9 de janeiro de 2025

ONG identifica fraturas em jaguatirica resgatada após quase ser atacada por cães em sítio de Jundiaí


Animal foi resgatado em um sítio próximo à Serra do Japi. Segundo a Associação Mata Ciliar, se não tivesse sido resgatada, a jaguatirica poderia não sobreviver na natureza. A jaguatirica foi resgata em Jundiaí (SP) e passou por exames feitos na ONG Associação Mata Ciliar
Associação Mata Ciliar/Reprodução
Veterinários de uma ONG identificaram fraturas na cabeça da jaguatirica que foi resgatada após quase ser atacada por cães, em um sítio de Jundiaí (SP). Segundo a equipe, o animal não sobreviveria mais tempo na natureza se não fosse resgatado.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O resgate e o atendimento veterinário foi realizado pela Associação Mata Ciliar, na quarta-feira (25). Nesta sexta-feira (27), a ONG publicou uma nota sobre o diagnóstico da jaguatirica nas redes sociais.
“Não se sabe ainda o que causou a lesão e, provavelmente, esta situação estava prejudicando a sua capacidade de alimentar-se, já que ela está abaixo do peso. Na ocasião, um exame geral também foi realizado e amostras foram coletadas. (…) Este animal foi resgatado a tempo, já que provavelmente não sobreviveria muito tempo na natureza”, diz a nota.
Para evitar que o animal fosse atacado no sítio, que fica próximo à Serra do Japi, o morador do local conseguiu atrai-lo para dentro de uma gaiola e acionou a ONG. Segundo a entidade, a jaguatirica estava desnutrida e tinha machucados na cabeça e nos olhos. Veja parte do resgate abaixo.
Mata Ciliar resgata jaguatirica que foi acuada por cachorros em um sítio em Jundiaí
Para conseguir manter a nutrição e cuidados necessários aos animais que estão sob os cuidados da ONG, a Mata Ciliar abriu uma campanha de arrecadação. Os interessados em ajudar podem conseguir as informações por meio das redes sociais.
A onça jaguatirica foi resgata debilitada e passa por exames
Reprodução/Mata Ciliar
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias