19 de outubro de 2024

Nunes cancela participação em debates pela 3ª vez e SBT suspende encontro que aconteceria nesta sexta-feira

Segundo a emissora, a campanha de Nunes avisou ao departamento de jornalismo que ele não iria ao encontro, mas não apresentou justificativa para a ausência. Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição à Prefeitura de SP
Reprodução/GloboNews
O candidato do MDB à Prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes, cancelou a participação em mais um debate televisivo que aconteceria na manhã desta sexta-feira (18), no SBT, em parceria com o portal Terra e Rádio Nova Brasil.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Segundo a emissora, a campanha de Nunes avisou ao departamento de jornalismo que ele não iria ao encontro, mas não apresentou justificativa para a ausência.
Os organizadores do evento disseram que o prazo estabelecido pelo pool de veículos para uma definição da participação de prefeito chegou a ser prorrogado, a pedido da campanha dele, mas Nunes recusou o convite depois disso.
“O SBT lamenta a perda de uma oportunidade para a discussão dos problemas da maior cidade do país”, disse a emissora da família Abravanel.
Por causa do cancelamento, o SBT resolveu tirar o debate da grade de programação da emissora e não colocará nem entrevista solo do candidato Guilherme Boulos (PSOL) no lugar, como aconteceu nos últimos dois encontros em que o prefeito e candidato à reeleição faltou.
Boulos disse que, por causa do cancelamento de Nunes, vai promover um debate no mesmo horário nas ruas do Centro de São Paulo, com um púlpito vazio, simbolizando a ausência do prefeito em mais um encontro.
Terceira falta
Esse é o terceiro debate que Nunes se recusa a participar nesse 2° turno. Nesta quinta (17), ele cancelou de última hora a participação no debate promovido pela RedeTV!, o UOL e o jornal Folha de S. Paulo.
Na semana passada, ele já havia faltado no 1° debate do 2° turno, que era promovido pela rádio CBN e os jornais ‘O Globo’ e ‘Valor Econômico’.
A justificativa do prefeito é de que ele cancelou toda a agenda de campanha nesta quinta (17) para participar de uma reunião extraordinária convocada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) (veja abaixo).
Ao faltar no encontro promovido pela RedeTV!, Nunes foi alvo de críticas do adversário Guilherme Boulos, que chamou o prefeito de ‘fujão” e “pai do apagão” vivido nos últimos seis dias pelos moradores de São Paulo.
Ricardo Nunes participa de entrevista no SP2, da TV Globo, na noite desta quarta-feira (17).
Reprodução/ TV Globo
O debate promovido pelo pool de veículos de imprensa RedeTV, Folha de S. Paulo e UOL já estava agendado desde o primeiro turno. Os veículos se juntaram justamente para atender pedido do prefeito, que logo que avançou ao 2° turno declarou que deveria participar de apenas três debates (entenda mais abaixo).
Em comunicado distribuído pela campanha nesta quinta (17), Nunes justificou a ausência dizendo que participará no mesmo horárrio de uma reunião extraordinária convocada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para tratar de medidas contra a próxima chuva, que deve acontecer nessa sexta-feira (18) em todo o estado.
“Em razão da reunião extraordinária agendada pelo governador Tarcísio de Freitas, o prefeito Ricardo Nunes não poderá comparecer hoje ao debate pela Prefeitura de São Paulo promovido pelos veículos RedeTV, Folha de S. Paulo e UOL”, disse a nota.
“Desde a tempestade de sexta-feira passada, foram desmarcados diversos compromissos da campanha à reeleição, dando prioridade às urgências da Prefeitura. Estão em vista os cancelamentos de outras agendas eleitorais, por conta das mudanças climáticas previstas para sexta-feira. A campanha de Ricardo Nunes lamenta a ausência no evento de hoje e solicita a compreensão dos organizadores, do candidato adversário e do público”, completou.
Candidato Guilherme Boulos (PSOL) na TV Globo São Paulo para a sabatina do SP2 na última terça-feira (15).
Reprodução/TV Globo
O adversário Guilherme Boulos disse que Nunes “fugiu do debate” e que mantém participação por “respeito aos eleitores”.
“A campanha de Guilherme Boulos reafirma o compromisso e o respeito do candidato com o povo de São Paulo, a Rede TV, a Folha e o UOL e mantém a agenda de hoje. Na ausência de Ricardo Nunes, que fugiu mais uma vez do debate, Boulos concederá entrevista aos organizadores”, declarou.
Os organizadores do evento informaram que, com a ausência do prefeito candidato à reeleição, o evento será mantido apenas com a presença de Boulos, que será entrevistado por uma hora, a partir das 10h20.
Eles lamentaram o fato do prefeito e o governador não terem encontrado outro horário para a reunião extraordinária.
“Diante da decisão, os organizadores seguirão o regulamento e realizarão entrevista com o candidato do PSOL, Guilherme Boulos. Os organizadores lamentam que, após mais de uma semana de negociação com as campanhas, Nunes não tenha encontrado na agenda do governador horário diferente para a reunião. Em respeito aos eleitores, ao regramento e ao acordo debatido exaustivamente com as campanhas, será feita a entrevista com Boulos”, disseram os organizadores do evento.
SP2: Ricardo Nunes (MDB) responde sobre investigação no transporte público
LEIA MAIS:
PESQUISA: Quaest em SP, 2º turno: Nunes tem 45% e Boulos, 33%
ANÁLISE: Ninguém com juízo pode dizer que a eleição de São Paulo está decidida
QUAEST: 26% dos eleitores de SP ainda estão indecisos para o 2º turno na pesquisa espontânea
Debate da CBN
Na semana passada Nunes também tinha se ausentado do encontro promovido também em pool entre a rádio CBN e os jornais ‘O Globo’ e ‘Valor Econômico’.
Na ocasião, a campanha do MDB justificou a falta dizendo que “desde a redemocratizacão do Brasil e da primeira eleição direta realizada na cidade de São Paulo em 1988, o número de debates realizados na disputa de segundo turno nunca na história excedeu a 3 eventos dessa natureza”.
“Na eleição de 2020, o candidato Guilherme Boulos concordou com esse limite”, disse Nunes. “Os ouvintes da rádio CBN já serão atendidos pela retransmissão do debate da TV Globo, ao qual Ricardo Nunes deverá comparecer”, afirmou.
Conforme foi dito, logo no dia seguinte ao 1° turno, a campanha do prefeito já havia emitido comunicado dizendo que não tinha interesse em participar de mais de três debates, apesar de no 1° turno ter havido na capital paulista onze debates entre os candidato à Prefeitura de SP.
“A campanha de Ricardo Nunes vai propor aos veículos a organização de pool para a realização de debates no segundo turno. Já existem convites de 12 veículos dentro de um período de 15 dias (10/10 a 25/10). A sugestão é que os veículos façam parcerias para 3 eventos, com objetivo de termos uma campanha mais propositiva e atenciosa à população de São Paulo”, disse o comunicado.
Debate Band
Ricardo Nunes e Guilherme Boulos se abraçam durante debate da Band
Reproução/YouTube
Até agora, o prefeito candidato à reeleição participou apenas de um debate, promovido pela TV Bandeirantes nesta segunda-feira (14). No evento, o tema do apagão que atingiu a capital paulista desde sexta-feira (11) dominou o confronto entre os candidatos que disputam o 2° turno.
O temporal da semana passada deixou mais de 3,1 milhões de endereços sem energia na Grande SP e a falta de luz já dura seis dias.

Mais Notícias