30 de outubro de 2024

Número de abstenções, brancos e nulos é maior que os votos recebidos pelo prefeito eleito em Rio Preto

Somado o número de eleitores que não optaram por nenhum dos candidatos chegou a 142.218. O prefeito eleito, Coronel Fábio Cândido (PL) recebeu 123.349 votos em São José do Rio Preto (SP). Urnas eletrônicas de 2024
Giuliano Gomes/PR Press
O número de abstenções, nulos e brancos é maior que o total de 123.349 votos recebidos pelo prefeito eleito em São José do Rio Preto (SP) no segundo turno das eleições, neste domingo (27). O que representa um recorde no município.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a somatória entre abstenções, votos brancos e nulos equivale a 142.218, representando (44,25% dos válidos). Já o prefeito eleito, Coronel Fábio Cândido (PL) recebeu 123.349 votos (59,97%). A cidade tem 347.916 eleitores aptos a votar.
Em entrevista à TV TEM, a cientista política Aline Zambelo explica que, no segundo turno, muitos dos eleitores não se identificaram com os dois candidatos e, por isso, optaram por não comparecer e justificar o voto.
“Uma das linhas de pensamentos para explicar esse tipo de abstenção é que existe um certo desinteresse da participação da população local, no segundo turno, principalmente, por conta de ter ficado dois candidatos. Aquela faixa de eleitores que votou nos outros candidatos, que não conseguiram alcançar o segundo turno, eles podem não ter motivação suficiente pra ir até a urna e votar. Acabam se abstendo desse processo!”, comenta.
Confira um gráfico que mostra essa comparação:
No total, 13.633 (5,98%) anularam o voto e 8.630 (3,79%) votaram em branco. Além disso, o número de eleitores que não retornaram às urnas, ou seja, 119.955 (34,48%), foi maior do que no primeiro turno das eleições, 106.426 (30,59%). Representando um recorde no município.
“Há desinteresse em relação à política se eu não me vejo representada nos candidatos, nas pautas, se eu não me vejo participando desse processo…Conseguir tirar o eleitor de casa para poder fazer a participação justa e entender a importância desse momento eleitoral pode ser uma questão relevante para entendermos a taxa de abstenção”, explica a cientista política.
No Brasil, a taxa de abstenção foi de 29,26% no segundo turno. Isso significa que, quase um em cada três eleitores deixou de votar. No primeiro turno, a abstenção foi de 21,68%.
Diante desses índices, o TSE informou que a corte eleitoral vai analisar de forma regionalizada o que pode ter provocado os altos índices de abstenção.
Número de abstenções bate récorde no 2º turno das eleições em Rio Preto
Eleições
Em São José do Rio Preto (SP), o resultado final da votação do segundo turno foi o seguinte:
Cel. Fábio Candido: 123.349 (59,97% dos votos válidos, dados aos dois candidatos)
Itamar: 82.349 votos (40,03% dos votos válidos).
Coronel Fábio Candido (PL) em entrevista à TV TEM após vencer eleições municipais em Rio Preto (SP)
Reprodução/TV TEM
Escolha unanime
Em todas as seções eleitorais de Rio Preto, o prefeito eleito superou o adversário em número de votos. Na seção 420, por exemplo, a diferença foi de apenas um voto – sendo 91 votos para Coronel Fábio e 90 para Itamar, segundo o TSE.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias