5 de outubro de 2024

O que dizem os planos de governo dos candidatos a prefeito do Rio em relação a 9 temas

Veja o que prometem os candidatos em relação a segurança, educação, saúde, transporte público, geração de emprego, assistência social, habitação, cultura e meio ambiente.
Candidatos à Prefeitura do Rio
Stephanie Rodrigues/g1
O g1 analisou os planos de governo protocolados pelos nove candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro na Justiça Eleitoral e destaca a seguir as principais propostas sobre segurança, educação, saúde, transporte público, geração de emprego, assistência social, habitação, cultura e meio ambiente.
O primeiro turno das eleições municipais acontece neste domingo (6). Caso haja segundo turno, os eleitores voltam às urnas em 27 de outubro.
Veja as 9 entrevistas do RJ1 com os candidatos à Prefeitura do Rio
Veja a íntegra dos planos de governo dos 9 candidatos no site do TSE
Confira a seguir as propostas de cada candidato, em ordem alfabética, e a íntegra do plano de governo de cada um.
Alexandre Ramagem (PL)
Alexandre Ramagem (PL) na chegada aos Estúdios Globo para o debate; Carlos Bolsonaro (à direita) é um dos assessores
Gustavo Wanderley/g1
Educação✏️
O plano de Ramagem propõe investir na adequação e melhoria da estrutura física das escolas, incluindo a instalação de ar-condicionado em todas as unidades e a priorização de reformas nas unidades com maiores problemas estruturais, além da revisão do plano de carreira, cargos e salários dos profissionais de educação.
O candidato pretende oferecer um turno escolar de no mínimo 7 horas para todos os alunos da rede pública e turno integral, de 10 horas, nas comunidades mais vulneráveis.
Sobre a educação infantil, Ramagem quer firmar parcerias com instituições privadas, criando mais opções de vagas em creches particulares que atendam aos padrões de qualidade estabelecidos.
Saúde 🏥
Ramagem pretende expandir a cobertura da Estratégia de Saúde da Família, com a contratação de mais profissionais e a criação de novas unidades, além de criar um plano de carreira, cargos e salários para os profissionais de saúde da rede municipal.
Transporte público 🚌
Implantação de um sistema de tarifa única para todos os modais de transporte público, incluindo integração com os municípios da Região Metropolitana.
O plano também fala sobre uma negociação com o Governo do Estado e investidores internacionais para a implantação de modais de transporte de alta capacidade na cidade.
Ramagem defende a reformulação completa do sistema de ônibus, incluindo a otimização de linhas e itinerários e a reformulação do sistema viário da Avenida Brasil, com o objetivo de reduzir os engarrafamentos.
Assistência social❤️‍🩹
Melhorar a infraestrutura dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para garantir que as políticas públicas cheguem aos mais vulneráveis.
A criação do programa ‘Quem Está nas Ruas’ pretende identificar e acolher pessoas em situação de rua com uma abordagem humanizada. A proposta inclui o aumento da quantidade de abrigos, a diversificação dos serviços de acolhimento e a promoção da reintegração social.
Já o programa ‘Nenhuma Criança na Rua’ busca identificar famílias com crianças e adolescentes em situação de rua, oferecendo apoio psicossocial, acolhimento seguro e acesso a serviços públicos essenciais.
Meio ambiente 🌏
O plano sugere investir no COR e na Defesa Civil como ferramentas essenciais para a prevenção e gerenciamento de crises. No entanto, o plano não dá mais detalhes sobre como esses investimentos seriam direcionados ou quais medidas seriam implementadas para aprimorar a atuação dessas instituições.
Segurança 🚨
A Guarda Municipal passaria por uma “transformação estratégica”, deixando de ser uma “força passiva” para se tornar uma “força ativa e tática” no combate à criminalidade.
O plano defende a revisão da carreira da Guarda Municipal, com um novo plano de cargos e salários. Ramagem pretende trabalhar em conjunto com a Câmara dos Vereadores para permitir o armamento da Guarda Municipal.
O candidato também propõe a implementação de um sistema de comunicação e integração para troca rápida e segura de informações entre as diferentes forças de segurança, além de investir no monitoramento por câmeras com capacidade de identificação de veículos e indivíduos para ações imediatas.
Habitação 🏘️
Garantir a regularização fundiária e a emissão de títulos de posse para moradores de comunidades, proporcionando segurança jurídica e acesso a serviços públicos.
Geração de emprego 💼
Ramagem propõe criar incentivos fiscais “estratégicos e não eleitoreiros” para empresas de setores essenciais, como tecnologia e sustentabilidade, com o objetivo de estimular o crescimento dessas empresas e, consequentemente, a geração de empregos.
O plano defende investimentos em pesquisa e na modernização da indústria, incluindo os setores de alta tecnologia e inovação.
Cultura 🛕
O plano de governo fala em realizar um diagnóstico inicial da situação dos principais teatros, centros culturais e museus da cidade. A partir dessa análise, a prefeitura buscaria estabelecer parcerias público-privadas (PPPs) para viabilizar a plena operação desses espaços culturais.
O candidato pretende atrair eventos culturais de grande porte, com o objetivo de aquecer a economia local, gerando empregos e movimentando diferentes setores, como turismo, hotelaria e serviços, além de incentivar o setor de eventos, fortalecendo a cadeia produtiva e criando oportunidades para empresas e profissionais da área.
Carol Sponza (Novo)
Carol Sponza, candidata do Novo à Prefeitura do Rio
Stephanie Rodrigues/g1
Educação✏️
O plano propõe zerar a fila por vagas em creches, ampliando a oferta de vagas por meio de parcerias com creches conveniadas.
A proposta inclui a revisão do modelo atual de contrato com as creches conveniadas, com o objetivo de aumentar o tempo de vigência dos contratos e permitir a participação de instituições particulares. Além de criar novas vagas, o plano sugere ampliar o período em que as crianças permanecem nas creches, garantindo segurança alimentar e permitindo que os pais trabalhem.
Carol pretende realizar reformas nas unidades de ensino para solucionar problemas estruturais, como a falta de climatização nas salas de aula. O plano sugere a utilização de Parcerias Público-Privadas (PPPs) como um mecanismo para viabilizar as reformas e a modernização das escolas.
Saúde 🏥
A candidata pretende ampliar o uso da telessaúde para levar atendimento médico especializado a locais com escassez de profissionais. O plano sugere a criação de um Super Centro de Telessaúde na região central da cidade, equipado com tecnologia de ponta para videoconferência e análise de exames.
O plano também defende a concessão de hospitais federais sob gestão municipal para a iniciativa privada. A concessão, segundo o plano, visa reduzir a complexidade administrativa da prefeitura na gestão de hospitais, liberando recursos para investimentos em outras áreas da saúde.
O plano defende a expansão das Parcerias Público-Privadas (PPPs) na saúde, incluindo o modelo de OS. Sem detalhar o projeto, Carol também visa alcançar 100% de cobertura de Atenção Primária de Saúde (APS) nas áreas com baixo Índice de Progresso Social (IPS) da cidade.
Transporte público 🚌
O plano propõe a instalação de GPS em toda a frota de transporte público, com informações em tempo real para os passageiros. Aumentar a frequência e a oferta de ônibus, principalmente nos horários de pico.
Outras propostas são aumentar o número de faixas exclusivas para o transporte público e construir bicicletários em terminais de transporte da cidade. Reavaliar os limites de velocidade das principais vias.
A candidata também pretende realizar uma concorrência pública para a concessão do sistema BRT, incluindo os três corredores existentes e o Transbrasil (a ser inaugurado). A proposta inclui recuperar e reabrir as estações do BRT da Avenida Cesário de Mello, além de iniciar a substituição gradual dos ônibus a diesel por ônibus elétricos.
Assistência social❤️‍🩹
Sponza propõe reformar abrigos e oferecer soluções de moradia de longa permanência para pessoas em situação de rua, com foco em pessoas com deficiência e problemas de saúde mental. Incluir no Cadastro Único (CadÚnico) todos que têm esse direito.
A proposta visa garantir que as famílias de baixa renda tenham acesso aos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. A candidata também fala em investir em programas de capacitação e formação profissional destinados à reinserção produtiva da população em situação de rua.
Meio ambiente 🌏
Apesar de mencionar o plano “Rio+Resiliente / Cidade Esponja”, o documento não detalha as ações específicas que seriam implementadas.
Não há informações sobre as medidas a serem tomadas a curto, médio e longo prazo, nem sobre a infraestrutura necessária para tornar a cidade mais resiliente às enchentes. A única proposta concreta é a criação de um órgão permanente focado em combater as enchentes na cidade do Rio de Janeiro. A estrutura do novo órgão seria inspirada no Centro de Operações Rio (COR), conhecido por sua atuação em situações de crise.
Segurança 🚨
A principal proposta para a área de segurança é a transformação da Guarda Municipal do Rio em uma Polícia Municipal. A ideia é que a Guarda Municipal seja gradualmente capacitada e armada para atuar de forma mais efetiva na segurança pública.
O plano propõe a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, equipadas com inteligência artificial para monitoramento em tempo real, reconhecimento facial e análise preditiva de crimes.
O plano sugere o uso de drones para o patrulhamento aéreo da cidade, especialmente em áreas de difícil acesso, como favelas e áreas florestais. A intensificação da fiscalização e a repressão ao transporte clandestino de passageiros e mercadorias, que também contribui para o financiamento do crime organizado.
Habitação 🏘️
A candidata sugere identificar e disponibilizar imóveis públicos vagos ou subutilizados, especialmente em áreas de interesse cultural ou tombadas, para empreendimentos residenciais. A proposta inclui a cessão gratuita desses imóveis para projetos que visem a recuperação do bem e a criação de moradias. Utilizar o mecanismo jurídico da desapropriação por hasta pública para adquirir imóveis para fins sociais, como a construção de moradias populares.
Outra ação seria implementar um programa de regularização fundiária e urbanização, com foco em áreas como complexos de favelas (Caju, Lins, Penha, São Carlos, etc.), bairros não oficiais (Rio das Pedras, Vila Kennedy, etc.) e bairros com baixo Índice de Progresso Social.
Geração de emprego 💼
O plano propõe rever a forma e os valores de tributos municipais, como ITBI, ISS e IPTU, com o objetivo de reduzir a carga tributária e estimular a economia. Na avaliação da campanha, a diminuição do ISS da construção civil, por exemplo, poderia incentivar o setor e gerar empregos na área.
A proposta de criar um Portal do Empreendedor Carioca, com informações e procedimentos online, visa facilitar a abertura de empresas e promover o empreendedorismo na cidade. O plano propõe a criação de um Código de Defesa do Empreendedor para fortalecer a livre iniciativa e o exercício de atividades econômicas no município.
Cultura 🛕
O plano propõe a criação de um Calendário Cultural integrado, utilizando um aplicativo desenvolvido em parceria com a iniciativa privada, que disponibilize informações em tempo real sobre as atrações culturais da cidade. Essa ferramenta facilitaria o acesso do público às informações sobre eventos culturais, promovendo a participação e a democratização da cultura.
É proposta também a implementação de um Passaporte Cultural (oferta de descontos) com validade durante todo o ano. O plano visa transformar a Riofilme em uma entidade voltada exclusivamente para a atração e a promoção de filmagens no Rio de Janeiro, seguindo o modelo da California Film Commission.
A Riofilme atuaria como facilitadora na obtenção de licenças e em questões tributárias, com o objetivo de atrair produções audiovisuais para a cidade, impulsionando a indústria cinematográfica local e gerando emprego e renda.
Cyro Garcia (PSTU)
Cyro Garcia em entrevista ao g1
Stephanie Rodrigues/ g1
Educação✏️
Segundo o plano de governo, o PSTU defende a escola pública, “gratuita e em período integral” para todas as crianças e jovens. Cyro fala em escolas como um centro educacional completo, com espaços de esportes, cultura e lazer, além das atividades regulares.
Contudo, o plano não diz como pretende chegar nesse objetivo. O partido propõe o fim da terceirização de todos os serviços nas escolas, incluindo alimentação, limpeza e segurança, com a contratação de servidores públicos por meio de concurso público.
O candidato também defende a criação de creches e escolas de educação infantil em tempo integral, garantindo vagas para todas as crianças de até 5 anos. O plano de governo fala também na valorização dos profissionais da educação, com plano de carreira, “salários dignos”, programa de capacitação continuada e reajuste salarial anual.
Saúde 🏥
O partido propõe um aumento significativo no orçamento da saúde, com investimento na infraestrutura dos hospitais e postos de saúde, compra de equipamentos e contratação de profissionais. Contudo, o documento não apresenta detalhamento sobre a fonte dos recursos. O PSTU defende a distribuição gratuita de medicamentos para toda a população.
O partido propõe o fim da terceirização e privatização de todos os serviços de saúde, com a contratação de profissionais estatutários por meio de concurso público.
Também sem dar detalhes de como fazer, Cyro propõe a criação de novos hospitais, postos de saúde, UPAs e CAPS, além da reforma e modernização dos já existentes, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento e reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.
Transporte público 🚌
O candidato pretende garantir o acesso gratuito ao transporte público para toda a população. A tarifa zero é defendida como forma de reduzir o uso de transporte individual, diminuindo o desgaste das vias públicas, a poluição e os gastos decorrentes.
O PSTU defende a criação de uma empresa municipal de transporte que forneça transporte público gratuito em todos os horários e lugares, utilizando ônibus ou vans. O partido propõe a ampliação da rede de ciclovias na cidade, com atenção à segurança dos pedestres e à topografia.
A proposta também inclui a construção de estacionamentos para bicicletas em locais de difícil acesso e a integração das ciclovias com outros meios de transporte. Cyro também defende a substituição da frota de ônibus e veículos oficiais por alternativas que utilizem fontes de energia limpas e renováveis.
Assistência social❤️‍🩹
Para combater a desigualdade no município, o candidato propõe tarifa zero no transporte público, refeições gratuitas em restaurantes populares, internet grátis em toda a cidade, isenção de IPTU para moradores de baixa renda e luta pela isenção de tarifas de luz e gás. Além disso, Cyro quer criar o salário-desemprego e um suporte emergencial à população em situação de vulnerabilidade.
Meio ambiente 🌏
O partido defende a ampliação dos serviços públicos de preservação ambiental para controlar e fiscalizar a emissão de poluentes. É destacado o desassoreamento de rios e outros corpos d’água como medida para evitar enchentes, assim como a contenção de encostas em áreas de risco. O PSTU defende a criação de uma empresa municipal para realizar obras de saneamento e coleta de esgotos.
Segurança 🚨
O PSTU estabelece uma conexão direta entre a violência e a desigualdade social, argumentando que a injustiça social é um dos principais fatores que contribuem para o aumento da criminalidade. As propostas para áreas como habitação, transporte, saúde e educação visam, em última instância, combater as raízes da violência, criando uma sociedade mais justa e igualitária.
Habitação 🏘️
Cyro defende a expropriação de imóveis abandonados para fins de moradia social, além da utilização de terrenos públicos para a construção de casas populares. A proposta faz parte do plano de habitação que prioriza a construção de moradias populares, com o objetivo de oferecer alternativas dignas de moradia para a população de baixa renda.
Geração de emprego 💼
Segundo o plano de governo de Garcia, o investimento em obras públicas para a regularização e instalação de infraestrutura em diferentes bairros, como a construção de redes de saneamento básico, moradias, restaurantes populares, postos de saúde, creches e escolas, tem potencial para gerar empregos, principalmente na construção civil.
Cultura 🛕
O programa de governo não detalha os planos para a área da Cultura, mas defende que as escolas se tornem “centros educacionais, com espaços de esportes, cultura e lazer”.
Eduardo Paes (PSD)
Eduardo Paes chega aos Estúdios Globo para o debate
Raoni Alves/g1
Educação✏️
A meta do candidato à reeleição é tornar o Rio a primeira capital do país em matrículas em tempo integral, atingindo mais de 70% de cobertura na cidade. O plano prevê a criação de 13 mil novas vagas em creches e pré-escolas, ampliando o acesso à educação infantil.
O programa pretende criar 500 novas escolas tecnológicas em tempo integral na rede municipal, expandindo o modelo dos GETs. A proposta inclui a oferta de ensino de programação computacional para 200 mil alunos da rede pública municipal.
O programa visa reduzir o déficit de educadores na educação especial, garantindo um profissional para cada três alunos na rede de apoio, buscando tornar o município referência em educação inclusiva. O plano também destaca a importância de recuperar a infraestrutura das escolas, com foco na climatização de todas as salas de aula.
Saúde 🏥
O plano prevê a criação de duas novas unidades do Super Centro Carioca de Saúde, uma em Campo Grande e outra na Zona Norte, com projetos para mais duas unidades (Realengo e Jacarepaguá). O plano visa melhorar o fornecimento de medicamentos nas Clínicas da Família, UPAs e hospitais, buscando solucionar um problema recorrente no sistema de saúde. O plano também inclui a implementação de um programa específico para famílias com pessoas no espectro autista e a criação de oito centros de referência na cidade.
Transporte público 🚌
O plano prevê aprimorar as linhas regulares e os ônibus convencionais. Outra proposta é iniciar a transição do BRT para um sistema Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
A proposta inclui iniciar a transição nas linhas Transcarioca e Transoeste, do Jardim Oceânico ao Parque Olímpico. Reestruturar a política tarifária, utilizando a nova bilhetagem digital (Programa Jaé). A proposta visa oferecer mais integrações e benefícios para os usuários do transporte público.
Assistência social❤️‍🩹
Expandir o programa de combate à fome “Prato Feito Carioca”, por meio das cozinhas comunitárias, além da criação do “Programa Restaurante Popular Carioca”. Implantar o programa de transferência de renda “Carioquinha”. Este programa será destinado a famílias vulneráveis com crianças de 0 a 6 anos.
Meio ambiente 🌏
O plano prevê a implementação dos trechos 1 e 2 do projeto “Controle de Enchentes da Bacia do Rio Acari”, visando reduzir os riscos de enchentes na região. O plano propõe dar continuidade ao projeto, que visa expandir e melhorar os sistemas de drenagem da cidade para aumentar a resiliência às mudanças climáticas.
O programa propõe expandir o sistema de sirenes para comunidades vulneráveis a enchentes, especialmente aquelas localizadas em áreas de baixada, buscando alertar a população sobre os riscos e permitir a evacuação em situações de perigo.
Já o Projeto ZN Verde visa arborizar a Zona Norte da cidade com mudas produzidas em larga escala, buscando reduzir as ilhas de calor e os impactos das mudanças climáticas na região.
Segurança 🚨
Paes propõe o aumento da presença da Guarda Municipal em praças e parques, inibindo a prática de crimes e aumentando a sensação de segurança.
Também consta no plano a criação de um grupo de elite da Guarda Municipal com autorização para uso de armas de fogo.
Outras propostas são a ampliação da iluminação pública, instalação de câmeras de segurança, cerco eletrônico e ações de limpeza urbana. O plano propõe fortalecer a Ronda Maria da Penha, um programa que já existe na Guarda Municipal, com o objetivo de intensificar o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
O plano também prevê a expansão do Programa BRT Seguro, que busca fortalecer o combate à violência e ao vandalismo nas estações e terminais do BRT.
Habitação 🏘️
O programa de governo de Eduardo Paes não especifica os objetivos dos programas “Morar Carioca” e “Bairro Maravilha”. O documento menciona apenas a intenção de ampliar a cobertura de ambos os programas em toda a cidade, sem detalhar seus objetivos específicos ou como essa ampliação seria realizada.
Já o programa “Casa Carioca” é citado como um instrumento para identificar famílias em situação de vulnerabilidade social e, a partir dessa identificação, promover melhorias habitacionais em suas moradias. O documento cita a meta de realizar melhorias em 20 mil moradias.
Geração de emprego 💼
Eduardo Paes planeja atrair empregos através de investimentos em turismo, revitalização da região portuária e estabelecimento de parcerias público-privadas. O objetivo é aumentar o número de turistas, impulsionar o setor hoteleiro, bares, restaurantes, comércio e serviços de transporte, gerando empregos nessas áreas. Além disso, o programa prevê a criação do HUB Favela Empreendedora, que apoiará empreendedores de favelas e comunidades.
Cultura 🛕
O programa “Jaé Cultural” visa garantir a gratuidade da tarifa do transporte público para os usuários que utilizarem o transporte público para ir e voltar de eventos culturais. A gratuidade se aplica a espetáculos oferecidos pelos equipamentos culturais municipais ou patrocinados pela prefeitura. Fortalecimento do programa “Rede Carioca de Cultura”, que visa reformar e revitalizar equipamentos de cultura privados, como clubes e associações culturais e esportivas, localizados nas zonas Norte e Oeste da cidade. Inauguração do Museu Rio Olímpico e implantação do Parque do Legado Olímpico.
Henrique Simonard (PCO)
Henrique Simonard
Stephanie Rodrigues/g1
Educação✏️
O candidato defende que a comunidade escolar, incluindo pais e responsáveis, poderia participar da identificação da demanda por vagas em creches, mapeando as necessidades específicas de cada região.
A construção de novas creches e a ampliação das existentes exigem investimentos significativos. Os recursos economizados com o não pagamento da dívida pública poderiam ser direcionados para essa área, segundo a proposta.
Saúde 🏥
O PCO defende a estatização total do sistema de saúde, eliminando a participação de empresas privadas, como as Organizações Sociais (OSs), que o partido considera como forma de privatização do Sistema Único de Saúde (SUS).
O partido quer que o sistema de saúde seja gerido pelos próprios trabalhadores da área, por meio de suas organizações representativas. Essa medida visa, segundo o PCO, eliminar o controle burocrático e garantir que as decisões sejam tomadas por aqueles que conhecem as necessidades da população e do sistema.
Transporte público 🚌
Sem detalhar como fazer, o candidato prevê a criação de um sistema de transporte público totalmente integrado, com diferentes modalidades funcionando de forma complementar, e gratuito para toda a população. A estatização é vista como a única forma de acabar com a exploração da população pelas empresas privadas de transporte, segundo o plano.
Assistência social❤️‍🩹
A proposta central do PCO para combater a fome é a criação de um programa de subsídio dos alimentos. O objetivo é tornar os alimentos básicos mais acessíveis à população de baixa renda, garantindo que todos tenham condições de adquirir suas necessidades básicas. O partido argumenta que os recursos destinados ao pagamento da dívida deveriam ser direcionados para programas sociais, como o subsídio aos alimentos.
O PCO defende que os ricos devem arcar com a maior parte dos custos do Estado, propondo a redução de impostos para os trabalhadores, como o IPTU, e o aumento da taxação sobre os mais ricos. Essa política de tributação progressiva, em teoria, poderia gerar recursos para financiar programas sociais e investimentos públicos que beneficiem a população de baixa renda, contribuindo para a redução da desigualdade.
Meio ambiente 🌏
O plano de governo não aborda diretamente a questão da prevenção de enchentes e nem das consequências das mudanças climáticas.
Segurança 🚨
O programa do partido para as eleições de 2024 não menciona explicitamente a Guarda Municipal e não trata sobre o papel da prefeitura na segurança pública.
Habitação 🏘️
A proposta é garantir a documentação necessária para que imóveis abandonados ocupados por movimentos de moradia sejam regularizados. Outro ponto do plano é investir em programas de construção de moradias populares, caso a expropriação de imóveis ociosos não seja suficiente para suprir o déficit habitacional.
Geração de emprego 💼
Sem detalhar como fazer, o candidato propõe um plano de obras públicas para gerar empregos e defende um salário mínimo digno para todos os trabalhadores, incluindo os funcionários municipais. Para o partido, essas medidas, se implementadas, poderiam melhorar a renda e as condições de vida da população, contribuindo para a redução da desigualdade.
Cultura 🛕
O plano do PCO não cita propostas para o setor cultural.
Juliete Pantoja (UP)
Juliete Pantoja em entrevista ao g1
Stephanie Rodrigues/ g1
Educação✏️
O plano de governo cita o programa “Brasil Alfabetizado” como forma de erradicar o analfabetismo e o analfabetismo funcional no Rio. O programa prevê a criação de turmas em escolas e universidades e a formação de brigadas de alfabetização.
A candidata defende a valorização dos profissionais da educação, com reajuste salarial, fim da precarização das contratações e realização de concursos públicos para suprir a demanda por professores, auxiliares e pedagogos. O programa menciona a necessidade de ampliar o acesso à educação infantil, mas não detalha medidas específicas para reduzir a fila por vaga em creche.
Saúde 🏥
O programa propõe o fim das PPPs na saúde, com a justificativa de que esse modelo de gestão precariza o atendimento e desvia recursos públicos para a iniciativa privada. O plano fala ainda da criação de uma central municipal de medicamentos para garantir o acesso da população aos medicamentos básicos, além de propor a retomada da produção pública de medicamentos, por meio da reativação e construção de fábricas, visando a reduzir a dependência da indústria farmacêutica e garantir o abastecimento de medicamentos para a população.
Transporte público 🚌
O programa propõe a estatização de todo o transporte público, incluindo o sistema de trens. A Unidade Popular argumenta que a gestão pública é fundamental para garantir a qualidade, acessibilidade e tarifas justas no transporte público.
O programa propõe a ampliação da rede de BRT para conectar diferentes regiões da cidade. A Unidade Popular defende o controle público dos algoritmos utilizados em aplicativos de transporte, como forma de evitar a exploração dos trabalhadores e garantir a qualidade dos serviços.
Assistência social❤️‍🩹
O plano propõe a implementação de uma renda mínima para a população em situação de vulnerabilidade social, utilizando o Sistema Único de Assistência Social, garantindo recursos mínimos para suprir necessidades básicas, incluindo a alimentação. O Unidade Popular defende a criação de mais restaurantes populares como forma de combater a fome e garantir o acesso à alimentação adequada para a população mais vulnerável.
Meio ambiente 🌏
Apesar de não abordar diretamente a questão das enchentes e como evitá-las, o programa propõe aumentar a cobertura vegetal, especialmente em áreas de encosta e nas margens de rios, para ajudar a conter a água da chuva, evitando o escoamento superficial e alagamentos.
Segurança 🚨
A candidata pretende criar a Guarda Civil Municipal, com foco na segurança cidadã e atuação comunitária, em oposição à lógica militarizada e defende o fim da repressão aos trabalhadores ambulantes, considerando-os parte importante da economia da cidade. O programa propõe a valorização dos guardas municipais, com a oferta de treinamentos adequados que enfatizem o respeito aos direitos humanos e a resolução pacífica de conflitos.
Habitação 🏘️
A Unidade Popular propõe a desapropriação de imóveis vazios e abandonados para fins de moradia popular. Essa medida visa combater a especulação imobiliária e garantir o direito à moradia.
Juliete também é a favor da taxação de grandes propriedades e a revisão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) como forma de inibir a especulação imobiliária e garantir recursos para investimentos em moradia popular.
Sem definir a fonte de custeio, a candidata defende a criação de um fundo municipal de moradia para financiar a construção de novas unidades habitacionais, a urbanização de favelas e a regularização fundiária. O programa defende ainda a criação de abrigos e a oferta de soluções habitacionais para a população em situação de rua.
Geração de emprego 💼
A candidata propõe a criação de frentes de trabalho em áreas como construção, saúde, educação e saneamento. O programa destaca a necessidade de obras de infraestrutura nas periferias, construção e reforma de unidades de saúde e escolas, além de serviços de zeladoria.
Essas frentes de trabalho seriam realizadas com base em mutirões remunerados (via CLT) e trabalho comunitário, com o objetivo de gerar empregos e melhorar as condições de vida da população.
Cultura 🛕
O programa propõe a criação de um festival anual para promover a cultura popular e valorizar artistas locais, garantindo a diversidade cultural.
Outra proposta é a criação de um Centro de Arte Popular que ofereça atividades artísticas, esportivas e de lazer, com foco na inclusão social, especialmente nos bairros populares, além de propor a descentralização das atividades e eventos culturais, levando-os para além das áreas centrais da cidade e tornando-os acessíveis à população de diferentes regiões.
Marcelo Queiroz (PP)
Marcelo Queiroz
Gustavo Wanderley/g1
Educação✏️
Queiroz propõe buscar a colaboração do governo estadual, federal e do setor privado para financiar e construir novas unidades de creche. Enquanto a construção de novas creches não elimina a fila de espera, o plano propõe a criação de um “vale-creche” para todas as crianças que não conseguiram vaga.
O candidato pretende realizar novos concursos públicos para professores e coordenadores, convocar aprovados em concursos anteriores, instituir gratificações para cargos de gestão e aumentar o valor do tíquete-refeição dos profissionais da educação.
O plano de governo pretende ampliar o programa de educação em tempo integral nas escolas municipais. É proposta a implementação de um programa de reformas nas escolas municipais, com foco na conservação, sustentabilidade ambiental, melhoria das condições físicas e do ambiente de aprendizagem.
Saúde 🏥
O plano propõe a construção de cinco novos Centros de Especialidade, um para cada Área de Planejamento (AP) do município.
A proposta do programa “Saúde na Palma da Mão” visa utilizar a telemedicina para atendimentos de menor complexidade, ampliando o acesso aos cuidados médicos de forma remota.
O plano prevê a divulgação pública dos contratos firmados na área da saúde no Portal da Transparência e a instituição de medidas de transparência na gestão das filas do SISREG, além do fortalecimento da atenção primária nas Clínicas da Família e a revisão dos contratos de serviços terceirizados na saúde. O candidato também quer aumentar a oferta de saúde da mulher.
Transporte público 🚌
O plano propõe a criação de um sistema de transporte elevado, o Trem Carioca Suspenso, como uma alternativa de alta capacidade para desafogar o tráfego e reduzir o impacto ambiental.
O primeiro trecho a ser desenvolvido seria entre Deodoro e Santa Cruz, via Avenida Brasil. O plano busca concretizar a implantação do transporte aquaviário entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão, além de oferecer o transporte nas lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.
O plano prevê a adoção de veículos elétricos no sistema BRT e a busca por parcerias público-privadas para investir na modernização, manutenção e segurança da infraestrutura, incluindo estações, corredores e vias exclusivas. Queiroz também reconhece a necessidade de integrar o BRT a outros meios de transporte de massa para facilitar o deslocamento dos usuários.
O candidato pretende “reforçar a fiscalização do cumprimento dos contratos de concessão das empresas de ônibus, assegurando que todas as cláusulas sejam respeitadas”.
Assistência social❤️‍🩹
O plano propõe um incremento no orçamento da Secretaria de Assistência Social, que seria utilizado para ampliar o número de vagas de acolhimento, melhorar a infraestrutura das unidades existentes e aprimorar os serviços prestados pela secretaria. No entanto, o plano não especifica qual seria o percentual de aumento no orçamento.
O plano coloca o combate à extrema pobreza como um ponto central da política de assistência social. A proposta é a criação de um banco de alimentos ou a formalização de parcerias com restaurantes, supermercados e outros setores da indústria alimentícia para garantir o direito à alimentação a todos. O plano também pretende ampliar o número de Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e de seus funcionários.
Meio ambiente 🌏
O plano visa conectar áreas verdes urbanas e periurbanas, com foco na Zona Oeste, buscando mitigar o problema das ilhas de calor. A proposta inclui o mapeamento de nascentes e a recuperação de áreas degradadas próximas a mananciais, com o plantio de espécies nativas.
O plano prevê o reflorestamento de áreas de Mata Atlântica com espécies nativas, visando a recuperação dos serviços ecossistêmicos e a proteção da biodiversidade. O plano busca ampliar a arborização urbana e criar corredores verdes para conectar o Maciço da Pedra Branca e o Maciço do Gericinó-Mendanha, permitindo a movimentação da fauna.
O plano também propõe a reestruturação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) e da Fundação Parques e Jardins (FPJ), com a realização de concurso público para suprir a demanda por profissionais qualificados. A proposta de centralizar o licenciamento ambiental na SMAC busca garantir uma gestão mais eficiente e rigorosa dos impactos ambientais de projetos, contribuindo para a prevenção de danos futuros.
Segurança 🚨
A proposta visa transformar o COR em um centro de inteligência e segurança municipal com monitoramento contínuo.
Também é proposta a expansão da Rede de Câmeras Públicas. O plano propõe ainda a criação de um plano de cargos e salários digno para a Guarda Municipal, com padrões remuneratórios, jornada de trabalho e critérios de promoção justos, além de concurso público para o órgão.
O candidato diz que tem a intenção de apoiar e participar ativamente do Programa Segurança Presente. O documento também menciona a participação efetiva no programa e a contribuição para o pagamento de RAIS.
Habitação 🏘️
Uma das propostas é a construção de “condomínios prediais integrados aos bairros” com infraestrutura de qualidade, áreas verdes e segurança, com o objetivo de oferecer alternativas habitacionais dignas em áreas com maior adensamento populacional.
É proposta também a conversão de imóveis públicos e privados sem uso para fins de habitação popular, buscando ampliar a oferta de moradias em áreas já infraestruturadas. Queiroz também quer abrir diálogo com construtoras para discutir soluções e oferecer incentivos fiscais e benefícios para a construção de moradias populares.
Geração de emprego 💼
A proposta inclui o fomento à atividade industrial na Zona Oeste e a implementação de uma política de microcrédito para pequenos e médios empreendedores.
Cultura 🛕
O plano prevê uma política abrangente de reforma e revitalização dos espaços culturais da cidade, incluindo teatros, museus e centros culturais.
Visando valorizar e fortalecer a cultura do artesanato no Rio de Janeiro, o plano propõe a criação do Centro Carioca Municipal. Esse centro funcionaria como um espaço para exposições permanentes e temporárias de artesanato, comercialização de produtos artesanais, oficinas e eventos culturais.
Rodrigo Amorim (União)
O candidato Rodrigo Amorim (União) em entrevista ao g1
Stephanie Rodrigues/g1
Educação✏️
Para enfrentar a falta de vagas em creches, Amorim propõe o programa “Infância de Primeira”, que funcionaria por meio de um sistema de vouchers. A ideia é contratar vagas ociosas em instituições privadas, por meio de um sistema de compensações.
Inspirado no modelo cívico-militar, Amorim defende a militarização das escolas municipais já no ano letivo de 2025, visando implementar um tripé baseado em “disciplina, hierarquia e cumprimento de tarefas”.
Ele também defende a criação de escolas confessionais, em parceria com instituições filantrópicas, para atender à demanda por um ensino baseado na disciplina e na religião. O candidato pretende desenvolver parcerias público-privadas para a construção e administração de escolas que funcionem em tempo integral.
Saúde 🏥
Com o Programa “Saúde na Palma da Mão”, Amorim propõe a criação de um aplicativo para que os usuários do SUS possam agendar e desmarcar consultas, acompanhar o histórico médico e receber informações sobre a disponibilidade de serviços de saúde.
Amorim pretende zerar as filas de espera para exames e cirurgias eletivas por meio da realização de procedimentos em horários estendidos (das 18h à meia-noite) em parceria com hospitais privados e filantrópicos. O candidato defende a remuneração da rede privada com base em uma tabela do SUS atualizada e o encaminhamento de casos mais complexos para hospitais estaduais e federais.
Inspirado no sistema de vouchers, Amorim propõe a criação do “Vale Saúde Carioca” para consultas ambulatoriais de baixa complexidade. O paciente que não conseguir agendamento em até 24 horas na rede pública receberia um voucher para realizar a consulta na rede privada. Amorim defende a ampliação do uso da telemedicina para triagem, atenção preventiva e acompanhamento de pacientes.
Transporte público 🚌
O candidato propõe intensificar a fiscalização, com a aplicação de multas para as empresas que não tiverem ar-condicionado em seus veículos dentro de um prazo determinado.
Também propõe implementar o monitoramento em tempo real de ônibus e vans para prever o serviço. Outra proposta é instalar câmeras de reconhecimento facial nos ônibus para contribuir com a segurança, além da implantação de semáforos inteligentes e câmeras de gerenciamento de tráfego em tempo real, para otimizar o fluxo de veículos.
Assistência social❤️‍🩹
O candidato pretende ampliar e fortalecer os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para oferecer serviços integrados de apoio psicossocial, educação e capacitação profissional.
Além disso, o programa defende a capacitação profissional contínua para os funcionários dos centros, para garantir atendimento de qualidade e integrado. Amorim também quer implementar uma abordagem multidisciplinar que combine saúde, educação e assistência social em cada CRAS.
Meio ambiente 🌏
O plano defende um trabalho contínuo de prevenção a desastres naturais, com ênfase na identificação de áreas de risco, criação de projetos de escoamento de água e combate a construções irregulares.
Segurança 🚨
O candidato quer transformar a Guarda Municipal em Polícia Municipal. A RIOPOL estaria autorizada a portar armas de fogo e atuar na repressão de crimes de menor potencial ofensivo. Criação de uma equipe especial dentro da Polícia Municipal, a REBU, que realizaria abordagens, atendimentos de urgência e atuaria em conjunto com a Defesa Civil Municipal.
Amorim propõe a criação de um consórcio de segurança entre os municípios da Região Metropolitana, com a participação da Polícia Municipal do Rio, do governo do Estado e da União.
O plano prevê a convocação dos aprovados no último concurso (2012) e a realização de um novo concurso para aumentar o efetivo da Guarda Municipal para 14 mil integrantes. O plano também fala sobre a criação de um plano de carreira motivacional para os guardas municipais, além de um sistema de metas e premiações.
Habitação 🏘️
O plano de governo de Rodrigo Amorim não discute diretamente a questão da construção de novas moradias no Rio de Janeiro e não cita o déficit habitacional no município.
Geração de emprego 💼
O plano de governo de Rodrigo Amorim propõe incentivos fiscais para empresas que se instalarem em áreas próximas às favelas, estimulando a geração de empregos nessas regiões. O candidato também prevê investimentos em infraestrutura, como a construção de garagens subterrâneas e a expansão do metrô, o que pode gerar empregos na construção civil.
Cultura 🛕
Amorim pretende fortalecer a RioFilme e a Rio Film Commission, tanto no âmbito da Economia Criativa como na preservação do patrimônio cultural imaterial relacionado ao audiovisual. O plano propõe a criação de novos pontos de venda e apoio ao artesanato local, além da criação do selo “Rio&Arte” para estimular a produção artesanal carioca.
Amorim pretende intensificar o uso de políticas de incentivo fiscal para a Cultura, articulando potenciais patrocinadores com artistas e produtores culturais.
Tarcísio Motta (PSOL)
Tarcísio Motta participa do “Central das Eleições”
Reprodução/GloboNews
Educação✏️
Tarcísio propõe zerar a fila para creche na cidade até 2028, oferecendo vagas em tempo integral e com período noturno.
O candidato espera criar o Fundo Municipal para Creches (FUNCRECHE) e aumentar progressivamente os investimentos em construção e manutenção de creches. Esse fundo seria financiado por recursos do ISS (Imposto Sobre Serviços), iniciando com 1,25% em 2025, aumentando a cada ano, até chegar a 5% em 2028.
Outra proposta é implementar Educação Integral Inclusiva na rede municipal de ensino. O Programa Escola de Portas Abertas terá quatro objetivos: (a) integrar as políticas de esporte, arte e cultura aos programas de educação; (b) oferecer educação especial inclusiva; (c) incluir toda comunidade escolar (alunos, pais, funcionários e professores) na construção dos programas educativos; e (d) estabelecer pontes entre a escola e bairros.
O plano indica também reformas nas quadras poliesportivas das escolas e garantia de acesso dos alunos aos equipamentos e instalações esportivas dos clubes de bairro locais. Já no primeiro ano, a ideia é realizar a Olimpíada Carioca para estimular o esporte na rede municipal de ensino e fortalecer a relação das escolas com a cidade.
Saúde 🏥
O deputado propõe garantir um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) “digno” aos servidores; realizar concursos públicos para recompor o quadro de servidores; e acabar com as Organizações Sociais (OSs) e as Organizações da Sociedade Civil (OSC).
O plano fala em coordenar a administração de todos os hospitais localizados no município, públicos ou privados, incluindo as unidades estaduais e federais, cujas vagas devem ficar sob controle do município, com contratos de gestão e metas de atendimento.
Tarcísio também quer atuar nas duas pontas para acabar com a fila por exames e consultas do SISREG e fortalecer os programas de atenção primária. A meta seria atingir 100% de cobertura da população carioca pela Atenção Primária à Saúde.
Outro objetivo é priorizar concursos em parceira com o Governo Federal e criar equipes básicas para atender no máximo 2.500 pessoas cada, como preconiza o Ministério da Saúde. O plano indica que a rede terá 2.600 médicos, 2.600 enfermeiros, 2.600 técnicos de enfermagem e 13.000 agentes comunitários.
Transporte público 🚌
A proposta inclui garantir bicicletas, vans, ônibus, BRT e VLT de graça toda sexta, sábado e domingo e dar o primeiro passo rumo à tarifa zero em todos os serviços de mobilidade da cidade. Para cobrir os custos de mobilidade do programa Sextou Carioca, o plano indica recursos do Fundo Municipal de Transporte, que será financiado a partir de diferentes fontes de arrecadação, como multas de trânsito, repasses federais e estaduais, bem como instrumentos urbanísticos previstos no Plano Diretor do Município e no Estatuto das Cidades.
A proposta fala em redirecionar as linhas de vans, ônibus e VLT para estimular o uso do trem e do metrô, expandir o VLT para a Ilha do Governador (alcançando a Cidade Universitária e o Aeroporto Galeão) e a Zona Sul (começando pelo Aterro do Flamengo e atravessando toda a orla até o Leblon), bem como planejar a VLTzação do sistema BRT (Transoeste, Transcarioca, TransBrasil e Transolímpica).
Assistência social❤️‍🩹
O candidato propõe criar o programa Rio Fome Zero, que vai ter duas frentes, a transferência de renda complementar ao Bolsa Família do Governo Federal e uma rede pública de cozinhas solidárias, feiras, mercados e restaurantes populares agroecológicos.
O programa Renda Básica Carioca daria um auxílio permanente às 200 mil famílias mais pobres da cidade (as 10% mais pobres). Já o programa Rio Solidário vai instalar cozinhas solidárias, feiras, mercados e restaurantes populares em todas as 33 regiões administrativas da cidade.
Meio ambiente 🌏
O plano fala em valorizar o servidor público do COR, da Defesa Civil, da Geo-Rio e da Rio-Águas, realizando concurso público, garantindo um plano de carreira digno e investindo na capacitação técnica dos servidores.
Outra prioridade descrita é atualizar o plano de contingência durante emergências para integrar a atuação dos diferentes órgãos e esferas de poder. Além disso, o candidato espera criar o Agente Comunitário de Proteção Socioambiental para garantir atenção primária nas áreas de risco. A ideia é inspirada no modelo dos Agentes Comunitários de Saúde.
Tarcísio pretende equipar a cidade com instrumentos de monitoramento em tempo real de deslizamentos que utilizam emissões acústicas para detectar movimentos de massa nas encostas. Isso irá antecipar a capacidade de prever e mensurar os riscos geológicos dos territórios.
Segundo o documento, o mesmo investimento será feito para o monitoramento do nível dos rios e lagoas, com vistas à prevenção de inundações e alagamentos. Além disso, o candidato quer aprimorar e ampliar a rede de estações meteorológicas de modo alcançar o número de estações preconizado pela Organização Meteorológica Mundial. E garantir rotas de fuga seguras para pontos de apoio que ofereçam estrutura assistencial durante eventos climáticos extremos.
Segurança 🚨
O plano prevê valorizar a Guarda Municipal como um órgão civil importante para a gestão inteligente do espaço público.
A proposta fala tambpem em investir na formação adequada, planejamento estratégico e organização tática, priorizando a atuação da Guarda em áreas com maior incidência de conflitos urbanos, utilizando técnicas preventivas de mediação de conflitos, além de assegurar melhores condições de trabalho, plano de carreira digno e acompanhamento psicológico para os guardas municipais.
O programa indica que vai colaborar com o Governo do Estado e a União no combate ao tráfico ilegal de armas e à grilagem de terras, além de combater os grupos mafiosos que controlam territórios com base na extorsão, atuando contra mercados clandestinos (transporte, serviços ilegais). O objetivo é desarticular o comércio ilegal de celulares roubados (Programa Celular Seguro), focando em lojas de revenda ilegal e desmontando a rede de compra e venda.
Habitação 🏘️
Criar o programa Habita Rio com base em três pilares: uma imobiliária pública voltada para a construção de casas de qualidade a preços acessíveis; um plano de moradia popular no Centro; e uma política de urbanização de favelas.
A Imobiliária Carioca terá o objetivo de construir casas baratas para as camadas médias da população e utilizar o valor excedente para financiar solidariamente a oferta aos mais pobres.
A meta é 50 mil casas para 150 mil cariocas. Metade dessas habitações, serão disponibilizadas no centro do Rio, através do Projeto Porto Moradia. Prédios públicos na região que estiveram vazios ou subutilizados serão reconvertidos para fins de moradia por meio de programas de locação social, onde o aluguel é subsidiado pela prefeitura.
Geração de emprego 💼
Tarcísio espera criar novos empregos com um programa de obras de saneamento básico nas favelas, investimento no complexo industrial de saúde, atraindo a cadeia produtiva de fornecedores do SUS e criando oportunidades de trabalho desde a construção civil até a pesquisa científica.
Cultura 🛕
O programa fala em oferecer editais de premiação para projetos culturais e meios de comunicação independentes que já atuam na cidade.
O programa ‘Minha sede, minha vida’ pretende apoiar a criação e manutenção de sedes de coletivos cariocas. E o programa ‘Cultura na Praça’ vai montar uma equipe de curadoria artística e produção cultural em cada praça da cidade para organizar atividades, apresentações e oficinas gratuitas ao longo de todo o ano.
Veja a íntegra do debate
Veja o que é #FATO ou #FAKE no debate da Globo entre os candidatos à Prefeitura do Rio
Veja o que disseram os candidatos após o debate do Rio

Mais Notícias