21 de setembro de 2024

ONU alerta para o aumento do nível do mar com o aquecimento das águas do Pacífico Sul

Relatório das Nações Unidas afirma que, no Rio de Janeiro, o Atlântico pode avançar mais de 20 cm até 2050. A Organização das Nações Unidas divulgou um alerta mundial com uma previsão sombria: o nível do mar deve subir de forma dramática nas próximas décadas, em consequência do aquecimento global.
O problema é mais urgente no sul do Oceano Pacífico. Lá, o nível do mar subiu 15 cm nos últimos 30 anos. E é um risco à existência de nações inteiras. Os números são de um relatório da ONU, divulgado nesta terça-feira (27) no Fórum Anual das Ilhas do Pacífico, em Tonga – um país ameaçado. O secretário-Geral da ONU, António Guterres, saiu da formalidade para dizer:
“Esta é uma situação maluca. Não existe um barco salva-vidas para nos levar até um local seguro”.
ONU alerta para o aumento do nível do mar com o aquecimento das águas do Pacífico Sul
Jornal Nacional/ Reprodução
O relatório mostra também que a temperatura da água no sul do Pacífico aumentou três vezes mais rápido do que a média global. Esse calor faz o volume da água se expandir – o oceano, aquecido, ocupa mais espaço e, consequentemente, o nível do mar sobe.
Um leão-marinho ilhado. Esta cena representa outra causa para o avanço dos oceanos: o derretimento do gelo na Antártida e na Groenlândia. Dados divulgados recentemente pela Nasa mostram que, entre 1985 e 2022, a Groenlândia perdeu 1 bilhão de toneladas de gelo. Em 2017, um bloco de gelo gigante se desprendeu da costa e quase colidiu com um pequeno vilarejo.
O derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar são uma ameaça não só para as ilhas, mas também para cidades costeiras em várias partes do mundo.
‘Previsão do futuro’: por que o Pacífico mais quente é um alerta para o mundo sobre o risco do avanço dos oceanos
Outro relatório divulgado nesta terça-feira (27) pela ONU afirma que, na cidade de Nova York, o mar pode subir 26 cm até 2050. Por isso, a prefeitura já começou a tomar medidas para evitar futuras inundações. Um gramado, por exemplo, tem uma função importante: drenar o excesso de água.
O relatório cita também o Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro e no distrito de Atafona, no município de São João da Barra, o nível do mar aumentou 13 cm entre 1990 e 2020. Até 2050, pode subir mais 21 cm. Pode parecer pouca coisa, mas é o suficiente para colocar bairros e comunidades em risco.
Aumento do nível do mar até 2050
Jornal Nacional/ Reprodução
Benjamin Stauss, cientista chefe do grupo de pesquisa Climate Central, explica que as cidades podem não dar conta do volume de água, mesmo se instalarem barreiras na costa.
“Uma inundação poderia vir muito rapidamente, e é a velocidade dessa inundação que torna tudo mais perigoso. Muitas das grandes cidades estão perto da água, como o Rio de Janeiro. E elas teriam sérios riscos com o aumento do nível do mar”, afirma.
Os números em outras regiões também são preocupantes. Em Xangai, na China, a água pode subir 29 cm até 2050. Em Londres, 26 cm; em Sydney, 20 cm; e em Buenos Aires, 19 cm.
A Conferência Anual da ONU sobre Mudanças Climáticas está marcada para novembro. A sede vai ser no Azerbaijão – um grande exportador de gás e petróleo. A queima desses combustíveis fósseis é responsável pelo aquecimento global.
LEIA TAMBÉM
Chefe da ONU emite alerta pela rápida elevação do Oceano Pacífico: ‘Catástrofe em escala mundial’
Aquecimento dos oceanos atinge nível inédito nos estudos científicos; pesquisadores culpam a queima de combustíveis fósseis

Mais Notícias