Na sexta-feira (8), nível do manancial chegou a 2,06 metros na sexta-feira (8). Sem chuvas no fim de semana na cidade, o Rio Capivari baixou para 1,60 metro nesta segunda-feira (11). Família retira pertences de casa em área atingida por transbordamento do rio em Capivari
Clausio Tavoloni/ EPTV
As famílias de Capivari (SP), que precisaram ser levadas a abrigos na última sexta (8), após o Rio que corta a cidade transbordar atingir R$ 2,06 metros com as chuvas volumosas, começaram a retornar para as casas na manhã desta segunda-feira (11), conforme informou ao g1 a prefeitura da cidade.
O Rio Capivari transborda ao atingir 2 metros. De acordo com a Defesa Civil de Capivari, quatro famílias, totalizando 12 pessoas que estavam desabrigadas, e outras duas famílias, com seis pessoas desalojadas, já retornaram para as suas casas, na Rua João Moretti, no bairro Moretto e na Rua Tiradentes, no Centro.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
Chuvas
A cidade registrou 51 milímetros de chuvas na última sexta-feira (8). No sábado (9) e neste domingo (10), não houve precipitações. Com isso, o nível Rio Capivari começou a baixar.
O Rio Capivari atingiu nível de 2,06 metros na sexta-feira. No sábado, por volta das 3h da madrugada, começou a baixar, recuando para 1,76 metro. Depois, o nível do manancial voltou a subir com o volume de chuvas que chegava a partir de Monte Mor (SP) e Campinas (SP). Em aferição mais recente, por volta das 8h da manhã desta segunda-feira, o Rio Capivari baixou para 1,60 metro.
Transbordamento
O Rio Capivari transbordou na tarde desta sexta-feira (8), em Capivari (SP). No início da noite, o nível da água marcava 2 metros, que é quando ocorre o transbordamento.
Parte da Rua João Moretti foi atingida. Moradores já decidiram sair de casa por precaução e a prefeitura trouxe caminhões para levar os pertences das famílias até o Ginásio Ronaldão, que é utilizado como abrigo. Até o início da noite, havia duas famílias no local para passar a noite. – Veja no VÍDEO, abaixo.
Monte Mor e Capivari entram em estado de alerta por causa da chuva nesta sexta
O lavrador Carlos Gomes se preparava para ir com a família para o ginásio no final da tarde.
“Toda vez é assim. Toda vez é desse jeito aí, não tem condição mais. Móvel a gente não tem mais. Nós só tem caixa de papelão pra ponhar roupa”, lamentou.
A dona de casa Sandra Almeida decidiu que vai pra casa de parentes. “Eu tenho uma criança pequena, como é que eu posso ficar, né? […] Eu vou pra casa do meu irmão”, contou.
A dona de casa Aparecida de Jesus foi a primeira a chegar no ginásio. “De dia a gente fica bem, né? A gente conversa com um, conversa com o outro. De noite que é o medo. Então, a gente tem que sair”, contou.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social de Capivari, Luciana Amaral, a prefeitura já vinha monitorando a situação e acompanhando as famílias de perto.
“A gente está aqui fazendo uma ação preventiva a essas famílias, está sendo monitorado já há mais de 10 dias devido às chuvas, então, toda a equipe vem fazendo esse monitoramento pra que o rio, assim que transbordar, os danos sejam menores. Então, hoje, graças a Deus, nós temos uma quantidade menor de famílias devido ao desassoreamento que foi feito no Rio Capivari”, afirmou.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba