21 de setembro de 2024

Novo hospital de Porto Grande é pioneiro em equipamento de anestesia com IA na região Norte

Unidade de saúde pretende atender 64 mil pessoas de 5 municípios do Amapá e utiliza equipamento com inteligência artificial que existe em apenas 39 unidades no país. Hospital regional de Porto Grande é inaugurado no AP
GEA/divulgação
Foi inaugurada na segunda-feira (26) a primeira etapa do novo Hospital Regional Maria Lúcia Guimarães da Silva, no município de Porto Grande, distante cerca de 102 quilômetros de Macapá. A unidade pretende atender 64 mil pessoas de 5 municípios do estado, sendo alta e média complexidade com atendimento 24 horas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
De toda a Região Norte, a unidade é a primeira a receber o carro de anestesia A9, que faz o uso de inteligência artificial e conta com 39 unidades disponíveis em todo o Brasil, além de outros equipamentos de alta tecnologia.
Hospital conta com carro de anestesia que utiliza inteligência artificial
GEA/divulgação
Da primeira etapa, estarão disponíveis 34 leitos, com 18 divididos nas alas de internação masculina, feminina e pediatria.
Cirurgias de alta complexidade serão feitas na unidade
GEA/divulgação
O espaço recebeu ainda novas mobílias, computadores e equipamentos para diagnóstico e tratamento.
O hospital pretende atender pessoas dos municípios centralizados, como Porto Grande, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Tartarugalzinho com os seguintes serviços hospitalares e ambulatoriais:
Hospitalares
Ortopedia;
Ginecologia;
Obstetrícia;
Pediatria;
Cirurgia geral.
Ambulatoriais
Serviços de internação;
Pediatria;
Maternidade;
Urgência;
Exames de imagem;
Cirurgias de grande e médio porte.
Serão ofertados também, exames de raio-x com laudo, ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, além de um laboratório com todos os exames conforme a especialidade que o hospital oferta.
Unidade atende casos de alta e média complexidade
GEA/divulgação
O governador do estado, Clécio Luís, disse que a entrega é histórica e muito aguardada pela população.
“Por muitos anos, a população aguardou por este instante. A saúde precisa ser resgatada em sua integralidade e o Hospital Regional vai cumprir o seu papel de média e alta complexidade, com prontuário digital eletrônico e com tudo o que há de melhor”, disse o governador.
A primeira etapa foi feita sob coordenação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com recursos provenientes do Tesouro Estadual e de compensação ambiental através da Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão.
A segunda etapa pretende ampliar a unidade com 18 leitos, salas cirurgias, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e heliponto. Serão instalados ainda pilares para a construção do prédio e cobertura. A previsão para a conclusão da segunda etapa é para o mês de dezembro deste ano.
Prazo para conclusão da segunda etapa da obra é em dezembro
GEA/divulgação
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias