26 de dezembro de 2024

Operação contra fraude veicular encerra com apreensão de 23 veículos em situação irregular no Oeste do Pará


A operação também contou com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e de agentes de trânsito de várias localidades, ampliando o impacto e a capacidade de fiscalização. O encerramento oficial da operação aconteceu na manhã desta sexta-feira (1) em Santarém
Gleilson Nascimento/g1
A Polícia Federal encerrou oficialmente em Santarém, Oeste do Pará, nesta sexta-feira (1) a Operação Temática de Fraudes Veiculares (OTECEIC 2024) realizada em Santarém e nos municípios de Rurópolis e Uruará, voltada ao combate a fraudes veiculares. O objetivo principal foi disseminar conhecimento sobre a identificação de veículos roubados, furtados e adulterados. A ação resultou na retirada de 23 veículos irregulares de circulação e na execução de um mandado de prisão.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Gilberto Sade Oliveira, chefe substituto da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, informou que a operação envolveu 60 participantes, incluindo instrutores de outros estados que vieram à região para capacitar as equipes locais.
“O foco principal era a disseminação do conhecimento, mas a fase operacional permitiu que conseguíssemos retirar esses veículos das ruas”, explicou.
A operação também contou com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e de agentes de trânsito de várias localidades do Pará, ampliando o impacto e a capacidade de fiscalização.
De acordo com Gilberto, Santarém e municípios próximos, como Rurópolis e Uruará, são usados como rota de veículos roubados em outras partes do país, especialmente caminhonetes vindas do Nordeste.
Mais de 60 agentes participaram da operação
Gleilson Nascimento/g1
“Temos muitas caminhonetes que são furtadas e trazidas para comercialização aqui na região, onde há pouca fiscalização em determinadas áreas”, destacou.
Além das caminhonetes, muitas motocicletas roubadas em Santarém, também foram apreendidas. Elas são frequentemente furtadas no município ou cidades vizinhas e vendidas em locais com fiscalização reduzida, o que facilita a sua circulação ilegal.
A operação, que teve uma duração limitada, encerrou oficialmente nesta sexta-feira, mas a Polícia Federal informou que os policiais locais seguirão utilizando o conhecimento adquirido para continuar monitorando e abordando fraudes veiculares como parte de suas atividades regulares.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região

Mais Notícias