19 de novembro de 2024

Onda de calor deve elevar temperaturas para mais de 30°C em pleno inverno no Vale do Paraíba e região

Segundo o Inmet, a onda de calor começa nesta sexta-feira (16) e pode durar mais de quatro dias. Calor em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
Depois de um começo gelado, com direito a temperaturas negativas em Campos do Jordão, a semana vai terminar de maneira muito diferente no Vale do Paraíba e região bragantina: com onda de calor e temperaturas acima dos 30°C.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a condição terá início na tarde desta sexta-feira (16), com previsão inicial de durar cinco dias. Há chance, porém, da onda de calor seguir até o fim da próxima semana.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A onda de calor provocará um aumento de cerca de 5°C em relação à média das temperaturas máximas para esta época do ano. Apenas o Litoral Norte não vai sentir os efeitos desse fenômeno climático na região.
Maior cidade da região com estação meteorológica do Inmet, Taubaté tem média de 26,7°C de temperatura máxima de agosto. A previsão de máximas na cidade para durante o fim de semana varia entre 31°C e 32°C.
O pico da onda de calor está previsto para acontecer entre segunda (19) e terça-feira (20). Nesses dias, Taubaté pode chegar até a 33°C.
Calor em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
Ainda segundo o instituto, o motivo dessa nova onda de calor é a atuação de uma área extensa de alta pressão atmosférica persistente sobre diversas regiões do Brasil, incluindo o Vale do Paraíba.
Uma massa de ar quente e seco se estabilizou na região central do país, favorecendo o retorno do calor. A massa de ar polar que provocou queda nas temperaturas no início da semana se afastou e atualmente está no oceano.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
O bloqueio atmosférico que favorece as altas temperaturas intensifica a circulação de ventos quentes no interior do país e impede o avanço de novas frentes frias.
Outro detalhe importante é que, como agosto é um mês que está mais para o fim do inverno, o clima começa a adquirir características da primavera – ou seja, naturalmente fica mais quente do que junho e julho, por exemplo.
Sol em São José dos Campos
Claudio Vieira/PMSJC
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias