Ciclovia deve ligar a região do Engenho Central à Ponte do Morato, ao final da Avenida Juscelino Kubistschek. Termo foi publicado no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (8). Ciclofaixas
Justino Lucente/ Prefeitura de Piracicaba
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) homologou a licitação que prevê a construção do primeiro trecho da ciclovia ‘Riverside’. No valor de R$ 3,192 milhões, a empresa vencedora é a Pontuali.
O termo foi publicado no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (8). O prazo para execução dos trabalhos é de seis meses, contados a partir da data da Ordem de Serviço.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Esse primeiro trecho corresponde a 5,1km na região do Engenho Central, ligando a Ponte do Morato ao final da avenida Juscelino Kubistschek. O projeto total da Riverside terá aproximadamente 36km, ligando os bairros Jupiá e Monte Alegre.
A fonte de recursos para a realização da obra é o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), por meio de contrato com a Caixa Econômica Federal. As obras devem começar após a emissão da Ordem de Serviço, prevista para acontecer nos próximos dias.
Ciclovia feita na área de lazer de Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba/CCS
Licitação
Foi aberto licitação, pela prefeitura de Piracicaba (SP), para a construção de uma ciclovia de 5,1 km na região do Engenho Central. Será o primeiro trecho do projeto de uma ciclovia maior, denominado Riverside, com ao todo 36 km, ligando os bairros Jupiá e Monte Alegre.
A ciclovia também vai ligar a região do Engenho Central à Ponte do Morato, ao final da Avenida Juscelino Kubistschek.
As propostas para concorrer à licitação podem ser enviadas de forma online, no sistema de processamento da licitação pelo site até 16 fevereiro, data em que acontece a abertura das propostas e o início da fase de lances.
O valor estimado da contratação é de R$ 4.560.775,41, sendo a fonte de recursos o Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), por meio de contrato com a Caixa Econômica Federal. O prazo para execução dos serviços é de seis meses, a partir da emissão da Ordem de Serviço.
Trecho da ciclovia
O trecho que está em licitação inicia na Ponte do Morato e percorre a área de vegetação, até a passarela Estaiada. Nos limites das rampas da passarela, conforme o escopo do projeto, será implantada área de contemplação a qual contará com bancos, lixeiras, paraciclos, painel informativo e espaço destinado a food truck.
Depois, a ciclovia entra no Engenho Central, passa pelo Parque do Mirante, Avenida Dr. Maurice Allain, atravessa a Avenida Barão de Serra Negra e entra na Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira. A ciclovia deverá ter 2,50 m de largura.
De acordo com a prefeitura, as intervenções buscam a melhoria dos espaços públicos, com foco em ações de segurança viária e mobilidade ativa, visando transformar os espaços públicos para induzir o convívio, o acolhimento e o desenvolvimento cognitivo da população que desempenha seus percursos entre moradia, trabalho, escolas e lazer.
Plano de Mobilidade Urbana
No dia 28 de dezembro do ano passado, foi sancionado e publicado no Diário Oficial de Piracicaba o novo Plano de Mobilidade Urbana. O texto, já em vigor, prevê uma série de medidas para ruas e avenidas da cidade.
O Plano Municipal de Mobilidade Urbana é uma ferramenta para planejar ações de curto, médio e longo prazo. Ele foi proposto pela prefeitura em agosto do ano passado e votado na última reunião ordinária do ano e uma extraordinária logo na sequência, em 14 de dezembro.
O texto deve ser atualizado a cada dez anos. Nesse novo plano, são determinados cinco eixos principais:
🚲incentivo ao modo não-motorizado
🚌transporte coletivo
📝educação e redução de acidentes
🌉restruturação do Anel Rodoviário e do Sistema Viário
🚛transporte de carga e PGT’s
Na área de transporte não-motorizado, o texto do projeto de lei determina que o transporte por bicicletas deve ser incentivado e implantado pelo Poder Público Municipal, “através da adoção do Sistema Cicloviário Municipal, com a previsão de rotas estruturantes desta modalidade”, que interliguem vários pontos da cidades.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba