22 de setembro de 2024

Obras de restauro da Villa Santo Aleixo são suspensas por falta de pagamento em Taubaté, SP

Empresa diz que as obras estão praticamente concluídas e que ainda falta mais de 40% do pagamento do valor firmado em contrato. Prefeitura alega que vai fazer o pagamento na próxima semana. Villa Santo Aleixo, em Taubaté
Reprodução/TV Vanguarda
As obras de restauro na Villa Santo Aleixo – casarão histórico, tombado em Taubaté – foram suspensas após a empresa responsável alegar atraso nos pagamentos por parte da prefeitura.
De acordo com a Construtora Biapó, foi solicitada a suspensão do contrato pela falta de pagamento de parte do valor firmado contratualmente. A empresa disse que houve a promessa de que os débitos seriam quitados no dia 30 de agosto, o que, segundo ela, não ocorreu.
“A Biapó, como uma empresa de restauro, que se preocupa com a preservação o patrimônio histórico edificado nacional lamenta se ver obrigada a tomar esta providência. Entendemos que a paralisação de uma obra é prejudicial ao patrimônio histórico e à população. Mas, infelizmente, temos hoje mais de 40% do valor total da obra em aberto e a obra está praticamente finalizada, faltando poucos retoques finais. O que causa uma grande insegurança contratual à empresa”, disse a nota da empresa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A empresa afirmou ainda que houve diversas conversas com a Secretaria de Obras e de Cultura da cidade, mas, até o momento, não houve a quitação.
Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Taubaté disse que o pedido de suspensão do contrato pela construtora “não tem lastro legal” e que “não há, portanto, notas fiscais vencidas com mais de 90 dias de atraso nos pagamentos”.
A Prefeitura afirmou que já pagou mais de R$ 800 mil à Construtora Biapó e que o restauro da Villa Santo Aleixo “é uma das prioridades da administração municipal, uma vez que este patrimônio tombado ficou abandonado durante décadas”.
Segundo a Prefeitura, a quitação dos débitos com a Biapó deve acontecer na próxima semana.
Villa Santo Aleixo, em Taubaté
Reprodução/TV Vanguarda
Reforma
A reforma da Villa Santo Aleixo teve início em abril do ano passado e já sofreu dois atrasos. A Prefeitura havia anunciado o mês de julho como o prazo para a conclusão dos trabalhos, o que não aconteceu.
O casarão fica na região central de Taubaté, próximo à Praça Santa Terezinha. O local é tombado pelo patrimônio municipal e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
Após o término das obras, a Prefeitura deve decidir o que fazer com o prédio. O custo total da obra de restauro é de R$ 3,521 milhões.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias