Na Hora do Rancho, aprenda como fazer cachorro-quente no forno. Equipe do TG acompanha reintrodução de araras-azul-de-lear
Márcio de Campos/TG
No programa deste sábado (15), o Terra da Gente chega à cidade de Sete Barras (SP), em um parque que abriga o muriqui-do-sul, primata que só ocorre na Mata Atlântica.
Além disso, acompanhe uma emocionante reintrodução de nove indivíduos de arara-azul-de-lear, na região de Campo Formoso (BA).
Na Hora do Rancho, em clima de festa junina, aprenda uma receita de cachorro-quente de forno, montado na assadeira. Veja também algumas mensagens enviadas pelos telespectadores, além dos destaques do site do Terra da Gente ao longo da semana.
O Terra da Gente vai ao ar todos os sábados na EPTV, afiliada da TV Globo e, desde março/2024, está começando às 14h30. Para telespectadores fora das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas, o programa está disponível gratuitamente no Globoplay após a exibição na TV.
Encontro com o maior primata das Américas
O Parque Estadual Carlos Botelho, localizado na cidade de Sete Barras (SP), abriga algumas raridades. Animais que são exclusivos de nosso território. Entre eles, muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), considerado o maior primata das Américas.
Em tupi, a palavra muriqui significa “povo manso da floresta”, “povo unido”. Os primatas dessa espécie costumam passar boa parte dos dias juntos, além de trocarem muitos abraços.
Nossa equipe percorre as trilhas do parque para ver de perto essas joias vivas da natureza. A observação de primatas é uma prática na região, unindo o turismo e conservação, por meio de uma atividade pioneira no estado de São Paulo.
Muriqui-do-sul é considerado o maior primata das Américas
Márcio de Campos/TG
Reintrodução de araras-azul-de-lear
A Caatinga, apesar de ser muitas vezes associada a uma paisagem árida e seca, também possui uma beleza única e rica em biodiversidade. Um exemplo são os cenários encontrados na região de Campo Formoso, no norte da Bahia.
Lá é a casa da arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), uma das espécies de psitacídeos endêmicas do Brasil, que quase desapareceu durante a década de 1990, por conta de tráfico de animais silvestres.
Mas para estarem presentes ali, um árduo trabalho vem sendo desenvolvido. O Grupo de Pesquisa e Conservação da Arara-Azul-de-Lear reintroduz araras vítimas do comércio ilegal. Nossa equipe teve o privilégio de acompanhar a soltura de nove indivíduos da espécie.
Araras-azul-de-lear são reintroduzidas à natureza na região de Campo Formoso (BA)
Márcio de Campos/TG
Cachorro-quente no forno
Em clima junino, na Hora do Rancho deste sábado, você aprende a preparar um cachorro-quente de forno, montado na assadeira. Essa versão diferente do lanche tão tradicional pode surpreender e encantar quem os fãs de festa junina.
Hora do Rancho: confira receita de cachorro-quente
Márcio de Campos
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente