Comunicado foi divulgado nesta segunda-feira (11). Calor deve atingir pico na quinta-feira (14) e temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média. Calor em Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (11) alerta laranja por conta da terceira onda de calor prevista nas regiões norte e oeste do estado de São Paulo. A região de Ribeirão Preto deve ser diretamente impactada com as altas temperaturas.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Segundo o Inmet, o grau de severidade apontado pelo alerta indica perigo, que é caracterizado por temperaturas a pelo menos 5ºC acima da média entre três e cinco dias.
LEIA TAMBÉM
Do pãozinho aos produtos de limpeza, altas temperaturas podem prejudicar muito mais do que a saúde
Março promete temperaturas acima da média e termômetros a 37°C na região de Ribeirão
A média histórica para março em Ribeirão Preto é de 30ºC. A previsão é de que, até quinta-feira (14), os termômetros alcancem 38ºC, de acordo com o meteorologista Vinicius Lucyrio.
“A gente pode esperar temperaturas no Centro-Norte e Oeste do estado de São Paulo, na região de São Carlos, Ribeirão Preto, Franca e Barretos também. As temperaturas podem ficar mais quentes em algumas cidades, acima de 38ºC”.
A onda de calor deve seguir até a próxima semana.
Mais sol e menos chuva
Apesar de março ser um mês marcado por chuvas, com a nova onda de calor, o tempo em Ribeirão Preto deve ficar quente e abafado.
Isso porque a cidade enfrenta um sistema que funciona como um jato de ar quente de cima para baixo, que começou no Paraguai e atinge a região nesta semana.
“O ar quente está ganhando muita força no Paraguai, entre o Norte da Argentina e Oeste do Paraguai, da Bolívia. Essa grande massa de ar quente se expande para áreas mais do Centro-Sul do Brasil e, dessa vez, está afetando aqui, porque estamos com essa condição de tempo mais estável, favorecendo essa elevação das temperaturas”, diz Lucyrio.
O outono começa às 0h06 do dia 20 de março, mas o meteorologista aponta que a estação deve ser mais quente do que o normal e muito mais seca também.
Ainda segundo ele, o El Niño, que deve agir no Brasil até meados de abril, já não é a maior preocupação.
“O El Niño está sendo agora, neste momento, o menor dos problemas, mas sim o aquecimento de outras regiões oceânicas e, claro, o aquecimento global, que traz mais eventos extremos, eles ficam mais frequentes, mais longos e intensos também”.
Temperatura em Ribeirão Preto (SP) pode chegar a 38ºC com nova onda de calor
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região