Amplitude térmica, que é a diferença entre as maiores e menores temperaturas registradas na cidade no mesmo dia, pode chegar a 14 graus de oscilação. Previsão indica sol para esta terça em Piracicaba; veja por cidade
As cidades do interior de São Paulo, incluindo a região de Piracicaba (SP), integram área indicada pela Defesa Civil do estado com chances de ocorrência de onda de calor a partir desta quarta-feira (12). As temperaturas podem ultrapassar os 35ºC em alguns municípios. Há ainda possibilidades de pancadas de chuvas. – Veja previsão, na reportagem, abaixo.
🌡️Onda de calor: O que é? A onda de calor acontece quando a temperatura fica cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias.
De acordo com Angélica Prela Pantano, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a onda de calor deve se intensificar a partir desta quarta (12) e se prolongará até o dia 18 de fevereiro.
“Será sentida em diversas regiões do país, incluindo a região de Campinas e Piracicaba. As temperaturas deverão ficar acima de 30-32 graus, podendo ser registrados valores de até cinco graus acima do esperado para a época do ano, ou seja, em algumas localidades podem chegar a 35-37 graus”, aponta.
📲 Participe do Canal do g1 Piracicaba e região no WhatsApp
☀️Piracicaba (SP) tem previsão de mínimas de 21ºC e máximas de 35º C nesta terça-feira (11). Na quarta, o Inmet indica temperaturas entre 20ºC e 34ºC; Na quinta-feira (13), os termômetros devem marcar entre 23ºC e 33ºC em Piracicaba, conforme o Instituto.
☀️Em Limeira (SP), a previsão é de mínimas de 22ºC e máximas de 35ºC nesta quarta-feira (12). Na quinta-feira (13), as temperaturas devem ficar entre 23ºC e 33ºC, segundo o Inmet.
Em comunicação da Defesa Civil de São Paulo, o órgão aponta que o estado “enfrenta dias de calor intenso, com temperaturas que podem chegar a 36°C” em algumas regiões do território Paulista.
⚠️A Defesa Civil alerta para os riscos associados às altas temperaturas e reforça recomendações para minimizar impactos à saúde da população.
“Além do calor intenso, há previsão de pancadas de chuva e temporais isolados, por isso, a Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados com a hidratação, evitar exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia e procurar locais ventilados”, alerta.
⛈️Chuvas intensas: A região de Piracicaba (SP) integra na área indicada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com alerta amarelo de possibilidade de chuvas intensas e tempestade entre esta terça (11) e quarta-feira (12).
Amplitude térmica 📉
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a amplitude térmica, que é a diferença entre as maiores e menores temperaturas registradas na cidade no mesmo dia, pode chegar a 14 graus de oscilação, com mínimas de 21ºC e máximas de 35ºC, como indica a previsão para estas terça e quarta-feira (12) em Piracicaba (SP), Limeira (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP).
A partir de quinta-feira (13), as mínimas ficam em torno dos 22ºC e 23ºC e as máximas na casa dos 33ºC.
Alerta
🌧️🎐Nos alertas do Inmet, iniciados nesta segunda-feira (10) e com validade até esta quarta-feira (12), há previsão de volume de chuvas de até 50 milímetros por dia, com chances de ventos de até 60 quilômetros por hora e possibilidades de queda de granizo. – ⚠️Veja detalhes e orientações de segurança, abaixo.
Cordeirópolis (SP) registrou quedas de árvores durantes chuvas na noite de segunda (10). Pelo menos, sete quedas de árvores foram registradas em regiões atendidas pela Defesa Civil da cidade, além de galhos caídos.
A Pasta afirma que segue em monitoramento contínuo para atender novas ocorrências em decorrência das chuvas.
“Foram cerca de 12 milímetros de chuvas ontem em Cordeirópolis. Porém, houve ventos fortes. Isso, atrelado ao solo úmido desse período chuvoso, ocasiona as quedas de árvores registradas”, apontou.
Cordeirópolis registrou chuvas e quedas de galhos e árvores
Prefeitura de Cordeirópolis/Reprodução
“A Defesa Civil de Cordeirópolis atua, desde as primeiras horas desta terça-feira (11), no atendimento de ocorrências registradas por conta das fortes chuvas que atingiram toda a região na noite de segunda (10). Os trabalhos de rescaldo contam com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos”, aponta.
A população pode acionar o órgão pelo telefone 199 em caso de necessidade. Para emergências, também é possível entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Previsão do tempo
Veja previsão do tempo, segundo Inmet, para Piracicaba (SP), Limeira (SP) e Santa Bárbara (SP)
Piracicaba
Terça: Mínima de 21ºC/ Máxima de 35ºC
Quarta: Mínima de 20ºC/ Máxima de 34ºC
Quinta: Mínima de 23ºC/ Máxima de 33ºC
Sexta: Mínima de 22ºC/ Máxima de 32ºC
Limeira
Terça: Mínima de 22ºC/ Máxima de 35ºC
Quarta: Mínima de 21ºC/ Máxima de 35ºC
Quinta: Mínima de 23ºC/ Máxima de 33ºC
Sexta: Mínima de 22ºC/ Máxima de 32ºC
Santa Bárbara d’Oeste
Terça: Mínima de 21ºC/ Máxima de 35ºC
Quarta: Mínima de 21ºC/ Máxima de 35ºC
Quinta: Mínima de 22ºC/ Máxima de 34ºC
Sexta: Mínima de 22ºC/ Máxima de 32ºC
Recomendações de segurança
⛈️🎐Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
📲🔌Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
👨🚒 ☎️Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Confira as recomendações da Defesa Civil:
Evite lugares abertos, como praias, parques, campos de futebol e estacionamentos;
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhe as redes sociais pelo @defesacivilsp.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba