29 de dezembro de 2024

O Assunto #1.181: A operação dos EUA contra o golpe no Brasil

Já sob a gestão Biden, altos oficiais do governo americano agiram no Brasil para mitigar as ações golpistas de Bolsonaro, acuar os comandantes militares que aderiram ao projeto antidemocrático e garantir eleições livres no país. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
A invasão ao Capitólio de 6 de janeiro de 2021 estremeceu a democracia americana. Em jogo, estava a certificação de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos – ele que havia vencido a eleição contra o então presidente Donald Trump, que alegou fraude nas urnas, sem apresentar provas. Em Brasília, o discurso trumpista encontrou eco em Jair Bolsonaro e acendeu um alerta na Casa Branca. Já sob a gestão Biden, altos oficiais do governo americano agiram no Brasil para mitigar as ações golpistas de Bolsonaro, acuar os comandantes militares que aderiram ao projeto antidemocrático e garantir eleições livres no país. Em entrevista a Natuza Nery, quem descreve o passo a passo dessa operação – que garantiu até que chips chegassem às urnas eletrônicas a tempo para as eleições – é Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da FGV-SP.
EUA ligaram alerta sobre golpe no Brasil
A reação dos EUA ao golpismo de Bolsonaro
🔔 O g1 agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar
O que você precisa saber:
Bolsonaro: o que diz sobre os documentos golpistas
Bolsonaro: aguardaria golpe morando nos EUA, diz PF
Golpe: como Bolsonaro aparece nas investigações
Golpe: detalhes dos depoimentos de ex-chefes militares
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Sarah Resende.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO

Mais Notícias