Defesa Civil da capital acompanha a situação e prevê que as chuvas se estabilizem apenas na primeira quinzena de dezembro. Nível do rio teve queda todos os dias do mês de novembro. Rio Acre reduziu mais de 1,80 metro no início de novembro
Reprodução/Rede Amazônica Acre
O Rio Acre iniciou o mês de novembro abaixo dos 3 metros, média abaixo do esperado para esta época do ano. A Defesa Civil de Rio Branco atribui à ausência de chuvas significativas nos primeiros dias do mês.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
De acordo com o monitoramento feito pelo órgão, o rio encerrou o mês de outubro com 3,55 metros no dia 31. Já no dia 1º de novembro, o nível reduziu para 2,83 metros e caiu todos os dias do mês até esta quarta-feira (6), quando amanheceu com 1,72 metro, voltando a ficar abaixo dos 2 metros, nível este que o manancial se mantinha acima desde o dia 14 de outubro
Isso representa uma queda de 1,83 metro em uma semana.
O coordenador tenente coronel Cláudio Falcão explica que além da instabilidade de chuvas o solo extremamente seco também contribui para a redução.
“O Rio Acre já está com o abaixo de dois metros. Haja vista também que desde o dia 10 de outubro que nós estamos numa instabilidade onde o Rio Acre, lá no dia 11 de outubro até o dia 16, aumentou um 1,51 metro nesse intervalo de cinco dias. Da mesma maneira, nos últimos três dias ele decresceu um metro e meio. Então, tudo isso se dá pela instabilidade de chuvas e também pela pelo solo extremamente seco”, ressaltou.
LEIA MAIS:
Rio Acre volta a ficar acima de 3 metros na capital após pouco mais de 5 meses
Pela primeira vez na história, nível do Rio Acre fica abaixo dos 2 metros por mais de 100 dias em Rio Branco
Rio Acre entra o mês de novembro abaixo dos 2 metros e acende alerta
A expectativa da Defesa Civil é que, até o fim da primeira quinzena de dezembro, quando o solo recuperar sua umidade, a região chegará ao fim da crise hídrica.
“As chuvas que têm ocorrido vão inchar com o solo. Dessa maneira, nós continuamos naquele período de seca extrema, onde nós já vínhamos trazendo essa seca desde o mês de maio. Então, ainda não melhoraremos. A previsão que nós temos para os próximos dias é de chuva abaixo da média, especialmente para o Baixo Acre. Isso também vai se refletir no rio. Possivelmente, nós vamos decrescer ainda da marca que nos encontramos no dia de hoje e ficaremos mais baixo ainda”, acrescentou Falcão.
A Defesa Civil permanece atenta à situação, com atendimento à população que foi afetada pela seca, além de monitorar o nível do rio. Ainda segundo o corodenador, a instituição também já inicia, simultaneamente, o planejamento de pré-cheia, em antecipação ao período de inverno. Nesta quarta-feira (6), inclusive, há a previsão de 11 milímetros de chuva.
“Então, a Defesa Civil continua operando, levando o socorro às comunidades rurais que estão desabastecidas de água potável para consumo, da mesma maneira na zona urbana e determinados bairros, para que o Saerb (Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco) leve a água para essas comunidades todas”, finalizou.
Reveja os telejornais do Acre