19 de janeiro de 2025

Operação contra corrupção cumpre mandados em 23 cidades de SC e mira prefeitos e ex-gestores

Ação é contra possível organização criminosa comandada por grupo empresarial. Segundo MPSC, eles fraudavam licitações em conjunto com poder público. Agentes cumpre mandados na segunda fase da Operação ‘Fundraising’
Uma mega operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (19) busca cumprir 11 mandados de prisão preventiva, cinco de suspensão do exercício das funções públicas e 63 de busca e apreensão em 23 cidades de Santa Catarina, uma do Rio Grande do Sul e em Brasília, informou o Ministério Público Estadual (MPSC).
Pelo menos quatro prefeitos estão entre os alvos da segunda fase da operação Fundraising. Nomes de investigados não foram informados pelo comando da operação, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pelo Grupo Especial Anticorrupção (GEAC).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A ação atua contra uma possível organização criminosa comandada por um grupo empresarial. Segundo as investigações, eles fraudavam licitações e desviavam verbas, em conjunto com o poder público.
Sob o pretexto de prestar serviços de consultoria e de assessoramento para captação de recursos públicos, o grupo buscava firmar contratos públicos sem que houvesse necessariamente a comprovação de qualquer atividade, mas que serviria para que servidores públicos, assim como agentes políticos e particulares, tivessem ganhos ilícitos por meio do recebimento de vantagens indevidas.
A primeira fase ocorreu em setembro do ano passado, com 16 mandados de busca e apreensão em quatro cidades do estado: Florianópolis, Itajaí, Blumenau e Gravatal. Diligências também ocorreram em Brasília.
*Esta reportagem está em atualização.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias