16 de novembro de 2024

Novos focos de incêndio surgem na Serra dos Mascates, em Valença

Fogo começou na quinta-feira e ainda não foi totalmente controlado. Brigadistas, bombeiros e guarda-parques do Inea trabalham para conter as chamas. Novos focos de incêndio surgem na Serra dos Mascates, em Valença
Reprodução/Redes sociais
As chamas que atingem o Monumento Natural Estadual da Serra dos Mascates, em Valença (RJ), ainda não foram totalmente controladas. Segundo o Corpo de Bombeiros, novos focos de incêndio surgiram na tarde desta sexta-feira (23).
Durante a manhã, os bombeiros confirmaram ao g1 que o fogo tinha sido totalmente extinto. Com novos relatos de incêndio, a assessoria da corporação foi procurada novamente e disse que, na verdade, as chamas tinham sido controladas em um lado da serra e que, agora, o trabalho acontece do outro lado.
O fogo começou na manhã de quinta-feira (22), por volta de 10h. O Mona Mascates ocupa 675 hectares. A extensão da área queimada ainda é desconhecida.
O Corpo de Bombeiros já mobilizou um helicóptero e militares de nove quartéis para o atendimento da ocorrência. Além dos bombeiros, brigadistas da Brigada Valenciana e guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também atuam para conter o fogo.
Corpo de Bombeiros combatendo incêndio na Serra dos Mascates
Segundo brigadistas, o mato seco, o vento forte e a localidade bastante íngreme estão atrapalhando o combate. Não há registro de feridos.
“É um lugar de difícil acesso, então é uma situação bem complicada […]. É um desastre, está pra queimar tudo, porque é uma má época, o vento, tudo isso está muito difícil de combater. Hoje durante o dia parou de sair fumaça, mas aí, por exemplo, pega um vento tal, temperatura tal e pega fogo de novo, entendeu?”, explicou André Camilo, brigadista voluntário.
Incêndio florestal atinge a Serra dos Mascates, em Valença
Reprodução
Procurado pela produção da TV Rio Sul, o Inea informou que as equipes atuam no trabalho de rescaldo para evitar reincidência do incêndio. A pasta ambiental também disse que está apurando as causas do fogo (leia a nota na íntegra).
“O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que guarda-parques trabalham intensamente, em apoio ao Corpo de Bombeiros, no rescaldo do incêndio que atingiu o Monumento Natural Estadual Serra dos Mascates (Mona Serra dos Mascates), em Valença, na última quinta-feira. As chamas foram controladas na manhã desta sexta-feira, e as equipes atuam no trabalho de rescaldo para evitar reincidência do incêndio. A pasta ambiental reitera que apura as causas do fogo. Guarda-parques continuam no local monitorando a área.”
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Mais Notícias