7 de janeiro de 2025

O que é o Domingo de Ramos celebrado pelos católicos?

Arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside missa na Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, na Região Norte. Arcebispo de Belo Horizonre, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na missa do Domingo de Ramos
Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação (arquivo)
Cristãos católicos celebram neste domingo (24) o Domingo de Ramos. A data marca o início da Semana Santa e relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.
Na Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, na Região Norte de Belo Horizonte, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo celebra a Eucaristia, às 10h30, com procissão e a Bênção dos Ramos.
Confira aqui a programação da Arquidiocese de BH.
Origem do Domingo de Ramos
De acordo com o vigário espiscopal para Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Filipe Gouvêa, desde o século V a Igreja Católica realizava procissões para recordar a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, quando ele foi aclamado como rei pelos judeus, com ramos, que gritavam: “Hosana nas alturas!”.
Ainda segundo Gouvêa, em Roma, na mesma época, celebrava-se a Semana Santa, a paixão de Jesus, ou seja, a morte de Cristo.
Assim, a Igreja Católica juntou os dois acontecimentos em uma celebração, a Semana Santa, que também reverencia a ressurreição de Jesus, no Domingo de Páscoa.
Celebração de Ramos marca início da Semana Santa em BH
Vídeos mais assistidos do g1 Minas

Mais Notícias