De acordo com os pesquisadores do instituto, a temporada de raios no país começou em outubro e terá o pico em janeiro. Raio na região do Vale do Paraíba
Reprodução/TV Vanguarda
O número de registro de raios aumentou consideravelmente em outubro deste ano na região do Vale do Paraíba, o que indica o início da temporada do fenômeno, segundo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O aumento notado pelos pesquisadores em outubro leva em consideração o número de raios registrados no mês anterior, setembro. Veja abaixo:
São José dos Campos
Raios em setembro: 245
Raios em outubro: 5.235
Taubaté
Raios em setembro: 4
Raios em outubro: 2.106
Jacareí
Raios em setembro: 555
Raios em outubro: 1.330
Temporada de raios na região vai até março
De acordo com um dos pesquisadores, o estudante de doutorado do Inpe Diego Rhamon, também chama atenção a intensidade dos raios registrados na região.
“No começo do mês tiveram várias tempestades de madruga e no começo da manhã e quase todos os raios que elas produziram foram de polaridade positiva”, afirma.
Já para o coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), Osmar Pinto Júnior, a alta é puxada principalmente porque os números de setembro ficaram abaixo da média.
“O número de outubro está dentro da normalidade. O número de setembro que foi relativamente baixo. Nós tivemos um número de raios em setembro no Vale do Paraíba mais baixo do que o esperado”, diz Osmar.
Ela explica que a temporada de raios no país começou justamente em outubro e terá o pico em janeiro. Com isso, a tendência é que os registros continuem em alta nos próximos meses.
“A indicação que temos agora é de que no verão que se aproxima a incidência de raios vai estar dentro da normalidade. Mas é importante lembrar que, no Vale do Paraíba, a normalidade significa muitos raios.”
Os estudos desenvolvidos pelo grupo levantam um alerta para os moradores da região nesta época do ano, principalmente para aqueles que pretendem curtir os dias de calor na praia.
“Na praia as pessoas estão muito expostas aos raios na areia, então tem que se preocupar. Havendo indícios do início de uma tempestade, as pessoas devem abandonar a água e a areia e buscar algum lugar para se abrigar”, conclui o coordenador do Elat.
Raio na região do Vale do Paraíba
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina