A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Vacina bronquiolite.
SES/SE
O novo ciclo de aplicação da vacina contra Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças têm início nesta segunda-feira (24) A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O calendário segue até o mês de julho.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 SE no WhatsApp
De acordo com a SES, a aplicação do imunizante é destinada aos lactentes de alto risco, como os bebês prematuros abaixo de 28 semanas de idade gestacional, além de crianças de até dois anos de idade portadoras de cardiopatia congênita em uso de medicações e prematuros com displasia broncopulmonar.
A aplicação do palivizumabe será realizada em cinco semanas. A primeira semana será de 24 de fevereiro a 27 de fevereiro; a segunda, de 24 a 28 de março; a terceira semana vai de 28 de abril a 2 de maio; a quarta semana de 26 a 30 de maio; e a quinta semana será dos dias 30 de junho a 04 de julho.
O imunizante será aplicado prioritariamente nas Maternidades Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Lourdes Nogueira e Santa Isabel, bem como no Hospital da Criança, Hospital Universitário e Hospital do Coração com crianças internadas. Além disso, será feita a aplicação do Palivizumabe no Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido de Alto Risco Maria Creuza de Brito Figueiredo, antigo Follow-up, como também junto ao Crie das demais crianças nascidas em outras maternidades do interior e encaminhadas por especialistas.
SES inicia novo ciclo de vacinação contra a bronquiolite
A bronquiolite viral aguda é uma doença respiratória que ocorre mais frequentemente em crianças menores de cinco anos, e se caracteriza pelo aparecimento de sintomas respiratórios como febre, tosse, cansaço, que podem ocasionar o internamento devido ao agravamento dos sintomas e até óbito. Em caso de sintomas, pais e responsáveis devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.