9 de outubro de 2024

No AC, autista comemora primeiro voto aos 17 anos: ‘tenho capacidade para a política’

Davi Pereira compareceu à seção instalada na prefeitura de Rio Branco e ficou feliz de iniciar a vida de eleitor. Jovens abaixo dos 18 anos fizeram questão de exercer o voto em Rio Branco antes mesmo da idade obrigatória. Eleições 2024 no AC: jovem autista de 17 anos comemora o primeiro voto em Rio Branco
Vitória Guimarães/Rede Amazônica Acre
A eleição municipal de 2024 já foi motivo de festa antes mesmo da divulgação do resultado final para o jovem autista Davi Pereira, de 17 anos.
Ele fez questão de comparecer à seção instalada na prefeitura de Rio Branco, com seu colar de quebra-cabeça, utilizado por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para identificar ao buscarem atendimentos e serviços, e disse que ficou feliz de iniciar a vida de eleitor.
ELEIÇÕES 2024: Veja a página do g1 AC
TEMPO REAL: Acompanhe a cobertura completa deste domingo (6)
📲 CANAL DO WHATSAPP: Acompanhe as notícias do Acre no seu celular
“É um prazer imenso estar por aqui, no primeiro voto. Eu fiquei tão confiante, bem neste dia. Eu achei que foi facílima [a votação] a expectativa era muito boa, porque eu nunca tinha votado”, disse animado à Rede Amazônica Acre.
Além da alegria pelo primeiro voto e a satisfação por ter concluído o processo sem dificuldades, Pereira destacou que o exercício de direito ao voto mostra que ele e outras pessoas que têm TEA podem participar da vida política.
“Eu fiquei muito alegre, além de hoje ser meu primeiro voto, estou mostrando que eu tenho capacidade para a política”, avaliou.
Por fim, o jovem já está de animado para as próximas votações. Ele fica emocionado de ir às urnas e mostrar a importância de seu voto. “Nesse caso, já não vai ser o primeiro voto, vou votar na eleição presidencial. É um dos votos mais importantes porque mostra para o nosso país todo”, acrescenta.
Colaborou a repórter Vitória Guimarães, da Rede Amazônica Acre.
Juventude presente
Eleições 2024 no AC: juventude e terceira idade se encontram na hora do voto
Arte g1
A exemplo dos mais velhos, jovens que ainda não chegaram à idade obrigatória para votar decidiram iniciar a vida política neste domingo (6).
Para Guilherme Rodrigues, de 17 anos, a emoção foi tão grande que ele até ficou nervoso diante da urna. Porém, contou com a ajuda dos mesários e concluiu seu primeiro voto.
“Porque a gente tem que cooperar com a população, para ver o nosso bem também. Porque tem muita corrupção hoje em dia e a gente tem que escolher o nosso voto verdadeiramente. É importante, porque se a gente colocar pessoas que não têm total responsabilidade, não vai dar certo. Já queria ter votado antes dos 17 anos. Travei lá na hora, tipo, não sabia como é que eu ia votar lá, só que a moça me ajudou e aí deu certo”, lembra.
Se para uns a votação já era aguardada há muito tempo, para outros é também um compromisso familiar. A adolescente Isabele Haddad foi acompanhada da mãe registrar seu primeiro voto, na Escola Heloísa Mourão Marques, motivada pela candidatura de um parente próximo.
Mas, além do apoio familiar, para ela, o voto é uma chance de mudar o mundo, começando pela cidade que mora.
“A gente precisa sempre estar dentro da política, porque é algo que muda o mundo mesmo, tudo envolve política. E a gente precisa prezar pelo que é melhor para a nossa cidade. E é por isso que eu optei por votar também”, ressalta.
Eleições 2024 no Acre
O Acre tem 64 candidatos ao cargo de prefeito e 2.156 ao de vereador. Segundo o levantamento, houve uma redução no número de candidatos em relação ao pleito de 2020.
Para descobrir em qual local deve comparecer para votar, o eleitor deve fazer uma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clicar no menu “Serviços eleitorais”, na barra superior da página. Depois, acesse “Local de votação/zonas eleitorais” e, em seguida, consulte onde votar. Preencha os campos e clique em “Entrar”.
Guia do eleitor: Saiba o que pode e o que não pode ser feito no dia da eleição no Acre
Ônibus devem circular a partir das 3h no domingo de eleição em Rio Branco e com transporte gratuito
O título de eleitor não é o único documento que permite ao eleitor escolher seus candidatos. Segundo TSE, caso não esteja com o título em mãos, é possível votar com um documento que tenha foto.
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), através de uma parceria com a Prefeitura de Rio Branco, vai garantir o transporte de mesários e colaboradores que atuarão nas Eleições Municipais de 2024 e de eleitores com circulação dos ônibus a partir das 3h na capital acreana. Esse transporte será gratuito até às 15h30.
Eleições 2024 no AC: Movimentação nas seções eleitorais segue tranquila em Rio Branco
VÍDEOS: g1

Mais Notícias