20 de outubro de 2024

ONG corta cabelo de graça e doa peruca a pessoas com câncer em Piracicaba: ‘devolve a vida social’, diz fundadora

Campanha de Outubro Rosa ocorre no domingo (20), das 12h às 20h, no Shopping Piracicaba. Serão oferecidos cortes de cabelo gratuitos e também aceitas doações em dinheiro. ONG Cabelegria leva seu Banco de Perucas Móvel até Piracicaba para cortes de cabelos e distribuição de perucas gratuitas
Cristiane Burckauser

No mês da conscientização sobre o câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, a Organização Não-Governamental (ONG) “Cabelegria” oferece cortes de cabelos gratuitos a quem queira doar os fios e entrega de perucas a pacientes oncológicos neste domingo (20), em Piracicaba (SP).
A ação acontece das 12 às 20h, no Shopping Piracicaba, no estacionamento E1, ao lado da entrada E1. O endereço é Avenida Limeira, nº 722, no bairro Areão. A iniciativa vai oferecer cortes de cabelo gratuitos para doações acima de 15 cm.
Mariana Robrahn, uma das fundadoras da “Cabelegria”, descreve o poder transformador de ações como essa, para além da estética e retomada da autoestima de quem passam pelo tratamento. “Muitas vezes, a peruca acaba devolvendo a vida social do paciente”, declara.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
Banco Móvel de Perucas
A ONG “Cabelegria” leva seu “Banco de Perucas Móvel” até Piracicaba, montado em caminhão rosa que foi transformado em um salão de beleza. “Lá, as pessoas que desejarem doar acima de 15 cm de cabelo poderão receber um corte gratuito. O cabelo arrecadado será transformado em mais perucas para pacientes com câncer”, descreve a organização.
Para quem não quiser doar o cabelo mas quiser contribuir, a organização também aceita valores de doação em dinheiro, que ajudam a custear o processo de fabricação das perucas, e a entrega de cabelo que já esteja cortado.
Para pacientes em tratamento oncológico ou outro tipos que causem a queda de cabelo, haverá possibilidade de retirar uma peruca no salão.
A pessoa poderá experimentar quantas perucas desejar e escolher a que mais gostar de forma gratuita. Caso seja preciso manutenção na peruca, o serviço será feito também de graça.
Para retirada, o paciente precisa apresentar os documentos RG/CPF, laudo médico e comprovante de quimioterapia. O atendimento é realizado por ordem de chegada.
Ação da ONG busca arrecadar dinheiro ou cabelo, além de distribuir perucas para pacientes oncológicos
Cristiane Burckauser
Ao g1, Mariana Robrahn, uma das fundadoras da Cabelegria, explica que a importância dessas ações está principalmente no poder de conscientizar as pessoas a ajudarem o próximo, especialmente durante o mês de outubro.
Ela também conta sobre a fabricação das perucas, a forma como a organização ajuda as pessoas em tratamento e o surgimento da ONG. Veja abaixo 👇
Transformando vidas
Mariana conta que a ONG já atendeu mais de 14 mil pacientes em dez anos, e com isso ela pode perceber algo que, para ela, é muito importante: ‘estar careca deve que ser uma opção, e não uma condição’, diz.
Quando pacientes que passam por tratamento oncológico perdem os cabelos sem a sua vontade, a vida deles muda completamente, conta Mariana. Então, ela percebe que o momento em que eles recebem uma peruca, é transformador.
“Por esse paciente não querer ficar careca, a gente vê uma mudança extraordinária, em tudo, em todos os aspectos, não só no da autoestima. Muitas vezes, a peruca acaba devolvendo a vida social do paciente”, observa.
Mais de 14 mil pacientes receberam perucas pela ONG Cabelegria
Cristiane Burckauser
Ela conta que a questão atinge principalmente mulheres, que passam a deixar de sair de casa para coisas rotineiras, como ir à igreja, ao mercado e até mesmo sair na rua, porque não se sentem confortáveis de serem vistas sem cabelo.
Para essas pessoas, a peruca traz esse potencial transformador, de poder voltar à vida.
Produção das perucas
Atualmente o processo de produzir as perucas para a ONG é feito por nove costureiras, que são remuneradas com o dinheiro que é arrecadado pela organização.
O custo de produção de cada peruca é de R$ 100. Dentro do valor, metade do valor é destinado para a mão de obra e a outra metade para a compra dos materiais necessários para a produção, higienização e entrega para o paciente.
Mariana explica que são produzidas 150 perucas por mês. A capacidade de produção das costureiras é maior, de 500 confecções por mês, mas a organização não possui recursos financeiros suficiente para contratar essa produção.
“Por isso é importante a gente lembrar que, pra quem não tem cabelo para doar, pode ajudar essa mágica a acontecer, ajudar a transformar todos os cabelos que a gente tem em peruca, através de uma doação financeira de qualquer valor”, reforça a fundadora.
ONG Cabelegria faz doação gratuita de perucas para pacientes oncológicos
Cristiane Burckauser
Como solicitar uma peruca
A ONG possui banco físico de peruca nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro, onde a retirada pode ser feita da mesma maneira com a apresentação dos documentos.
Também há opção de solicitar on-line, por meio do site da organização, preenchendo um formulário. Nesse caso, o envio é feito via Correios.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias