Pistas de descida e subida vão passar a ter quatro faixas cada. Trecho é a mais importante ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo. Começam neste mês as obras de duplicação da Serra das Araras
Começam neste mês as obras de duplicação da Serra das Araras, na Via Dutra, a principal ligação entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou nesta sexta-feira (12) a ordem de serviço para as obras. O evento contou com a presença de representantes da CCR Rio SP, concessionária que administra a rodovia, do governador do Rio, Cláudio Castro, além de prefeitos, secretários e deputados.
O projeto prevê a readequação da pista de subida (sentido São Paulo), que será transformada em uma nova pista de descida (sentido Rio de Janeiro), e a construção de uma outra pista de subida. Os trechos passam pelas cidades de Piraí e Paracambi (RJ).
Veja como vai ficar o novo traçado da Serra das Araras
LEIA MAIS
Tombamento de carga superdimensionada causa congestionamento na Via Dutra
Motorista de carro de luxo mata idoso atropelado e ‘joga’ corpo em calçada
As obras serão realizadas pela CCR RioSP. Segundo a concessionária, em cada pista, o número de faixas vai passar de dois para quatro, sem contar o acostamento. Além disso, serão construídos 24 viadutos e três áreas de escape. Com o novo traçado, a velocidade máxima tanto na pista de subida quanto na de descida passará de 40 para 80 km/h.
De acordo com a empresa, as obras serão realizadas em um trecho de oito quilômetros por sentido, ou seja, 16 quilômetros de extensão, entre o km 225 e o km 233. A previsão é de que a nova pista de subida seja entregue em 2028. Já a pista de descida deve ficar pronta em 2029.
Outras melhorias
Ainda conforme a concessionária, além das melhorias já citadas acima, o novo traçado da Serra das Araras vai contar com:
93 contenções
Oito pontos de ônibus
Três passarelas
Uma via marginal, na pista sentido SP
Novas câmeras de detecção automática de incidentes
Trânsito durante a obra
Serra das Araras em 2024
Divulgação/CCR RioSP
Durante as obras, mais de 30 canteiros simultâneos devem ser criados. A promessa é de 5 mil empregos diretos e indiretos – sendo a maior parte deles para moradores de Piraí e Paracambi.
Para que o novo traçado seja construído, será necessário o uso de explosivos para a detonação de rochas. Por conta disso, o tráfego na pista sentido São Paulo será impactado. Interdições programadas devem acontecer em dias e horários específicos.
Obra aguardada há mais de 20 anos
Aguardada há mais de 20 anos, a obra de duplicação da Serra das Araras consta no novo contrato de concessão assinado pela CCR RioSP, em 2022
O atual trecho foi projetado em 1940. Por semana, cerca de 390 mil veículos passam pelos dois sentidos — 40% deste número corresponde a caminhões e carretas, que transportam mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Além de melhorar o fluxo na principal ligação entre Rio e São Paulo, as obras também têm como objetivo reduzir o número de acidentes. Só em 2023, foram 295 na pista de descida da Serra das Araras, sendo 208 em dias úteis.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul