O novo hospital será entregue nos próximos meses e chega com um sentimento de conquista na cidade Primeiro Hospital Público Municipal está com obras na reta final
Crédito: Divulgação
Um novo capítulo começou a ser escrito na história da saúde pública de Rio Claro, em breve a cidade vai ganhar o seu primeiro Hospital Público Municipal. A construção entrou na reta final e essa conquista é um esforço entre a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro e a Prefeitura da cidade, além de uma parceria com o Centro Universitário Claretiano.
Com o novo Hospital, um passo importante é dado nos serviços de saúde pública em Rio Claro. A capacidade de atendimento será ampliada, oferecendo ainda mais cuidado e qualidade para a população da cidade, além de beneficiar também outros municípios da região, como Santa Gertrudes, Itirapina, Ipeúna, Analândia e Corumbataí.
Uma estrutura pronta para atender
Localizado no bairro do Cervezão, o primeiro Hospital Público Municipal de Rio Claro possui dois pavimentos e vai contar com toda a estrutura necessária para o seu pleno funcionamento:
Dois centros cirúrgicos para atender casos de baixa e média complexidade;
Alas de internação e enfermaria;
60 leitos;
Leitos preparados para UTI;
Áreas para exames de imagem e laboratoriais;
Refeitório;
Dormitório;
Farmácia.
Com essa estrutura, será possível iniciar uma nova dinâmica de atendimento à saúde em Rio Claro, sem a necessidade de seus moradores irem para hospitais de outras cidades para realizarem os seus tratamentos. Será um atendimento mais perto de casa, com qualidade e acesso facilitado.
Parceria pela saúde
A construção do hospital é realizada com investimentos municipais, federais, apoio da Câmara Municipal e a parceria do Centro Universitário Claretiano. Essa parceria também ajudou a moldar parte da estrutura do hospital, com a construção de uma ala específica para estudantes, que também inclui um dormitório.
Assim, o hospital também abre as suas portas para que futuros profissionais da saúde possam fazer seus estágios e residências em Rio Claro, ajudando em uma formação mais completa e rica com essa experiência hospitalar, além de refletir na qualidade dos serviços oferecidos a população.
Mais de 180 leitos SUS em Rio Claro
Quando o novo hospital for entregue e ficar totalmente equipado, Rio Claro vai somar 186 leitos SUS disponíveis na cidade. Esse número representa um grande avanço na saúde da cidade, pois ele é mais que o dobro do que o município tinha no início de 2021, quando contava com 84 leitos.
O aumento na quantidade de leitos aconteceu com a devolução do antigo pronto-socorro municipal para a Santa Casa e o credenciamento de 26 leitos. Além disso, também foram contratualizados leitos adicionais da Santa Casa, totalizando os 126 leitos que o município possuía até então.
Com isso, Rio Claro poderá acomodar ainda mais pessoas que precisem ficar sob supervisão médica ou de enfermagem enquanto estiverem realizando algum tratamento, pós-cirurgia ou mesmo durante uma internação.
Complexos de saúde na região norte e na região sul
O primeiro Hospital Público Municipal vai integrar um complexo de saúde que está em implantação na região norte de Rio Claro. Junto a ele, também estão presentes a UPA e a UBS do Cervezão, além do CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial) e da Farmácia que já existiam no local. Com isso, a população ganha com a concentração de vários serviços públicos de saúde em um único lugar, facilitando o atendimento.
O mesmo acontece na região sul, com um outro complexo que reúne a UPA e a UBS da 29, além de uma farmácia e uma lavanderia. Nesse mesmo complexo, também serão oferecidos alguns serviços especializados, como o Crescer, Centro Especializado em Atendimento Infantojuvenil, que já está em funcionamento, e o Acolhe, um Centro de Referência da Saúde Integral da Mulher, que está em implementação e deve abrir suas portas em breve.
Com a criação desses complexos, a Fundação Municipal de Saúde e a Prefeitura de Rio Claro buscam melhorar a saúde como um todo, expandindo os serviços oferecidos para toda a cidade.
O Hospital Público Municipal faz parte do Complexo de Saúde da Região Norte
Crédito: Divulgação
Ações na saúde estão de norte a sul em Rio Claro
Além do novo Hospital Público Municipal, Rio Claro também conta com diversas outras ações que levam melhorias e mais qualidade na área da saúde. Nos últimos dois anos, foram contratados mais de 140 novos médicos para reforçar as equipes e realizar atendimentos em diversas unidades de saúde, desde atenção primária, até especialidades e urgências.
Outro investimento foi nas reformas e revitalizações de 14 unidades de saúde em diferentes pontos de Rio Claro, oferecendo mais conforto nesse atendimento que funciona como uma porta de entrada para o serviço público de saúde.
Além disso, os serviços são ampliados com os mutirões de cirurgias de catarata que já atenderam cerca de 700 pessoas e os programas municipais de tratamento odontológico para bebês e crianças.
Aplicativo UniCidadão agora é CADU Digital
A tecnologia também tem sido utilizada em Rio Claro para facilitar o acesso aos serviços de saúde. Uma das soluções utilizadas é o aplicativo CADU Digital, que reúne em um único cadastro todos os dados necessários para que cada pessoa possa ser atendida.
O CADU Digital é o antigo aplicativo UniCidadão, que mudou de nome e integrou os serviços de agendamento de consultas na rede pública. Além disso, o aplicativo continua funcionando como um cadastro único para utilizar os serviços de saúde na cidade, trazendo mais agilidade no atendimento e acesso a resultados de exames.
Com o CADU também é possível agendar e desmarcar consultas pelo WhatsApp, basta salvar o número 0800 019 0505 na sua agenda e enviar uma mensagem para falar com a Central de Atendimento Digital.
Aproveite e confira tudo o que tem sido feito pela Saúde em Rio Claro.