12 de janeiro de 2025

Nomeados no gabinete da família Cozzolino, na Alerj, batem ponto na Prefeitura de Magé

Funcionários de Vinícius Cozzolino são parentes de Renato Cozzolino (PP), prefeito de Magé. Um deles, Felipe Menezes, foi casado com a vice-prefeita da cidade, Jamille Cozzolino, irmã do prefeito. Ele também já foi secretário municipal. Deputado Vinícius Cozzolino emprega parentes do prefeito de Magé, que é primo dele, na Alerj
O novo membro do Conselho de Ética da Alerj, o deputado estadual Vinícius Cozzolino (União Brasil), tem em seu gabinete dois funcionários suspeitos de serem fantasmas. Ou seja, eles recebem salários do parlamento, mas não trabalham na Assembleia Legislativa do Estado.
Os dois assessores de Cozzolino são parentes do prefeito de Magé, Renato Cozzolino, que é primo de Vinícius.
O RJ2 mostrou nessa quarta-feira (10) que Felipe Menezes e Lara Torres trabalham para a Prefeitura de Magé, mesmo recebendo salários do parlamento fluminense.
Felipe foi casado com a vice-prefeita da cidade da Baixada Fluminense, Jamille Cozzolino, irmã do prefeito. Ele também já foi Secretário Municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade de Magé.
Felipe Menezes
Reprodução/TV Globo
Nepotismo
Ainda em 2021, o Ministério Público do Rio de Janeiro, durante uma ação de combate ao nepotismo, recomendou a demissão de Felipe, dizendo que, além de ser cunhado do prefeito, o então secretário não comprovou formação específica e nem experiência na área.
O órgão de fiscalização concluiu o processo alertando para a “inaptidão do nomeado para o exercício da função”.
Renato Cozzolino, Felipe Menezes e Jamille Cozzolino
Reprodução/TV Globo
Felipe foi demitido, se separou da vice-prefeita, mas as redes sociais mostram que o ex-cunhado do prefeito continuo trabalhando como se nada tivesse acontecido.
Contudo, em vez do cargo de Secretário de Esporte, ele agora se apresenta como apaixonado pelo esporte. Mesmo sem cargo oficial no município, Felipe participou de eventos até no gabinete do prefeito.
Desde fevereiro de 2023, ele é assessor no gabinete do deputado estadual Vinícius Cozzolino, que é primo do prefeito de Magé. Na Alerj, Felipe Menezes recebe um salário líquido superior a R$ 9 mil.
O RJ2 mostrou nesta quarta-feira (10) que Felipe não presta serviços na Alerj.
Primeira-dama ou fantasma
Lara Torres é casada com o prefeito Renato Cozzolino
Reprodução/TV Globo
A segunda assessora do deputado Vinícius Cozzolino que não bate ponto no parlamento fluminense é Lara Torres, que é casada com o prefeito Renato Cozzolino.
Em março de 2022, ela foi nomeada como assessora parlamentar em Brasília, contratada no gabinete do deputado federal Doutor Luizinho (PP). Mesmo assim, ela nunca usou suas redes para mostrar o trabalho na capital federal.
No dia 14 de junho do ano passado, a primeira-dama de Magé foi nomeada assessora parlamentar no gabinete do primo do prefeito. Lara Torres recebe um salário líquido superior aos R$ 6 mil.
Lara e o prefeito Renato Cozzolino se casaram em novembro do ano passado. e desde então ela segue uma agenda típica de primeira-dama do município, sem postagens sobre o trabalho no parlamento estadual.
Renato Cozzolino e Lara Torres se casaram em novembro de 2023
Reprodução/TV Globo
O que dizem os citados
Em nota, a Prefeitura de Magé afirmou que nenhum dos citados tem vínculo com o poder executivo e que Lara Torres, enquanto primeira-dama do município, é madrinha de alguns projetos da assistência social.
Já o deputado Vinícius Cozzolino disse que Lara e Felipe são interlocutores do mandato em Magé, sua base eleitoral.
Ele destacou que a localização física do assessor não é determinante para o cumprimento eficaz de suas atribuições. E ressaltou que os assessores desempenham suas funções com dedicação e eficiência e, por isso, não serão exonerados.
A reportagem não conseguiu contato com deputado Doutor Luizinho.
Portal de entrada em Magé
Reprodução/TV Globo

Mais Notícias