No episódio de estreia do novo podcast do g1 sobre os 30 anos da criação do Plano Real, uma viagem no tempo para mostrar um passado irreal e a loucura da hiperinflação. Disponível no g1 e nas plataformas de áudio, O Último Plano terá quatro episódios, com novas publicações sempre às segundas-feiras.
Um passado irreal: preços sendo alterados três vezes ao dia, a perda da referência do valor das coisas, 60% do país sem conta no banco, dinheiro evaporando mais rápido do que sorvete no asfalto quente.
O episódio de estreia de O Último Plano, novo podcast do g1, volta no tempo para mostrar tentativas frustradas de conter a inflação na segunda metade dos anos 1980, o gostinho ilusório do congelamento de preços, desabastecimento nas lojas, fiscais do Sarney mandando prender gerente de supermercado.
E aí um plano que roubou o dinheiro dos brasileiros, um impeachment e a chegada de um presidente amante do Fusca que, quem diria, iria acabar com a inflação.
O Último Plano foi criado e produzido por Renata Ribeiro, Lucas Paulino e Renato Ghelfi. O roteiro é assinado por Valentina Castello Branco e Mariana Pinheiro; edição: Thiago Kaczuroski; coordenação e supervisão: Cláudia Croitor; pesquisa no acervo: Jeferson Ferreira e Fábio Luci; trilha sonora: Marion Lemonnier
O trauma público e as reviravoltas políticas
Uma história real, de gente real, com um enredo repleto de reviravoltas e acontecimentos improváveis. Assim é O Último Plano, novo podcast do g1 lançado nesta segunda-feira (1º), dia em que o Plano Real completa 30 anos.
A série mergulha nos bastidores da criação da nossa moeda atual e mostra, em detalhes, as movimentações que antecederam o fim de uma era caótica em que a hiperinflação chegou a 2.000% ao ano, gerando graves consequências à vida dos brasileiros. Idealizado e apresentado pela jornalista Renata Ribeiro, o podcast traça uma linha do tempo com os principais marcos políticos e históricos que influenciaram o declínio econômico brasileiro e o plano que pôs fim a ele.
Também ilumina a perspectiva de quem vivenciou esse turbilhão de acontecimentos entre cidadãos comuns, jornalistas e economistas que lideraram a criação do Real. “Esse não é um podcast de economia. A explicação econômica sobre como tudo isso aconteceu é muito interessante. Mas as histórias de quem fez isso acontecer são muito mais”, diz Renata.
Batizado de ‘O Reino do Caos’, o episódio de estreia mostra as tentativas frustradas de conter o caos financeiro. “A inflação vem de antes de eu nascer e cresceu bem mais rápido do que eu nos anos1980. Nessa época, eu ficava atrás da porta ouvindo meus pais cogitarem a venda do carro, da casa ou me tirar da escola. A economia descontrolada era parte de uma realidade indiscutível e o Brasil tinha um problema sem solução. Talvez tenha sido para entender tudo isso que eu fui ser repórter de economia”, revela Renata.
Com preços subindo três vezes ao dia, uma sucessão de planos econômicos fracassados, gente dormindo na fila do supermercado, racionamento de comida e salários-mínimos que não chegavam à metade do mês, a obra deixa claro ao ouvinte como era impossível viver em paz.