Evento está inserido no processo de manter aquecida a economia e no movimento da retomada pós-enchentes A Tricofest, feira de malha tricot na Serra Gaúcha, chega à terceira edição. Sua proposta é unir, em um mesmo espaço, peças de qualidade e de caráter exclusivo a atrações culturais, gastronomia e atividades de lazer. Tudo isso com ingresso e estacionamento gratuitos.
Prevista inicialmente para começar em 10 de maio, os planos tiveram de ser adiados por conta das intensas chuvas que acometeram o Rio Grande do Sul. Agora, a primeira parada da feira, que contempla duas cidades, se dará por seis fins de semana, de 7 de junho a 14 de julho. O Centro de Eventos de Nova Petrópolis recebe a Tricofest sempre de sextas-feiras a domingos. Já de 19 de julho a 11 de agosto o evento desembarca em Picada Café, no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn.
“Temos a consciência – e isso é um pensamento compartilhado com o poder público e outras entidades – que a movimentação da economia fará com que a recuperação do Estado seja mais rápida”, salienta o presidente da Associação das Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café e coordenador-geral da Tricofest 2024, Márcio Kny.
A organização do evento considera que, para que o Rio Grande do Sul possa se restabelecer mais rapidamente, é preciso que o circuito econômico seja mantido. Isso porque a Tricofest movimentou nas edições anteriores, em 2022 e 2023, mais de R$ 20 milhões em negócios. Há ainda os empregos que são gerados nas próprias empresas que comercializam na feira e no evento em si, com uma série de prestadores de serviços contratados.
Acesse o site da Tricofest e fique por dentro das atrações do evento
Destaques da edição
A Tricofest de Nova Petrópolis se divide em três espaços. No salão principal do Centro de Eventos estarão instalados 26 expositores de malha tricot que trazem versatilidade para diferentes públicos, inclusive o pet. Nesse local, também estão disponíveis estandes de gastronomia e palco de shows acústicos.
Um segundo ambiente, batizado de Espaço Mix, conta com 20 expositores. São produtores de artigos que visam complementar o guarda-roupa e, também, a casa. Já externamente, um grande pavilhão abrigará opções de gastronomia e espaço para shows.
As crianças e os adolescentes, por sua vez, poderão aproveitar atividades lúdicas no Espaço Kids enquanto os pais fazem compras. E ainda conseguirão abraçar o Tricolino e a Tricolina, mascotes do evento.
“O que não falta na Tricofest é variedade de produtos, assim como o que mais agrada os visitantes: bons preços. Isso porque a feira é pensada e gerida pelos proprietários das malharias, com enfoque na comercialização de coleções diretamente ao consumidor final. As peças adquiridas no evento, inclusive, são produzidas em pequena escala, gerando maior exclusividade”, diz o executivo.
Ainda é válido destacar que, durante o evento, serão realizadas ações e campanhas que terão foco na solidariedade e na empatia dos visitantes. O objetivo é contribuir com as famílias atingidas pelas enchentes do Estado.
Segunda parada
Após a temporada em Nova Petrópolis, a Tricofest desembarca em Picada Café de 19 de julho a 11 de agosto, também de sextas-feiras a domingos. O Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn receberá o evento. Atrações e expositores participantes serão anunciados após o encerramento da edição de Nova Petrópolis.
A Tricofest é uma realização da Associação de Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café com apoio das Administrações Municipais de Nova Petrópolis e Picada Café.
Acompanhe a Tricofest no Instagram para saber todas as novidades