Nesta terça-feira (3), draga e nem operários foram vistos executando os trabalhos na beira da praia. Obra teve início na sexta. Secretaria de Infraestrutura não se pronunciou sobre o assunto. Obra de engorda da Praia de Ponta Negra está parada em Natal
A obra para a engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, estava parada nesta terça-feira (3), quatro dias após o início da execução. A promessa da empresa DTA Engenharia e do Município de Natal era de que a obra ocorresse praticamente 24 horas por dia durante cerca de 3 meses, até a conclusão.
A DTA Engenharia informou que não vai, neste primeiro momento, se pronunciar sobre o assunto, mas garantiu que não houve nenhum problema com a draga. A Secretaria de Infraestrutura de Natal (Seinfra) não respondeu aos questionamentos da Inter TV Cabugi até a atualização mais recente desta reportagem.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Na manhã desta terça-feira, a draga se deslocou entre a Praia de Miami e a Via Costeira, mas não chegou a acoplar a estrutura na tubulação em Ponta Negra. Na projeção da obra, o maquinário retira areia de uma jazida na altura de Mãe Luiza e leva até Ponta Negra.
Banhistas e trabalhadores da praia contam que o cenário tem sido esse há pelo menos três dias, sem movimentação de máquinas ou operários na beira da praia.
Nesta terça, operários e máquinas estavam no canteiro de obras da engorda, onde fica o alojamento e ponto base dos funcionários da empresa que ganhou a licitação.
O investimento inicial para a obra da engorda é de R$ 73 milhões, com previsão de duração de 94 dias.
A engorda prevê criar um aterro de cerca de 4 km entre a Via Costeira e o Morro do Careca. A previsão é de que a faixa de areia da praia fique com até 100 metros, na maré baixa, e com 50 metros na maré cheia, após o fim da obra.
A obra iniciou na semana passada após mais de um mês de impasse para a liberação da licença ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), que foi reemitido no dia 13 de agosto.
LEIA TAMBÉM
TUBARÕES? AFOGAMENTOS? Especialista esclarece dúvidas sobre a engorda
COMO FUNCIONA: Entenda como será a obra de engorda
Obra de engorda na sexta-feira passada, quando foi iniciada na praia de Ponta Negra, em Natal
Pedro Trindade/Inter TV Cabugi/ARQUIVO
Como funciona a obra
A areia será tirada de um banco de areia localizado a cerca de 7 km da costa. Segundo a prefeitura de Natal, saindo em linha reta, a jazida ficaria de frente ao farol de Mãe Luiza.
Na obra de Ponta Negra, a equipe estima que vai usar 1 milhão de metros cúbicos de areia.
A draga é um navio com uma tubulação de sucção que é arrastada à medida que navega. Essa tubulação funciona como um aspirador, que suga a areia junto com a água do mar.
Após ser sugada, a areia fica armazenada em cisternas do navio, que possuem capacidade de 2800 metros cúbicos – o equivalente a 700 caminhões de areia com 4 metros cúbicos, cada. O excesso de água volta para o mar.
O navio se aproxima da praia, a cerca de 500 metros, e engata tubos que já ficam instalados ao longo do trecho que será aterrado.
Em seguida, o navio bombeia a areia junto com água para a praia.
A água com areia decanta na praia e equipamentos como escavadeiras espalham o material para conformar a praia de acordo com o projeto.
Vídeos mais assistidos do g1 RN