11 de janeiro de 2025

Odair José anuncia o 39º álbum, ‘Seres humanos’, com single ‘DNA’ e uso de IA

Artista adianta que a ideia é fazer no disco uma ‘parceria’ com a inteligência artificial, ‘ferramenta, eficaz, curiosa e divertida do nosso tempo’. Odair José lança em 22 de março o single ‘DNA’, primeira amostra do álbum ‘Seres humanos’
Reprodução / Facebook Odair José
♪ Aos 75 anos, Odair José anuncia o 39º álbum de carreira fonográfica impulsionada na primeira metade da década de 1970. O álbum se chama Seres humanos, tem produção musical dirigida por Junior Freitas, sai pelo selo Monstro Discos e se utiliza de inteligência artificial.
“A ideia é trazer, em alguns momentos do álbum, uma parceria com a inteligência artificial, ferramenta eficaz, curiosa e divertida que cada vez mais está presente na rotina do nosso tempo”, adianta o cantor e compositor goiano, sem entrar em detalhes sobre o uso da IA no disco.
A primeira amostra do álbum Seres humanos é o single DNA, programado para ser lançado em 22 de março com capa assinada por Roger Marx. Trata-se de composição sombria, sem esperança.
Na cadência do blues-rock, Odair José dá voz a versos pessimistas como “Ciência que transforma alegria em tristeza / No QRcode está o mapa da mina / Baixe pra saber o grau da sua fraqueza / Não tem mais espaço pra tanto egoísmo / Corre pro abraço agarrado na ambição / Estamos caindo no abismo da involução…”.
Com a palavra, Odair José: “Nesta música DNA, faço observação realista, e não muito otimista, sobre o perigo que a humanidade corre de uma involução por não prestar atenção em alguns valores essenciais. Com hipocrisia, nos desculpamos dos nossos erros e defeitos colocando a culpa na nossa genética e no DNA dos nossos ancestrais”, acusa o cantor.
Seres humanos é o primeiro álbum autoral gravado em estúdio por Odair José com músicas inéditas desde Hibernar na casa das moças ouvindo rádio (2019), disco lançado há cinco anos.
Capa do single ‘DNA’, de Odair José
Arte de Roger Marx

Mais Notícias