3 de outubro de 2024

Operação da PF prende dois suspeitos de incendiar território da União no Acre

Além disto, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos e 1,1 mil cabeças de gado foram apreendidas no Acre nesta segunda-feira (30). Vídeo mostra 950 hectares de território da União queimados no AC
A Polícia Federal do Acre (PF-AC) deflagrou nesta segunda-feira (30) a operação “Smoke” para combater crimes de desmatamento, com o intuito de impedir a destruição e a propagação de incêndios em uma área de, aproximadamente, 950 hectares que pertencem a União, em Rio Branco, próximo ao município de Boca do Acre. (Veja vídeo da área incendiada acima)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Durante a operação, que contou com o apoio de equipes da Força Nacional e da Polícia Civil de Boca do Acre (AM), duas pessoas foram presas, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além da apreensão de 1,1 mil cabeças de gado, um veículo automotor, duas armas de fogo, e outros itens relevantes para a investigação.
No decorrer do cumprimento dos mandados, a equipe de policiais se deparou com uma vasta área rural, localizada em área da União, completamente devastada pelo fogo. As medidas são feitas não apenas identificar os responsáveis e financiadores dos crimes ambientais, mas também prevenir que novas ações criminosas sejam cometidas na Região Amazônica.
Segundo a PF, a operação Smoke faz parte do Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas, para garantir a preservação do Bioma Amazônico e assegurar a responsabilização dos envolvidos nos desmates e queimadas ilegais.
Smoke significa fumaça em inglês. O nome foi escolhido fazendo referência as fumaças causadas pelas queimadas, que recentemente cobriram a cidade de Rio Branco.
Operação da PF combate desmatamento de 950 hectares em território da União no Acre
Asscom/PFAC
VÍDEOS: g1

Mais Notícias