18 de novembro de 2024

Novo equipamento ajuda no diagnóstico e tratamento de câncer na Bahia

Hospital Santa Izabel e Oncoclínicas disponibilizam o mais moderno equipamento de PET/CT do Brasil PET CT
Carlos Casaes – Acervo Santa Casa da Bahia
O Hospital Santa Izabel (HSI), juntamente a Oncoclínicas, instalou um novo equipamento de PET/CT, considerado um dos mais modernos do mundo. Em plena operação desde o início do segundo semestre de 2024, o equipamento proporciona melhoria acentuada na qualidade e velocidade da imagem para os pacientes, beneficiando especialmente o diagnóstico e tratamento do câncer.
A nova tecnologia aprofunda as investigações, proporcionando mais detalhes e definição de imagens, favorecendo a prevenção, diagnóstico e tratamento das lesões detectadas. “É um enorme avanço para as atividades de ensino e pesquisa e para a assistência à população”, disse José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia.
Com esta nova tecnologia, que obtém imagens de alta qualidade pela combinação de tomografia por emissão de pósitrons (PET) e a tomografia computadorizada (CT), o Hospital Santa Izabel amplia a qualidade, a segurança e a velocidade do exame, ao mesmo tempo que garante maior certeza diagnóstica e reduz a exposição dos pacientes à radiação.
A médica nuclear Adelina Sanches (CRM-BA 15393), responsável técnica do Serviço de Medicina Nuclear do HSI, acrescenta que o novo PET/CT está equipado com softwares de inteligência artificial para garantir as melhores respostas e o melhor diagnóstico em um intervalo de tempo menor.
“Teremos mais eficiência na detecção de condições desfavoráveis de saúde quando comparado a outros métodos de varredura quanto em termos de precisão nos resultados, segurança e conforto”, assegurou a especialista.
Médica nuclear Adelina Sanches (CRM-BA 15393), responsável técnica do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Santa Izabel e Oncoclínicas
Carlos Casaes – Acervo Santa Casa da Bahia
O novo equipamento é uma intervenção diagnóstica fundamental para doenças como câncer, problemas cardíacos e distúrbios neurológicos. Ele consegue definir com maior precisão o estágio de doenças como o câncer, o que é determinante para fechar todo o protocolo de tratamento. As imagens permitem também avaliar a efetividade de tratamentos e revelar pequenos tumores cancerígenos e acompanhar se há metástases. Dessa forma, a nova tecnologia garante detalhamento mais profundo em diagnóstico e estadiamento, além de significado avanço na avaliação de resposta aos tratamentos e recorrência de doenças. A sala do Serviço de Bioimagem que abriga o novo equipamento é confortável, funcional e favorece a melhor experiência e conforto do paciente.
Referência nacional
O Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Santa Izabel, referência nacional em diagnóstico por imagem, atende um quantitativo expressivo de pacientes. Iniciativas promissoras e cientificamente comprovadas no campo da medicina nuclear vêm abrindo novas perspectivas terapêuticas para os pacientes e já garantem mais agilidade e resultados positivos no diagnóstico e tratamento de doenças cardiológicas e oncológicas.
Os novos procedimentos de medicina nuclear também ajudam a identificar se existem células de câncer em outras partes do corpo (metástases) ou, em alguns casos, em meio ao tecido normal da próstata.
“Hoje conseguimos detectar com capacidade superior e de forma mais precoce tumores muito menores do que os identificados por meio da cintilografia”, completou Adelina Sanches.
Responsável Técnico: Dr Ricardo Madureira (CRM 12793), diretor Técnico Assistencial do Hospital Santa Izabel.

Mais Notícias