‘Uma guerra total [entre Israel, Irã, Hamas e Hezbollah] é um cenário possível’, alerta Guga Chacra, após a morte de comandantes dos grupos terroristas baseados em Gaza e no Líbano em ataques ordenados pelo governo israelense. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Ismail Haniehy, chefe do grupo terrorista Hamas, estava no Irã, onde participou da cerimônia de posse do novo presidente do país, quando foi atingido por um míssil de alta precisão. Ele foi morto e, imediatamente, o regime iraniano acusou Israel pelo ataque e prometeu vingança. Menos de 24 horas antes disso, um bombardeio israelense à região da capital libanesa, Beirute, havia matado um dos mais importantes comandantes do Hezbollah, Fuad Shukr – o governo de Israel afirmou que o ataque foi uma resposta à explosão que matou 12 jovens nas Colinas de Golã, no sábado. “Uma guerra total [entre todos os atores envolvidos] é um cenário possível”, alerta Guga Chacra, comentarista da Globo e da GloboNews e colunista do jornal O Globo. Ele é o entrevistado de Natuza Nery para analisar as consequências dos ataques a contra-ataques no Oriente Médio.
O que você precisa saber:
Ismail Haniyeh, chefe do grupo terrorista Hamas, é assassinado no Irã
Israel bombardeia capital do Líbano e mata comandante do Hezbollah
Morte de chefe do Hamas: Irã acusa Israel e promete vingança
Em retaliação a assassinato do chefe do Hamas, líder supremo do Irã ordena ataque a Israel
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Neste episódio colaborou também: Sarah Resende. Apresentação: Natuza Nery.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO
Oriente Médio: o risco da escalada no conflito
Oriente Médio: situação dos reféns do Hamas
OUÇA TAMBÉM:
O ÚLTIMO PLANO: novo podcast do g1 detalha criação da moeda brasileira