse do festival.
“A data certinha de nascimento é 3 de maio de 1934, portanto ela realmente completa 90 anos. […] Ela, na verdade, não gostava de dizer a idade correta dela. Isso é um fato. Mas ela também não falava errado. Ela não falaria errado”, relatou ao g1.
A escritora Nélida Piñon em imagem de maio de 2019
Wilton Junior/Estadão Conteúdo
A data de nascimento foi confirmada por Karla Vasconcelos, assessora de Nélida Piñon, que estará presente durante as homenagens do festival nesta sexta-feira (3).
“Ela não queria morrer. Mas era inevitável. Estava com 88 anos. Pensam que ela era de 1937, mas era de 1934. Ela sabia que estava na porta, com saúde ou sem saúde”, disse Karla em entrevista para O Globo, no início deste ano.
Homenagens literárias ✍️
Em 2024, quando Nélida Piñon completaria 90 anos, a família escolheu a cidade e o evento como o pontapé de uma série de atividades que serão realizadas no Brasil e no exterior em celebração à escritora.
As homenagens durante o Flipoços vão de painel artístico ao anúncio de uma biblioteca em Poços de Caldas, no Sul de Minas, que levará o nome dela.
Painel artístico 🎨
Compondo a Vila Literária, um painel ‘instagramável’ feito pela artista plástica Dani Werneck, de Varginha (MG), foi instalado temporariamente no Parque José Affonso Junqueira.
“Durante minha visita a Poços, ao folhear fotos de Nélida com Gisele, fiquei cativada pela imagem dela em prece, mãos juntas, expressando sua fé. Inspirada, criei um painel vibrante, onde suas mãos simbolizam não só a prece, mas também a conexão entre sua vida e sua obra”, explica Werneck.
Do esboço com a fotografia à arte final com adereços e frases, foram três dias de trabalho até que a placa de MDF representasse a vivacidade dela.
90 anos de Nélida Piñon: painel homenageia 1ª mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras no Flipoços
Arquivo pessoal / Dani Werneck
No processo de criação, Karla Vasconcelos, assessora de Nélida, foi fonte de informações compartilhando frases e visões da escritora que inspiraram o painel. Para Dani, a confiança da família foi um grande incentivo.
“As tintas vibrantes representam sua energia contagiante, enquanto os adereços, como a pomba, simbolizam sua fé inabalável e sua coragem de enfrentar desafios”, comenta.
90 anos de Nélida Piñon: painel homenageia 1ª mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras no Flipoços
Júlia Reis/g1
“Como mulher, sinto-me conectada a sua jornada e inspirada por suas conquistas. E me sinto muito honrada não apenas como uma artista, mas também como alguém que reconhece e valoriza o legado de mulheres fortes e visionárias. […] É uma oportunidade de celebrar não apenas a sua obra, mas também o poder das mulheres em moldar a história e inspirar gerações”, completa Dani.
De acordo com a artista, após a finalização do 19º Flipoços, o quadro deve ser doado para uma instituição escolar poços-caldense.
Mesa comemorativa 🗣️
Falando sobre Nélida, uma mesa comemorativa também celebra a data com o lançamento póstumo do livro ‘Os rostos que tenho’.
O encontro acontece na sexta-feira (3), às 19h, no Hall das Thermas Antonio Carlos – prédio histórico da cidade sul-mineira.
19º Flipoços – Abertura do evento em Poços de Caldas (MG)
Bruno Alves
A conversa será entre o editor literário Rodrigo Lacerda, o escritor Eric Nepomuceno e a Karla Vasconcelos, assessora da Nélida. O papo será mediado pela curadora do Flipoços, Gisele Ferreira.
Para participar da atividade, é recomendada a doação de um livro novo comprado na Feira do Livro do Sul de Minas, na Vila Literária.
Biblioteca Nélida Piñon 📚
A homenagem que encerra o dia da escritora é o anúncio da futura Biblioteca Nélida Piñon, que deve ser inaugurada em Poços de Caldas em 2025.
Ao longo deste ano, as escolas públicas de Poços de Caldas trabalharão obras literárias de Nélida Piñon, como atividade educacional de literatura. Os trabalhos serão apresentados no festival do próximo ano.
Segundo a organização do Flipoços, a biblioteca será lançada na próxima edição do evento, como forma de cumprir o “ano comemorativo da escritora”.
Quem foi Nélida Piñon?
Nélida Piñon foi a quinta ocupante da Cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras (ABL), para qual foi eleita em 27 de julho de 1989. Ela foi a primeira mulher a presidir a entidade em 100 anos.
Nascida no Rio de Janeiro, Nélida Piñon formou-se em jornalismo na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
A escritora Nélida Piñon em imagem de maio de 2019
Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Nélida Piñon teve suas obras traduzidas em mais de 30 países e foi vencedora de dezenas de prêmios, nacionais e internacionais.
A escritora faleceu no dia 17 de dezembro de 2022, em Lisboa, Portugal. O corpo dela foi sepultado no mausoléu da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
📚 Serviço
O 19º Flipoços e a Feira do Livro do Sul de Minas seguem até o dia 5 de maio. Ao longo de nove dias, os convidados circularão pelo centro histórico de Poços de Caldas, participando das mesas nos palcos Coreto Cultural e Sesc Sulfurosa, além dos espaços parceiros. A programação oficial está disponível no site.
📍 1ª Vila Literária de Minas Gerais: Parque José Affonso Junqueira (estacionamento atrás do Palace Hotel)
⏰ Funcionamento da Feira:
3 de maio • das 8h às 21h
4 de maio • das 9h às 21h
5 de maio • das 9h às 18h
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas