A posse foi realizada neste sábado (1º), em Palmas. Três eleições foram realizadas para definir a mesa diretora deste biênio. Deputados estaduais tomam posse na mesa diretora para o o biênio 2025/2026
Reprodução/TV AL
Os deputados estaduais eleitos para mesa diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins tomaram posse na manhã deste sábado (1º). Os parlamentares assumem a função para o biênio 2025/2026.
A Assembleia será presidida por Amélio Cayres (Republicanos). Também fazem parte da mesa diretora:
Léo Barbosa (Republicanos) – 1º vice-presidente
Cleiton Cardoso (Republicanos) – 2º vice-presidente
Vilmar de Oliveira (SD) – 1º secretário
Janad Valcari (PL) – 2º secretário
Luciano Oliveira (PSD) – 3º secretário
Marcus Marcelo (PL) – 4º secretário
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Os parlamentares se reuniram três vezes para escolher a mesa diretora deste biênio. A primeira eleição realizada ainda em 2023, em que Léo Barbosa (Republicanos) havia sido eleito presidente para o segundo biênio, foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Na segunda, Amélio também havia sido eleito pelos parlamentares, em junho de 2024, mas foi derrubada pelos próprios deputados após encontrarem irregularidades. Já a terceira e definitiva aconteceu em novembro do mesmo ano.
Mesa diretora do biênio 2025/2026 toma posse na Assembleia Legislativa do Tocantins
Wilton Dias/TV Anhanguera
Durante o discurso, Amélio Cayres falou sobre os aprovados no concurso da Assembleia Legislativa e o prazo para posse. “Estamos montando o cronograma para chamar os aprovados a partir do mês de março, estaremos empossando no mínimo 50 novos servidores”.
O deputado ainda falou sobre a eleição de Léo Barbosa e apoio ao Governador do Tocantins, que “não deve comprometer a autonomia do parlamento”.
“Queria fazer um agradecimento especial ao nosso vice-presidente Léo Barbosa, que de forma legítima foi eleito unanimemente por essa casa, mas interpelado pelas questões da lei. O Léo de forma humilde, depositou em mim a confiança de um mandato que seria dele. Já fomos criticados e as vezes chamados de governistas. Quero dizer e reafirmar que nós não trabalhamos pelo governo ou para o governo, mas sim pela governabilidade. Meu apoio e apoio dessa casa ao governador Wanderlei Barbosa, não compromete a autonomia desse parlamento. Pelo contrário, acreditamos que o nosso papel é somar esforço para ver a transformação. Precisamos aliar para mudar a vida dos cidadãos”, disse.
LEIA TAMBÉM
Deputados aprovam resolução que determina nova eleição para mesa diretora da Assembleia
STF anula eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins para o biênio 2025/2026
Durante a cerimônia, o governador Wanderley Barbosa (Republicanos) também discursou sobre a eleição e união da mesa diretora.
“Compreendendo o quanto é histórico, o quanto é importante esse momento. Primeiro pela capacidade de convergência de vossa excelência, que fez com que essa casa caminhasse unidade para um novo mandato. Vi poucas vezes isso ocorrer aqui nessa casa. Vi com Marcelo Miranda, que foi reeleito. É uma capacidade importante que nós temos, que o senhor tem de aglutinar seus colegas em torno de um projeto de coerência de cuidado com o povo tocantinense”.
Wanderlei Barbosa durante discurso na posse da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins
Wilton Dias/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.