Homem de 48 anos foi socorrido e levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Santos (SP), mas fugiu do local. A Polícia Federal (PF) apura o caso. Homem com nacionalidade chinesa foi resgatado em canal do Porto de Santos
Arquivo Pessoal
O chinês, de 48 anos, que foi resgatado por trabalhadores do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, após ser encontrado à deriva no mar, estava com os documentos em um saco preso à perna quando retirado da água. Ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste, mas, depois de um primeiro atendimento, fugiu do local sem roupas. A Polícia Federal (PF) está apurando o caso e o g1 detalha o que se sabe até o momento. Confira abaixo:
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Quem é o chinês?
Aviso e resgate
Qual era o estado dele?
Documentos na perna
Poucas palavras
A fuga
O que dizem as autoridades?
Quem é o chinês?
O homem, de 48 anos, ainda não teve o nome revelado, embora tenha sido encontrado à deriva no canal do Porto de Santos com os documentos pessoais dentro de uma sacola amarrada à perna.
O canal do Porto de Santos é uma área bastante movimentada por navios quem entram e saem do complexo portuário, onde estão os terminais para a atracação.
Voltar ao topo
Aviso e resgate
Chinês à deriva no mar é resgatado por trabalhadores do Porto de Santos
Leonardo Fama, de 32 anos, junto a um colega de trabalho ajudou no resgate do chinês, no ultimo sábado (23). Ele atua na empresa Brasclean como operador de resposta em emergência e estava em serviço quando notou profissionais de outra companhia acenando para eles. A dupla se aproximou e ouviu sobre o homem à deriva, se deslocando ao ponto indicado.
“Na hora que avistamos a vítima, parecia cena de filme. Ele estava branco, nariz cheio de secreção, parecia que já estava morto. Notamos que ele não estava morto pelo motivo do barco encostar nele e ele dar o último suspiro e ir afundando”, relembrou Leonardo.
Assim que foi resgatado, o chinês foi levado à Capitania dos Portos com sinais de hipotermia [temperatura corporal abaixo de 35ºC] e desorientação. Imagens, obtidas pelo g1, mostram a retirada dele da água. (veja acima)
Voltar para o topo
Qual era o estado dele?
Chines foi resgatado à deriva no Porto de Santos e levado à Capitania dos Portos onde recebeu um primeiro atendimento
Arquivo Pessoal
De acordo com Leonardo Fama, o homem estava fraco e não tinha forças para levantar os braços. “Ele começou a ir para o fundo [do mar]. Aí eu peguei e o segurei pelo braço. Chamei meu amigo, pegamos, subimos ele para cima da barreira [da embarcação]”, disse.
Fama disse que o estrangeiro estava com o batimento cardíaco baixo e mal respirava. Ele e o colega notaram a temperatura corporal baixa e resolveram colocar roupas no homem, bem como um colete salva-vidas sobre o corpo dele para esquentá-lo até chegar à sede da Capitania dos Portos.
Na Capitania dos Portos, o chinês recebeu os primeiros cuidados e teve os documentos verificados. “Foi possível constatar que a vítima tem nacionalidade chinesa e possui Cédula de Identidade de Estrangeiro na validade”.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou o homem para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste, em Santos.
Voltar para o topo
Documentos na perna
Conforme apurado pelo g1, ao ser retirado da água notou-se que o chinês estava de cueca e com uma sacola amarrada à perna direita. No interior dela, foram encontrados os seguintes documentos: identidade de estrangeiro, que estava na validade; um passaporte chinês; um outro cartão de identidade [não especificado], e uma carteira de habilitação brasileira vencida em 2022.
Voltar para o topo
Poucas palavras
Chinês resgatado no mar em Santos não conseguia se comunicar em português ou inglês
Arquivo pessoal
Leonardo Fama, que o retirou da água, disse que o homem só foi começar a retomar a consciência na Capitania dos Portos. O chinês falava poucas palavras em português e nada de inglês.
“Nós tentamos nos comunicar com ele em inglês, mas ele não se comunica inglês. Deve ser só a língua dele, o mandarim, não sei”. De acordo com Fama, a única informação que eles conseguiram entender era que a vítima tinha quatro filhos.
Voltar para o topo
A fuga
UPA Zona Leste, em Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos
O homem foi levado da Capitania à Upa da Zona Leste, em Santos, onde recebeu um primeiro atendimento na sala de emergência. No local, foram verificados que os sinais vitais, como pressão, batimento cardíaco, glicemia, temperatura, oxigenação estavam normais.
Como estava com o quadro clínico estável, os funcionários o orientaram a esperar na recepção pelo atendimento clínico no consultório. O homem, porém, fugiu antes de ser atendido pela segunda vez.
Voltar para o topo
O que dizem as autoridades?
A Prefeitura de Santos, em nota, disse que a Pró-Saúde, organização social que administra a UPA Zona Leste, informou que o paciente recebeu o primeiro atendimento, foi orientado a aguardar na recepção da unidade pelo atendimento clínico em consultório, mas “evadiu-se do local”.
A Polícia Federal informou que está apurando o caso. A Autoridade Portuária de Santos (APS), responsável pela administração do complexo portuário, informou que não foi acionada para a ocorrência.
Voltar para o topo
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos