Pelo menos 180,7 mil mensagens via WhatsApp serão enviadas a pessoas cadastradas no SUS Municipal. Secretaria da Saúde de Campinas alerta pessoas trans sobre check-up de saúde através de assistente virtual “Ana”
Rogério Capela/Prefeitura de Campinas
A Prefeitura de Campinas (SP) utilizou um robô para enviar mensagens alertando 180,7 mil homens, mulheres trans e travestis sobre a importância do check-up de saúde como parte da campanha do Novembro Azul, mês de prevenção e combate ao câncer de próstata.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo a Secretaria de Saúde, as mensagens envidas via WhatsApp têm o objetivo de incentivar a realização de check-up e cuidado com a saúde.
Os alertas são enviados pela Ana, assistente virtual da Secretaria de Saúde, pelo número 19-9-9604-3012 – identificado como Acesso Fácil – Saúde Campinas -, e a orientação é para que procurem um dos 68 centros de saúde da cidade os moradores com:
Pressão alta
Diabetes
Sobrepeso ou perda de peso
Tosse há mais de 3 semanas
Dificuldade de urinar
Histórico de câncer na família
Interesse em parar de fumar
Interesse em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Interesse em fazer testes rápidos disponíveis para Infecções Sexualmente Transmissíveis
Interesse em autocuidado
Os endereços e horários das unidades básicas podem ser conferidos no site.
O público-alvo foi dividido em dois grupos, e os primeiros envios foram direcionados para pessoas com 35 anos ou mais, o que totaliza 121,4 mil alertas. Até o fim do mês, outras 59,3 mil mensagens serão encaminhadas para moradores com idades entre 18 e 34 anos.
“O Novembro Azul é uma oportunidade fundamental para alertar o público sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de enfatizar a necessidade de cuidado para a prevenção de outras doenças”, destacou Camila Monteiro, coordenadora da Área Técnica da Saúde do Adulto e Idoso.
Dia D
Além disso, uma ação do Dia D de Conscientização sobre Câncer de Próstata está programada para acontecer na próxima terça-feira (12), das 8h às 10h, na Praça João Carlos Oliveira, na Vila Padre Anchieta.
O espaço vai contar com atividades de zumba, circuito funcional, orientação para alimentação saudável, vacinação, aferição de pressão e glicemia, atualização da caderneta de vacinação e café da manhã comunitário.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas