10 de janeiro de 2025

Número de atendimentos por exposição ao calor triplica em um ano na região de Campinas

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em 2022 foram 36 atendimentos, enquanto que, no ano passado, o índice chegou a 108. Estado todo vive onda de calor até sábado. Atendimentos em hospitais estaduais por exposição ao calor aumenta em Campinas e região
O número de atendimentos ambulatoriais em hospitais estaduais por conta da exposição ao calor triplicou no intervalo de um ano na região de Campinas (SP).
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em 2022 foram 36 atendimentos, enquanto que, no ano passado, o índice chegou a 108. Os números são das cidades que fazem parte do Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS-7).
Em janeiro de 2024, já foram 14 atendimentos. A coordenadora do Pronto Socorro do Hospital Vera Cruz conversou com a EPTV, afiliada da TV Globo, e afirmou que a exposição ao calor intenso faz o corpo se forçar a se regular a manter a temperatura base. Se esse valor for ultrapassado, os reflexos começam a surgir, o que pode causar os atendimentos.
“São sintomas para preservar o corpo da temperatura extrema. Quando a gente sente sede, por exemplo, mais da metade da nossa hidratação corporal já foi. Por isso é necessário se hidratar. Se não quiser ficar tomando água, frutas que têm água, como melão e melancia, também ajudam”, disse Carla Bertelli.
Já a estudante Pietra Mesquita afirmou que ficou muito tempo tomando sol na piscina com uma amiga e, mais tarde, quando já estava em casa, viu que estava muito cansada e com uma vermelhidão muito grande.
“No dia seguinte tomei um remédio, mas tive que tomar soro porque disseram que eu estava com desidratação aguda”, afirmou.
Calor intenso faz população aumentar cuidados com a saúde
Reprodução/EPTV
Onda de calor
A onda de calor que atinge principalmente o Sudeste do Brasil terá o ápice até sábado (16), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, as temperaturas máximas em Campinas deve ultrapassar os 35ºC e, com isso, podem atingir o recorde histórico para março.
Quais cuidados tomar com a saúde? 🧊
Beber bastante água 💧 ;
Evitar exposição direta ao sol 🌞;
Usar roupas leves 👕
Procurar ambientes frescos 🌳
Crianças e idosos devem ter cuidado redobrado 🚨
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias