Conheça mais sobre a dieta saudável e personalizada para as necessidades de cada animal O que é a alimentação natural para cachorro e como funciona?
Kauana Bechtloff/RPC
A alimentação natural (AN) é uma opção de dieta saudável para cachorros, desenvolvida com uma fórmula completa e balanceada, para fornecer os nutrientes que o pet precisa.
As receitas, produzidas por empresas junto a médicos veterinários especializados, incluem bons níveis de proteína animal, gorduras saudáveis, carboidratos com baixo índice glicêmico, legumes, verduras e hortaliças, além de suplementação mineral vitamínica específica para cada fase da vida do cachorro.
Esse processo, que oferece comida de verdade como uma alternativa a ração tradicional, tem sido cada vez mais recomendada por médicos veterinários.
Os alimentos mais comuns na Alimentação Natural
Dentro da alimentação natural (AN), alguns ingredientes são mais comuns e têm um papel importante na produção das receitas. Veja quais são eles e quais as suas funções.
Batata doce: um carboidrato complexo, que é rico em fibras, dá uma maior saciedade, vitaminas e minerais, que podem auxiliar na saúde da pele e do pelo.
Peito de frango: uma fonte de proteína magra, com baixo teor de gordura e de fácil digestão, sendo essencial para o crescimento, reparo e manutenção dos tecidos musculares, órgãos, produção de hormônios que estão relacionados a processos fisiológicos, como a digestão e crescimento.
Brocólis: um superalimento vegetal, rico em antioxidantes, que ajudam na desintoxicação e redução da inflamação e consequentemente previne doenças.
Óleo de girassol: uma fonte de gordura, rica em Ômega 6 e vitamina E, auxilia na saúde cardiovascular e reduz a inflamação do corpo, em animais mais idosos é ótimo para as articulações.
Diferente da comida caseira, os ingredientes são preparados de acordo com a quantidade indicada pelo médico veterinário e seguindo a tabela de nutrição canina.
Como funciona a preparação das receitas
A médica veterinária Vitória Marques, responsável na Mascote Fit, explicou passo a passo de como funciona a preparação das receitas a partir da alimentação natural, confira a seguir:
1. Seleção e higienização dos ingredientes: na primeira etapa de preparação das receitas, os ingredientes são selecionados, higienizados e levados ao forno a vapor para o cozimento.
2. Cozimento e montagem das dietas: para o preparo das porções, um profissional é responsável pelas carnes, outro pelos vegetais e assim por diante.
3. Mistura dos ingredientes e empacotamento nas embalagens: as embalagens são montadas seguindo a quantidade de cada porção, selada a vácuo e levada para o processo de ultracongelamento.
4. Ultracongelamento: as receitas passam por essa etapa para conservar as características organolépticas do alimento e preservar seus nutrientes. Assim é possível garantir a segurança alimentar, além de fazer com que a textura da comida fique ainda mais saborosa.
Benefícios da Alimentação Natural para os cachorros
A especialista também destacou alguns dos principais benefícios da alimentação natural, que podem ser observados quase que de forma imediata, na transição para a nova dieta:
● Redução da queda de pelos, alergias e pelagem mais brilhante
● Diminuição de condições clínicas como redução de cálculos urinários
● Diminuição do odor e tamanho das fezes
● Disposição, bem-estar e longevidade
No geral, as receitas de alimentação natural cuidam da saúde intestinal, da pelagem, do sistema imunológico e do pet como um todo.
Adeptos da Alimentação Natural pelo mundo
Reconhecidos pelo Guinness Book of World, os dois cachorros mais velhos do mundo já registrados têm em comum algo que vai além da idade: ambos tinham dieta à base de Alimentação Natural.
O primeiro caso é do cachorro Bluey, que nasceu em 1910 em Rochester, no estado de Victoria, na Austrália. Durante sua vida, trabalhou ajudando no pastoreio de gado e ovelhas, sempre em contato com o ambiente externo e outros animais.
Além dos hábitos de vida saudáveis, Bluey era alimentado com caças da natureza e alimentos naturais. Ao todo, ele viveu por 29 anos, 5 meses e 7 dias de vida.
Mais recentemente, Bobi, da raça Rafeiro de Alentejo, bateu o recorde de seu antecessor. Nascido em 1999, ele passou toda a sua vida na vila portuguesa de Conqueiros.
Sem nunca ter ficado preso ou fazer uso de coleira, Bobi também compartilhava um estilo de vida saudável, sempre livre no jardim da casa onde vivia.
Já nas refeições, era alimentado apenas com comida de humanos, em uma dieta de Alimentação Natural. Por fim, Bobi viveu por 31 anos e 165 dias, o período mais longo já registrado até então.
Tanto Bluey como Bobi, são exemplos de como uma vida tranquila aliada a uma alimentação saudável, contribuem para o bem-estar e para a longevidade dos animais.
Conheça a Mascote Fit e monte um plano de alimentação natural para o seu cachorro com tudo o que ele precisa