19 de outubro de 2024

Novas embalagens de cigarro vão ‘atualizar o desconforto para os fumantes’, diz diretor da Anvisa

Agência discute nesta sexta atualização das imagens nos maços dos cigarros. Diretor Daniel Pereira disse ao blog prever que novas fotos e alertas devem valer já no ano que vem. Novas imagens e mensagens propostas pela Anvisa ressaltam os efeitos nocivos do tabaco.
Reprodução/Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute nesta sexta-feira (18) novas imagens para estampar as embalagens de cigarro. A análise, em audiência pública, marca a reta final desse processo na agência.
Ao blog, o diretor da Anvisa Daniel Pereira explicou o motivo da troca das imagens, que já são impactantes, por novas versões: atualizar o desconforto sobre o cigarro.
“Nosso foco foi a atualização dessas imagens porque, quando você tem durante muito tempo uma imagem ali na advertência, ela perde a sua função de criar desconforto para quem fuma. O foco é realmente na estratégia das imagens para que a gente possa continuar mostrando para a população os agravos desses produto”, disse Daniel Pereira.
As novas imagens mostram, de um lado, uma pessoa que não fuma. Do outro, a mesma pessoa com os efeitos do cigarro em várias partes do corpo – incluindo sintomas físicos e aspectos de saúde mental, como ansiedade e angústia.
Novas imagens e mensagens propostas pela Anvisa ressaltam os efeitos nocivos do tabaco.
Reprodução/Anvisa
O próximo passo é aprovar as imagens e, em seguida, já colocar nos maços que são comercializados.
“A aprovação pela diretoria da Anvisa já deve ser neste ano. Portanto, as novas embalagens já podem valer no ano que vem”, disse o diretor ao blog.
De acordo com a Anvisa, a consulta aberta ao público tem como objetivo apresentar as novas mensagens que serão colocadas na parte posterior das embalagens de cigarro e nos expositores nos pontos de venda.
A audiência pública tem caráter consultivo e não deliberativo. Isto é, as informações colhidas no encontro serão consolidadas pela equipe técnica para orientar a elaboração de uma futura norma.
Proporção de jovens fumantes parou de cair no Brasil

Mais Notícias