18 de novembro de 2024

Número de focos de queimadas tem alta de 150% na região em setembro, aponta Inpe

Números mais que dobrou neste mês de setembro, que registrou 75 focos de incêndio contra 30 no mesmo mês do ano passado. Números de focos de incêndio mais que dobraram em setembro comparando com ano passado
Os focos de incêndio ativos mais que dobrou na região do Vale do Paraíba no mês de setembro, registrando uma alta de 150% em relação ao mesmo mês de 2023.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), neste mês foram registrados 75 focos de incêndio até a última terça-feira (24), contra 30 em setembro do ano passado.
O mês de agosto já tinha sido marcado por um aumento de 60%, com 64 focos neste ano contra 40 em agosto de 2023. Cidades da região seguem em estado emergência pelo mapa da Defesa Civil até pelo menos a próxima sexta-feira (25).
Em algumas cidades, incêndios de grandes proporções foram registrados nesta semana, como Aparecida, Pindamonhangaba e São José do Barreiro.
Área de vegetação em Aparecida é atingida por incêndio
Aparecida
Uma área de vegetação próximo à uma fazenda que pertence ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, foi atingida por um incêndio nesta terça-feira (24).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a situação já havia sido controlada durante a madrugada desta terça-feira. Uma área de 80 mil metros quadrados, que equivale a cerca de 11 campos de futebol, ficou destruída pelas chamas.
O local fica em uma área rural, no limite com a Fazenda do Santana, que pertence ao Santuário Nacional de Aparecida. O local fica distante da Basílica e não foi atingido.
Fábrica pega fogo em bairro Cidade Nova, em Pindamonhangaba
Pindamonhangaba
Um incêndio em uma fábrica de plástico em Pindamonhangaba foi extinto nesta quarta-feira (25) após mais de 24 horas de combate ao fogo, segundo a Defesa Civil da cidade.
O incêndio, de grandes proporções, atingiu três galpões, uma área de pátio e um reservatório da fábrica. Ninguém ficou ferido e a causa do incêndio ainda é investigada.
Combate a fogo em São José do Barreiro tem helicóptero no apoio
São José do Barreiro
Esta quarta-feira (25) marca o terceiro dia de combate a um incêndio florestal em uma fazenda de São José do Barreiro. Segundo a Defesa Civil, ainda há cinco focos ativos, dois deles sendo de maior proporção.
A fazenda atingida é a Pau D’Alho, local histórico e ponto turístico da região. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Polícia Militar seguem no combate ao fogo.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias