9 de janeiro de 2025

Nome inspirado em gatos e artista ‘multitarefas’: quem é a DJ que tocou em festival organizado pelos pais do Alok


Karime Restum, de 32 anos, mora em Sorocaba (SP) e carrega uma marcante bagagem artística. Artista já teve dois videoclipes concorrendo a um festival internacional e projeta próximos passos para a carreira. Karime Restum mora em Sorocaba (SP) e trabalha com música desde os oito anos de idade
Wellington Caldas/Divulgação
Karime Restum, ou Karime Redk4t, é uma produtora, cantora, atriz e DJ nasceu em Sorocaba (SP), carrega uma coletânea de colaborações e produções autorais de sucesso internacional. Com anos de profissão, ela agora se prepara para um grande evento em sua trajetória profissional: tocar em um festival organizado pelos pais do DJ e produtor Alok.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O festival “Universo Paralelo” teve início no dia 27 de dezembro e segue até sábado (4) na Bahia. Antes mesmo de chegar ao festival, a sorocabana já colecionou indicações a prêmios internacionais e lançamento de trabalhos no exterior.
De amor aos gatos até a música, o g1 conversou com a artista, que contou sobre seus sentimentos, desafios e trajetória até participar de um festival desse porte.
🎶🐈 Música e nome inspirado nos gatos
Tendo a música eletrônica como principal gênero musical, as obras de Redk4t trazem uma mistura com Psy Trance, Progressive Trance, Rock e MPB. Desde 2019, quando iniciou a carreira como DJ, Karime se apresentou em diversos festivais nacionais.
Com dois de seus videoclipes, a sorocabana concorreu, em 2019, ao Los Angeles Brasilian Film Festival, em Holywood, ao lado de artistas como Alok, Luiza Sonza, Baiana System e outros grandes astros do cenário musical. Além disso, fez sua grande estreia internacional ainda neste ano em um show na Argentina.
Karime mora em Sorocaba (SP) e é apaixonada por música eletrônica
DC Clicks/Divulgação
Karime nasceu em um berço musical. Seu avô materno já foi cantor de orquestra e a mãe vocalista de algumas bandas. Durante toda sua infância, diversos artistas tinham amizade com seus pais e acabavam visitando sua casa, como Marisa Monte, Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, e até mesmo integrantes de algumas bandas como Nirvana e Led Zeppelin.
Aos oito anos de idade, a jovem fez um jingle para uma farmácia de Sorocaba, que foi o seu primeiro trabalho artístico profissional. Mais de 24 anos anos depois, a melodia ainda é tocada nas rádios sorocabanas.
“Acho que o comercial da farmácia ficou guardado como uma memória nostálgica dentro de cada coração sorocabano. Por conta disso, eu ainda estou estudando a possibilidade de fazer um remix para incluir nas minhas apresentações, porque tem sido um pedido constante dos meus fãs”, diz.
Atualmente, ela ainda trabalha como influencer de marcas em que os comerciais são exibidos na televisão. Diante disso, ela confessa amar ser reconhecida por seus trabalhos artísticos, além de apreciar profundamente todo o carinho que recebe dos fãs.
“Posso dizer que eu adoro quando algum amigo me manda: ‘vi você na TV’, ou alguém me reconhece e diz ‘você é a garota daquela farmácia’. Recebo muitas mensagens nas minhas redes sociais sobre isso, o carinho dos fãs é uma das melhores coisas que existe”, conta.
Artista de Sorocaba (SP) já tocou em diversos shows nacionais
Bruno Camargo Fotografia/Divulgação
Apesar de ter começado cedo na música, Karime teve uma jornada repleta de mudanças, onde já trabalhou como atriz e até mesmo fez faculdade de marketing. No entanto, ela afirma: seu caminho esteve sempre predestinado para a música.
“Minha criatividade foi sempre estimulada para a música e a arte, e isso floresceu em mim como uma paixão. Foi como DJ de música eletrônica que eu realmente me encontrei, foi aí que percebi que podia explorar ao máximo a minha capacidade criativa e profissional.”
A artista explica que, em certo ponto da carreira como DJ, sentiu vontade de criar músicas que fossem autorais, principalmente para unir suas duas principais paixões: cantar e tocar. Desse modo, iniciou seus estudos na produção musical e buscou alguns DJs e produtores para fazer músicas inéditas em parcerias.
“Atualmente, 70% das músicas que eu toco são autorais. Canto ao vivo e toco, também faço uma apresentação no estilo live show. No meu nicho, ainda não é muito explorado o Psy Trance, o que acaba se tornado um grande diferencial na minha carreira”, explica.
Karime fez um jingle para uma farmácia de Sorocaba (SP)
Trick_edu/Divulgação
“Antes do comercial para a farmácia, eu já cantava no coral da minha escola, mas foi só em 2018, aos 26 anos, que lancei minha primeira música autoral chamada ‘Linha Fina’. Hoje essa mesma música ganhou algumas versões remix e acumula mais de 2 milhões de reproduções nas plataformas de streaming”, comemora.
A jovem ainda conta que ‘k4t’, do seu nome, artístico representa “cat”, que significa gato em inglês. Apaixonada pelos felinos, ela explica a motivação de ter escolhido justamente esse nome para o seu projeto de DJ.
“Sempre fui apaixonada por gatos, são bichinhos lindos, espertos, independentes, de olhar perspicaz e apaixonante, além de todo amor que eles podem proporcionar. Adoro o misticismo e a ancestralidade ligados a figura do gato, sinto uma conexão muito forte com esses felinos e na minha arte procuro sempre fazer algum tipo de representação a eles”, diz.
Apesar de toda a trajetória, de acordo com ela, ser artista vai muito além de tocar ou produzir música. A DJ destaca que atualmente precisa cuidar de diversas outras áreas para fazer uma boa administração da sua carreira artística.
“Hoje, temos que cuidar de tantas outras áreas: marketing, imagem, produção de conteúdo, planejamento de lançamentos, venda de shows, é um trabalho multifacetado, que exige várias habilidades diferentes”, explica.
“Eu tenho dedicado meu tempo a desenvolver essas habilidades e a buscar o melhor em cada aspecto. Não é só sobre talento ou inspiração, é sobre se preparar, aprender e nunca parar de evoluir. E isso, para mim, tem sido a chave para seguir crescendo e encontrando meu espaço no mundo artístico.”
Sua música “Linha Fina” acumulou mais de dois milhões de reproduções nas plataformas musicais
DC Clicks/Divulgação
🎵 Sentimentos à flor da pele
A artista tocou no festival na véspera do Ano Novo, na terça-feira (31). A ansiedade e a responsabilidade de fazer um show perfeito martelou na mente de Karime, que admitiu o nervosismo de tocar no mesmo festival em que alguns dos seus ídolos estarão.
“É algo que eu projetei muito na minha mente antes que se tornasse realidade. Esse sonho vem com algumas responsabilidades, inclusive eu e meu marido, que trabalha com a parte audiovisual do meu projeto, nos preparamos muito para esse momento”, diz.
A música “A chave”, em parceria com o produtor Red Pulse, foi criada especialmente para ser tocada no festival. Outras músicas autorais com colaborações de DJs e produtores fizeram parte da tão esperada apresentação da artista.
Karime viajou para tocar no outro lado do país
Lucas Souza/Divulgação
Em meio a tantas inseguranças, Karime mantém a fé em si mesma e na sua música. Ela encontra na melodia a força para seguir em frente, e incentiva todos os artistas a fazerem o mesmo.
“Você precisa acreditar no seu trabalho, mesmo nos momentos mais difíceis, e continuar investindo tempo e energia para fazer as coisas acontecerem. Com o tempo, conforme os resultados começam a aparecer, você ajusta o foco e vai se moldando ao caminho que faz mais sentido para você”
“Ser artista é desafiador justamente porque não existe uma fórmula mágica ou um manual que te diga exatamente o que fazer. Cada trajetória é única, e o que funciona para um artista pode não funcionar para outro. É uma jornada de descobertas, onde a experiência conta muito, mas a persistência é ainda mais importante”
As músicas e mixagens da artista estão disponíveis nas plataformas de streaming e no canal do YouTube com o nome Karime Redk4t.
*Colaborou sob supervisão de Gabriela Almeida
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias