1 de outubro de 2024

O que é um UTV? Conheça o veículo metade carro e metade quadriciclo em que Zé Neto estava ao sofrer acidente e cortar a cabeça

Cantor fazia uma trilha quando, ao passar por um buraco, bateu em um ferro e sofreu um corte na cabeça. Ele permanece internado em um hospital de Rio Preto (SP), sem previsão de alta. Zé Neto mostra corte na cabeça após acidente com quadriciclo
O cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, precisou levar vários pontos na cabeça e foi internado no Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP), após sofrer um acidente com um UTV, em Fronteira (MG), no sábado (28). Mas, afinal, que veículo é esse?
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Zé Neto fazia uma trilha com o parceiro de palco quando, ao passar por um buraco, bateu em um ferro e sofreu um corte na cabeça. O g1 conversou com um professor de engenharia mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia, Clayton Barcelos Zabeu, de 54 anos, para entender as características do veículo.
Professor de engenharia mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia, Clayton Barcelos Zabeu
Instituto Mauá de Tecnologia/Divulgação
Segundo ele, um UTV é um “veículo utilitário multitarefas”, do inglês “Utility Task Vehicle”. O automóvel é comumente referido como sendo metade carro, dada a estrutura em torno da carroceria que protege os passageiros, e a outra metade quadriciclo, devido à base e motorização parecidas.
São veículos para uso em terrenos difíceis, como estradas de terra, mas também podem ser usados para recreação ou, em alguns casos, trabalho. Usualmente, são veículos com quatro rodas, podendo ter tração em todas ou apenas em duas rodas, a depender do modelo. Os mais comuns contam com motor de combustão interna.
Zé Neto sofreu dois acidentes em menos de um ano; relembre
Zé Neto, de Rio Preto (SP), mostra corte que teve na cabeça após acidente com quadriciclo em Fronteira (MG)
Reprodução/Instagram
Ainda conforme o professor, são, construtivamente, similares a um carro por possuírem motor, chassis, transmissão (câmbio que pode ser automático – CVT – ou manual), freios, pneus e caixa de direção.
Questionado sobre as regras para dirigir, Clayton reforça que o Contran, na resolução 573 de dezembro de 2015, traz as seguintes determinações:
O quadriciclo deve ter placa de identificação traseira, similar ao que acontece com motocicletas;
Só pode transportar passageiros acima de sete anos;
Só pode circular em vias urbanas (desde que identificado com placa). Não pode circular em rodovias;
Condutor e passageiro devem usar capacete;
Condutor deve ter CNH categoria B válida.
Estado de saúde
Esposa de Zé Neto fala sobre acidente com o cantor em Fronteira, MG
A esposa de Zé Neto, a influencer Natália Toscano, explicou que eles estavam na casa de Cristiano, na cidade mineira, quando a dupla decidiu fazer uma trilha com o veículo. Zé Neto chegou a postar um vídeo para mostrar o ferimento (assista no topo da reportagem).
Após o acidente, ele e a esposa seguiram para o HB de Rio Preto. Lá, o cantor fez uma tomografia por conta da pancada na cabeça e sangramento, mas o exame não apontou nada de grave. Ele seguia internado até a última atualização desta reportagem.
Cantor Zé Neto é internado em hospital no interior de SP após acidente com quadriciclo
Reprodução/Instagram
“Estou com dreno. Foi um corte bem grande. Está tudo bem, Graças a Deus”, disse o sertanejo em um vídeo publicado nas redes sociais.
De acordo com o último boletim médico, divulgado no domingo (29), o sertanejo tem o quadro de saúde estável, consciente e evoluindo de forma satisfatória, porém, sem previsão de alta hospitalar.
Hospital de Base de Rio Preto (SP)
Divulagação
Depressão e síndrome do pânico
No dia 22 de agosto, a dupla Zé Neto e Cristiano anunciou o cancelamento da agenda de shows por 90 dias por conta de um tratamento contra depressão e síndrome aguda do pânico de Zé Neto.
O comunicado foi feito no perfil oficial da dupla nas redes sociais. “Agradecemos o carinho e a compreensão de todos. Como vocês, estamos todos em oração para a plena recuperação do nosso Zé Neto”, dizia o texto.
Nas redes sociais, Cristiano classificou a depressão como “câncer da alma” e fez um desabafo sobre a situação que estava enfrentando ao lado do amigo. Ele ainda alertou para o fato de que muitas pessoas não aceitam o diagnóstico e recusam ajuda para o tratamento.
Zé Neto e Cristiano
Julio Cesar Costa/g1 – Arquivo
O parceiro ainda revelou que Zé Neto enfrenta problemas com a saúde mental há quatro anos e que sempre esteve ao lado do parceiro tentando animá-lo, mas que a situação ficou insustentável porque temia que algo ruim acontecesse a ele.
“Luto com o meu irmão há quase quatro anos, tentando de toda forma ajudá-lo a se levantar, convivendo com isso, sofrendo com isso, sem poder falar a verdade, sem poder pedir socorro. Eu sei o que vivi nesses quatro anos como ninguém.”
Segundo Cristiano, por causa da doença, Zé Neto entrou em um processo de autodestruição com consumo exagerado de bebida alcóolica. A pausa para o tratamento, de acordo com o cantor, vem a tempo de evitar uma tragédia.
“Ele estava bebendo? Sim, muito, exageradamente, mas, quando se está doente, alguma coisa precisa anestesiar aquela dor para se seguir em frente. Alguns caem nas drogas, outros no álcool, outros no suicídio. Conseguimos parar a tempo de não evoluir para fim trágico”.
Em julho, a agenda de shows da dupla também havia sido cancelada. À época, a razão foi uma pneumonia bacteriana de Zé Neto. Durante o período em que ele ficou afastado dos palcos, Cristiano chegou a se apresentar sozinho em alguns shows.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias