No Rio de Janeiro, a máxima foi de 40°C, mas a sensação térmica passou dos 60°C em alguns bairros da cidade. Já São Paulo pode bater o recorde de maior temperatura para março, com previsão de máxima de 35°C para este domingo (17). Onda de calor atinge boa parte do Brasil
A terceira onda de calor do ano segue mantendo as temperaturas elevadas em todo o país. No último fim de semana do verão, as máximas continuaram acima da média em grande parte das capitais do Brasil.
Em São Paulo, por exemplo, os termômetros chegaram a registrar 34°C neste sábado (16), segundo a Climatempo. E a capital paulista ainda pode bater o recorde de maior temperatura para março, com previsão de máxima de 35°C para este domingo (17).
Já no Rio de Janeiro, a máxima foi de 38°C, mas a sensação térmica passou dos 60°C em alguns bairros da cidade, de acordo com o Sistema Alerta Rio da prefeitura. Esse é o maior valor desde o início dos registros do sistema em 2014. As praias da capital fluminense ficaram lotadas, com muita gente buscando fugir do calorão.
Veja como fica o tempo na sua cidade
No Centro-Oeste, o calorão também não deu trégua neste sábado. Campo Grande (MS) teve máxima de 36ºC e Cuiabá (MT), 37º, ainda segundo a Climatempo.
De acordo com os meteorologistas, o essa onda de calor deve se estender até a metade da próxima semana. A expectativa é que dia 20, primeiro dia de outono, ainda seja de bastante calor, em especial no Centro-Sul do país.
E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de “grande perigo” para cinco estados brasileiros:
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Paraná
São Paulo
Mato Grosso do Sul
🚨 Um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro (RJ), neste sábado (16).
AP Photo/Bruna Prado
Início do outono com calor
Apesar das características de clima mais ameno do outono, os primeiros dias da próxima estação ainda devem estar sob influência da onda de calor.
Segundo Vinícius Lucyrio, climatologista da Climatempo, o fenômeno vai persistir em grande parte do interior do Brasil, principalmente nas áreas mais a leste do país, pegando São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior da Bahia.
Essas regiões devem continuar bem quentes até dia 20. Por volta do dia 21, o avanço de uma frente fria deve quebrar o padrão de calor, fazendo com que as temperaturas diminuam no Sul e no Sudeste.
A primeira frente fria do outono deve avançar pela faixa litorânea, podendo trazer um maior risco para o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Há previsão de temporais em boa parte dos estados do Sul e no Mato Grosso do Sul.
🍁 Mesmo com um fim de verão típico, com calor acima da média, e início de outono ainda de calor, esse refresco deve acontecer na primeira semana da nova estação.