10 de janeiro de 2025

O Assunto #1.229: Tratamentos estéticos – quando eles são um risco

O empresário Henrique da Silva Chagas, de 27 anos, morreu depois de realizar um peeling de fenol. Uma tragédia que vem na esteira de um fenômeno que se espalha pelo Brasil: o boom de tratamentos estéticos não cirúrgicos, que cresceram 56% entre 2020 e 2022 e que fazem do país o segundo no ranking mundial desses procedimentos. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
🔔 O g1 agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar
O empresário Henrique da Silva Chagas, de 27 anos, agendou um procedimento para suavizar as sardas do rosto. No estúdio da esteticista Natália Becker, localizado em um bairro nobre de São Paulo, foi submetido a um peeling de fenol – uma substância ácida e corrosiva que pode provocar inflamação e reação alérgica a órgãos como rins, fígado e coração. O resultado foi trágico. Henrique ficou trêmulo, perdeu a respiração e morreu; a polícia suspeita que as substâncias usadas no peeling causaram choque anafilático. Uma tragédia que vem na esteira de um fenômeno que se espalha pelo Brasil: o boom de tratamentos estéticos não cirúrgicos, que cresceram 56% entre 2020 e 2022 e que fazem do país o segundo no ranking mundial desses procedimentos. O problema é que se trata de um mercado com baixa regulamentação, impulsionado por promessas irreais que inundam as redes sociais e tomado por profissionais não habilitados. Para alertar sobre os perigos de tratamentos estéticos indiscriminados, Natuza Nery entrevista a médica dermatologista Lilia Guadanhim, que integra a diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia em São Paulo.
O que você precisa saber:
Empresário que morreu após fazer peeling de fenol teve ferimentos graves no rosto e na gengiva
Agressivo e cardiotóxico: veja os riscos da ‘cirurgia química’, o peeling de fenol
Peeling de fenol: entenda o que é procedimento e quais os cuidados ao fazê-lo
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO
Quando procedimento estético é um risco?
Quem pode fazer procedimento estético?

Mais Notícias