Rio de Janeiro precisa, atualmente, de cerca de 4 mil funcionários em hospitais federais e a abertura de 500 leitos. Além disso, é necessária a retomada de 18 obras. Nomeação de nova diretora do Departamento de Gestão Hospitalar do RJ é publicada no Diário Oficial da União
A nomeação da nova diretora do Departamento de Gestão Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro foi publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União. Teresa Navarro Vannucci foi escolhida para o cargo e será responsável por gerir a situação dos hospitais federais. As unidades acumulam problemas como a falta de profissionais e desabastecimento generalizado.
O Rio de Janeiro precisa, atualmente, de cerca de 4 mil funcionários nestas unidades e a abertura de 500 leitos. Além disso, é necessária a retomada de 18 obras.
Em alguns hospitais municipais, a fila para o atendimento nas unidades de saúde federais chega a 400 pessoas.
“A gente quer recompor a nossa força de trabalho o quanto antes, ter a compra de insumos centralizada, que é uma coisa que já acontece em vários estados e na cidade do Rio também. E retomar as obras paradas nesses hospitais com o objetivo final de devolver para a cidade a média e a alta complexidade que é muito importante e a gente sabe o quanto faz falta”, disse Teresa.
Imagens exclusivas do abandono nos hospitais federais do Rio de Janeiro
Em março, o Fantástico mostrou os problemas na gestão das unidades de saúde federais do Rio de Janeiro. Os pacientes e profissionais enfrentam uma rotina com aparelhos quebrados, salas trancadas, materiais vencidos e prédios sem manutenção básica de segurança.
Também em março, o Ministério da Saúde criou um comitê temporário para cuidar da gestão das unidades e garantir uma maior agilidade na administração dos insumos e na contratação de obras.