Obras ocupam boa parte das avenidas que levam até o Centro da capital e, por isso, os motoristas precisam trafegar pelo lado direito da pista. Trecho em obras do BRT em avenida de Cuiabá
Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob)
Com o avanço das obras do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, em português), a faixa exclusiva para ônibus estará liberada para a passagem de outros veículos, a partir desta quinta-feira (22),da Avenida Historiador Rubens de Mendonça até a Avenida Mato Grosso, na capital Cuiabá, por tempo indeterminado.
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Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), o trecho em obras vai do Shopping Pantanal até a avenida Mato Grosso, e sentido contrário.
As obras ocupam boa parte das avenidas que levam até o Centro da capital e, por isso, os motoristas precisam trafegar pelo lado direito da pista.
Simulação do BRT na Avenida do CPA, em Cuiabá
Reprodução
A avenida está dentro de uma das linhas em que o BRT passará, que prevê saída do Terminal do CPA até o Centro de Cuiabá, parando apenas no shopping.
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Obras do BRT começam na Avenida do CPA
As obras de implantação do BRT começaram no dia 21 de abril. Conforme o cronograma da Sinfra, a previsão é que o projeto em Várzea Grande seria finalizado no fim do primeiro semestre de 2024. Ainda não se sabe sobre quando o modal começará a funcionar.
VLT x BRT
O VLT foi projetado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e foi marcado pela corrupção e entraves judiciais. A obra paralisada possui 22 quilômetros de extensão entre Cuiabá e Várzea Grande.
Em dezembro de 2014, as obras foram interrompidas. Em 2018, o governo do estado rompeu o contrato com o consórcio VLT e, depois, decidiu substituir o modal pelo BRT. Já em dezembro do ano passado, o governo começou a retirar as estruturas que serviriam de suporte para o VLT em Várzea Grande.
As obras do projeto, que deveria ter ficado pronto oito anos atrás, já custou mais de R$ 1 bilhão.
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